São CamiloVocação
 
 
 
 

Novena em preparação à celebração da morte de São Camilo

03.07.2019 | 15 minutos de leitura
São Camilo
Novena em preparação à celebração da morte de São Camilo

PARA TODOS OS DIAS

A (Animador): Caríssimos, rezemos sincera e devotamente esta Novena em louvor a São Camilo, nosso fundador e inspirador no seguimento de Jesus Cristo, o rosto da misericórdia do Pai.

ABERTURA: INVOCAÇÃO DO AUXÍLIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

T.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
A.: Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.
T.: Socorrei-nos sem demora.
A.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
T.: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

ORAÇÃO (TODOS) 

Glorioso São Camilo, volve um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concede aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dá aos que cuidam dos doentes competência, dedicação e amor. Ajuda-os a entender o mistério do sofrimento como meio de redenção e caminho para Deus. Tua proteção conforte os doentes e seus familiares e os encoraje na vivência do amor. Abençoa os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém!

São Camilo de Lellis, roga a Deus por nós.

ORAÇÃO CONCLUSIVA (TODOS)

1. Senhor, Deus da vida e fonte de toda graça, que nos chamastes a sermos bons samaritanos: aqui estamos. Vós nos enviastes a anunciar vosso Reino e a curar os enfermos, porque muito nos amais (cf. Lc 9, 2). Em Jesus Cristo, vosso Filho, buscamos o sentido e a fidelidade para avante levar nossa missão: cuidar dos doentes e sofredores. Pela força e a graça de vosso Espírito, constantemente revigorai e renovai nosso chamado batismal.

2. Como Maria, a Rainha dos Ministros dos Enfermos, queremos amar e servir. Auxiliai-nos, em nosso cotidiano, para que sejamos mensageiros de vida e esperança, pois em vossa providência acreditamos. Em Vós, nos movemos e novas criaturas somos (cf. Ap 21, 5). Dos doentes, dos que morrem desejamos ser sinal vivo do afeto e do carinho maternal. Esperamos o despertar de muitas santas e generosas vocações, para viverem o carisma da misericórdia.

3. Hoje e sempre rendemos graças a Deus, o Pai das misericórdias (cf. 2Cor 1, 3), que nos deu o dom da vocação camiliana: “de cuidar dos doentes com competência, dedicação e amor”. Doravante testemunhemos com a vida os valores ensinados por São Camilo, para que nosso viver seja sempre mais leve, alegre e profético, porque em nosso peito bate um coração solidário com os que sofrem. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amém!

DESPEDIDA/ENVIO: Bênção da saúde

Deus Pai nos abençoe e nos guarde. Amém!
Deus Filho nos conceda a saúde e a paz. Amém!
O Espírito Santo nos ilumine com a luz e nos seja favorável. Amém!

A.: Bendigamos ao Senhor.
T.: Graças a Deus.

PRIMEIRO DIA – A CRUZ VERMELHA

1. SAUDAÇÃO LITÚRGICA

A.: No sonho da mãe – Camila – germinava uma nova escola de caridade.
T.: São Camilo, ó santo da cruz vermelha, ensina-nos a amar e a servir.
A.: A opção pelos sofredores e doentes é opção do próprio Deus.
T.: São Camilo, ajuda-nos a ter um coração solidário.

2. PENSAMENTO 

Enquanto procurava cuidar de sua ferida, Camilo de Lellis percebeu como os doentes de sua época, além de sofrer com a enfermidade, eram tratados com indiferença. Pedimos a graça da sensibilidade e do acolhimento.

3. ORAÇÃO DO DIA  

Ó São Camilo, sabendo que não há maior amor do que dar a vida pelo irmão, suportaste com paciência diversas enfermidades durante a vida, sem deixar o serviço em benefício dos doentes. Intercede junto a Deus para termos a força necessária a fim de vencer os males que afligem nossa vida, a de nossos parentes e amigos. Ajuda-nos a acolher a vontade divina em nossa vida. Assim seja!

4. LEITURA BÍBLICA (MT 14, 13-14 – LER DIRETO DA BÍBLIA)

5. PRECES

– Que tenhamos um coração compassivo: Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Que possamos contar com vosso auxílio: Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Atendei, Senhor, nosso pedido (fazer o pedido), mas que antes se faça vossa vontade: Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor. 

