São CamiloVocação
 
 
 
 

Camilianos no Mundo - Testemunho da Ásia (Thailândia)

26.03.2018 | 3 minutos de leitura
Província
Camilianos no Mundo - Testemunho da Ásia (Thailândia)

Para falar sobre o ministério aqui na Tailândia, penso especialmente em formação. Em primeiro lugar, você deve ter em mente que estamos em uma nação  que quase na sua totalidade pratica o Budismo, parte grande modesta o Islamismo e pouquíssimos praticam o Cristianismo nas suas diversas expressões (protestantes, anglicanos, testemunhas de Jeová… e também Católicos).


As vocações na Tailândia são restritas por causa dos poucos cristãos, mudanças sociais e até raízes religiosas bastante superficiais. No Vietnã, a situação é muito diferente, ao menos por enquanto, as vocações são numerosas, muito mais determinadas, são apresentadas por si mesmas e geralmente as qualificações já foram alcançadas.


Estamos aqui há 65 anos e temos várias atividades: 2 hospitais, 4 abrigos não autossuficientes para pessoas mais velhas, um dos quais é totalmente gratuito, três casas de formação, 4 centros para crianças com deficiência, um centro para pacientes com HIV / AIDS, um centro para crianças de tribos da montanha e outras atividades irregulares, como assistência periódica em um centro estadual, visitas ambulatoriais a aldeias desfavorecidas ou aldeias vizinhas e um programa promocional também no Laos.


A maior parte da minha presença aqui ocorreu na formação de jovens, tanto tailandeses quanto  vietnamitas (25 anos de seminário e sou também formador). Aqueles que estão envolvidos na formação também vão às escolas e igrejas católicas para conhecer as crianças que podem estar interessadas e depois convidá-las a participar do campo vocacional, que acontece todos os anos em outubro.


Na minha experiência de formação, é necessário ter em mente alguns valores: o respeito pela cultura e a pessoa, um calendário claro com tempos de oração, reflexão, estudo e trabalho manual e ministerial.


É importante que os candidatos tenham um ambiente saudável que os acolha, um clima familiar, porque é na familiaridade que o bem e as dificuldades são mais compartilhadas. É necessário que os formadores sejam presentes, participem de uma conferência no mínimo, mas tenham uma presença participativa. Onde os candidatos estão, lá está também o formador. As deficiências não devem humilhar o candidato, mas sim servir para educá-lo, motivá-lo, fazê-lo crescer no bem. O candidato deve sentir-se amado por seu formador. 


A oração e o estudo são as tarefas mais importantes para o momento, mas também o esporte e o trabalho. No entanto, não deve haver momentos vazios, eles criam oportunidades para desperdiçar tempo, distrações, problemas, tédio... Sobretudo, a vida deve ser intensa e o formador deve, acima de tudo, ser um bom exemplo em tudo isso, um bom pai, um bom amigo. Também são oferecidas aos jovens as experiências do ministério com os doentes, para que possam fortalecer-se e amar o Carisma próprio da nossa Ordem. 


 

Fonte - Pe. Sante Tocchetto

Mais em Província
  •  
  •  
  •  
  •