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

SEGUNDO DIA – O NASCIMENTO DE SÃO CAMILO

1. SAUDAÇÃO LITÚRGICA

A.: Camilo nasceu numa família temente a Deus, aos 25 de maio de 1550.
T.: “O que temos pertence aos pobres, e só o que lhes damos torna-se nosso”.
A.: Esteve junto aos doentes, sobretudo, nos momentos de incertezas, para ser sinal de esperança.
T.: “Cuidem dos doentes, com o mesmo amor com que uma mãe ama seu filho único doente”.

2. PENSAMENTO 

Sabemos que Deus nos criou para a alegria, o prazer, a felicidade. O sofrimento não é desejo de Deus; no entanto, das situações difíceis da vida é possível tirar lições valiosas. Foi assim na vida de São Camilo. Peçamos a graça de aprender com o sofrimento.

3. ORAÇÃO DO DIA 

Ó São Camilo, impressionado com o abandono em que viviam os enfermos, recebeste de Jesus a inspiração de criar uma companhia de irmãos para cuidar com amor dos doentes. Ajuda-nos a entender que é importante, diante de Deus, tratar com amor quem sofre. Nos momentos difíceis da vida, dá-nos coragem para não desanimar. Assim seja!

4. LEITURA BÍBLICA (MC 10, 46-52 – LER DIRETO DA BÍBLIA)

5. PRECES

– Ajuda-nos a confiar em ti mesmo na dor! Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Ensina-nos a perceber teu rosto nos sofredores. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Atendei, Senhor, nosso pedido (fazer o pedido), mas que antes se faça vossa vontade: Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

TERCEIRO DIA – A JUVENTUDE DE SÃO CAMILO

1. SAUDAÇÃO LITÚRGICA

A.: Na adolescência, Camilo ficou órfão de pai e mãe. Nas venturas e desventuras da vida, tornou-se soldado e tomou gosto pelos jogos.
T.: Por Deus, somos impelidos a crescer no amor solidário pela prática da generosidade e fraternidade.
A.: Camilo passou por muitas dificuldades e sofrimentos; no entanto, a graça de Deus o guiava pelas estradas da vida.
T.: Assim, como São Camilo, sejamos fiéis à prática das obras de misericórdia, corporais e espirituais.

2. PENSAMENTO 

A experiência de vida de São Camilo fez com que ele percebesse a presença de Jesus nos sofredores. Para ele, cuidar de um doente era o mesmo que cuidar do próprio Filho de Deus.

3. ORAÇÃO DO DIA 

Ó São Camilo, inspirado pelo exemplo do bom samaritano, tanto lutaste para melhorar o atendimento aos doentes. Faz que, em nosso país, haja mais preocupação e responsabilidade na assistência aos doentes, nos hospitais e em todos os ambientes de saúde. Dá aos que têm saúde sempre mais alegria em atender os enfermos. Que todos creiam na imensa riqueza de bens que Deus reserva àqueles que o amam e amam seus irmãos. Assim seja!

4. LEITURA BÍBLICA (LC 10, 25-37 – LER DIRETO DA BÍBLIA)

5. PRECES

– Ajudai-nos, ó Senhor, a reconhecer vossa presença em todas as pessoas, principalmente nas que sofrem. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Abençoai, ó Senhor, as pessoas que com amor se dedicam aos doentes. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Atendei, Senhor, nosso pedido (fazer o pedido), mas que antes se faça vossa vontade: Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor. 

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

QUARTO DIA – A CONVERSÃO DE SÃO CAMILO

1. ABERTURA: SAUDAÇÃO LITÚRGICA

A.: Nos desencontros da vida, Camilo foi resgatado para ser cuidador da vida dos fracos e doentes.
T.: Sua vivência espiritual faz-nos refletir sobre o valor e o sentido da vida humana.
A.: Pesava em Camilo não somente o pecado, mas o tempo desperdiçado e distante de Deus.
T.: “Que cegueira a minha, a de não ter te conhecido antes, Senhor!”.

2. PENSAMENTO

Um dos muitos exemplos que podemos aprender da vida de São Camilo é sua persistência. Quando percebeu que era vontade de Deus que ele fundasse uma obra de atendimento aos doentes, enfrentou oposição, inclusive, de gente da Igreja. Mesmo assim, não desistiu.

3. ORAÇÃO DO DIA

Ó São Camilo, por vosso extraordinário amor aos enfermos, foste declarado pela Igreja padroeiro dos hospitais, doentes e profissionais da saúde. Intercede, junto a Deus em favor dos médicos, enfermeiros e de todos os que cuidam dos doentes, para que tenham sempre bom coração, entusiasmo e competência no trabalho. Faz com que se lembrem das palavras de Jesus: “Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” Assim seja!

4. LEITURA BÍBLICA (MT 25, 34-40 – LER DIRETO DA BÍBLIA)

5. PRECES

– Ajudai-nos, Senhor, a viver sempre mais uma experiência forte e pessoal de vossa misericórdia, que resgata e cura. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Concedei-nos, Senhor, a graça da conversão do coração, fidelidade à vossa Palavra e doação ao outro. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Atendei, Senhor, nosso pedido (fazer o pedido), mas que antes se faça vossa vontade: Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

QUINTO DIA – O CHAMADO DE SÃO CAMILO

1. ABERTURA: SAUDAÇÃO LITÚRGICA

A.: Camilo desejava ser frade capuchinho, mas uma ferida no pé o levou ao hospital, onde descobriu sua verdadeira vocação.
T.: “Os hospitais são nossos jardins e nossa missão”
A.: No crucifixo, Camilo encontrava coragem e força para suportar todo sofrimento, inveja e obstáculos.
T.: “Avante, pusilânime! Essa obra é minha e não tua!”.

2. PENSAMENTO

São Camilo é um grande homem não só pelas obras que realizou. No entanto, ele é um grande santo da Igreja porque tudo o que fez, realizou por amor ao próximo, o fez por vocação e amor a Deus, que sintetiza todo o ensinamento evangélico.

3. ORAÇÃO DO DIA

Ó São Camilo, meditando as palavras de Jesus, “Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes”, recebeste de Deus tão grande fé, a ponto de considerar o doente como se fosse a pessoa de Jesus. Ajuda-nos a crescer na fé, para ter um amor sempre maior aos doentes e disposição de servi-los, lembrando tua recomendação de cuidar do doente como a mãe trata de seu filho único doente. Assim seja!

4. LEITURA BÍBLICA (JO 15, 7-13 – LER DIRETO DA BÍBLIA)

5. PRECES

– Ajudai-nos, ó Senhor, a amar nossos irmãos e irmãs sem reservas, sem preconceitos, com verdadeira caridade. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Que saibamos demonstrar nosso amor por todas as pessoas, sobretudo, as enfermas. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Atendei, Senhor, nosso pedido (fazer o pedido), mas que antes se faça vossa vontade: Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

SEXTO DIA – SÃO CAMILO E A MISERICÓRDIA DIVINA

1. ABERTURA: SAUDAÇÃO LITÚRGICA

A.: É necessário servir os doentes com amor respeitoso, solícito e de todo o coração.
T.: “Mais coração nas mãos, irmão!”.
A.: Assistir os doentes é missão de todos os cristãos, mas a nós coube a melhor parte: a pérola da caridade.
T.: “Ao praticar a caridade, a pessoa nunca se engana”

2. PENSAMENTO

São Camilo modificou sua vida e pôde fazer o bem a muita gente a partir do momento em que percebeu que sua vida só teria sentido se fizesse a vontade de Deus. E Deus deu a ele força para enfrentar as mais difíceis situações.

3. ORAÇÃO DO DIA

Ó São Camilo, num momento de grande dificuldade, ouviste o crucifixo, estendendo os braços, dizer: Coragem, não desanima, essa obra não é tua, é minha. Dá-nos sempre força para não desanimar diante dos problemas de nossa vida e da dos outros. Que tudo o que passarmos nos convença do imenso poder de Deus em nosso favor.
Assim seja!

4. LEITURA BÍBLICA (FL 4, 10-14 – LER DIRETO DA BÍBLIA)

5. PRECES

– Vede, ó Jesus, nossa situação de fraqueza e dai-nos vossa fortaleza. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Ajudai-nos, ó Jesus, a confiar em vós em todas as situações de nossa vida. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Atendei, Senhor, nosso pedido (fazer o pedido), mas que antes se faça vossa vontade: Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

SÉTIMO DIA – SÃO CAMILO E A FÉ NA PROVIDÊNCIA

1. ABERTURA: SAUDAÇÃO LITÚRGICA

A.: A caridade tem o extraordinário poder de nos tornar semelhantes a Deus.
T.: A obra de Camilo foi chamada de “nova escola de caridade”.
A.: Ao praticar a caridade, não se deve deixar apenas o alimento corporal, mas também o espiritual.
T.: A caridade vem de Deus e nos leva a Deus.

2. PENSAMENTO

Em determinado momento de sua vida, São Camilo percebeu que seu modo de viver não trazia felicidade para si nem para os outros. Percebeu que só servindo a Deus e aos irmãos sofredores seria feliz.

3. ORAÇÃO DO DIA

Ó São Camilo, nas situações difíceis, tiveste sempre confiança toda na Divina Providência. Aumenta nossa fé na bondade e no poder de Deus em favor de tuas criaturas. Que nos coloquemos sempre em tuas mãos, para ser fortes nas provações e sofrimentos. Ajuda-nos e conforta-nos com as palavras de Jesus: “Eu estarei com vocês até o fim dos tempos”. Assim seja!

4. LEITURA BÍBLICA (MT 6, 25-34 – LER DIRETO DA BÍBLIA)

5. PRECES

– Muitas vezes erramos e não fazemos o bem que deveríamos. Ajudai-nos, Senhor, a corrigir nossas faltas e nossa descrença. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Dai-nos, ó Senhor, um coração sensível e generoso, para perdoar quem nos ofende. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Atendei, Senhor, nosso pedido (fazer o pedido), mas que antes se faça vossa vontade: Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

OITAVO DIA – SÃO CAMILO E NOSSA SENHORA

1. ABERTURA: SAUDAÇÃO LITÚRGICA

A.: Em 15 de agosto de 1582, dia da Assunção de Nossa Senhora, Camilo recebeu a inspiração de fundar um grupo de pessoas de bem que se dedicassem aos cuidados dos doentes.
T.: “O que fizeres a um desses pequeninos é a mim que o fazes”.
A.: Maria é nossa advogada no céu e venerada como Nossa Senhora da
Saúde dos Enfermos.
T.: “Deixe tudo nas mãos de Deus e recorra a Nossa Senhora”.

2. PENSAMENTO

São Camilo atendia os doentes com muito amor, por isso não deixava que o preconceito ocupasse seu coração. Quando se deparava com um necessitado, só se lembrava de estar diante de alguém que era imagem e semelhança de Deus. Por isso recomendava: cuidar dos doentes com amor de mãe.

3. ORAÇÃO DO DIA

Ó São Camilo, tiveste grande devoção à Mãe de Jesus. Faz que tenhamos maior confiança no poder de intercessão de Maria junto a Deus e que consigamos imitar suas virtudes. Ajuda-nos a compreendermos o sentido do sofrimento e a não considerá-lo como castigo. Senhor, amparastes Camilo em suas lutas, socorrei-nos nas dificuldades que enfrentamos, para que sejamos firmes e destemidos no anúncio do Evangelho. Assim seja!

4. LEITURA BÍBLICA (JO 2, 1-12 – LER DIRETO DA BÍBLIA)

5. PRECES

– Abençoai, ó Jesus, nossos familiares e nossos amigos. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Ensinai-nos, ó Jesus, a perceber vossa presença em todos, sem discriminação ou preconceito. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Atendei, Senhor, nosso pedido (fazer o pedido), mas que antes se faça vossa vontade: Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

NONO DIA – SÃO CAMILO E OS CAMILIANOS

1. ABERTURA: SAUDAÇÃO LITÚRGICA

A.: O camiliano deve ser, na comunidade, um sinal do amor de Jesus Cristo para com todos, de modo especial, com os doentes.
T.: “O doente é meu senhor e patrão!”.
A.: Cuidem de todos os doentes, com caridade, tanto na alma quanto no corpo, mesmo com risco da própria vida.
T.: “Oxalá tivesse cem braços para socorrer todos os doentes!”.

2. PENSAMENTO

São Camilo é santo porque pôs em prática o mandamento do amor. Todos nós podemos ser santos como ele foi. É suficiente nos esforçarmos dia a dia para fazer o bem. E nesse esforço não estamos sozinhos, pois Jesus caminha conosco e nos anima a viver o carisma da misericórdia na grande família camiliana.

3. ORAÇÃO DO DIA

Ó São Camilo, inspirado nas palavras de Jesus “Estive enfermo e cuidastes de mim”, dedicaste a vida e todas as forças para socorrer os doentes, melhorar os hospitais e as condições de saúde, nas circunstâncias mais difíceis. Desperta a consciência de todos para que haja mais interesse pelos problemas de saúde e diminua o sofrimento do povo. Assim seja!

4. LEITURA BÍBLICA (RM 8, 35-39 – LER DIRETO DA BÍBLIA)

5. PRECES

– Ajudai-nos, ó Senhor, a amarmos sem medo e, assim, sermos santos e misericordiosos como o Pai. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Ajudai-nos, ó Jesus, a amar-vos na pessoa do irmão e irmã que sofre. Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.
– Atendei, Senhor, nosso pedido (fazer o pedido), mas que antes se faça vossa vontade: Por intercessão de São Camilo, atendei-nos, Senhor.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.


Mais em São Camilo
  •  
  •  
  •  
  •