São CamiloVocação
 
 
 
 

A descoberta do chamado de Deus

09.02.2018 | 4 minutos de leitura
Vocação
A descoberta do chamado de Deus

A primeira certeza do ser humano é que Deus tem para cada um de seus filhos um projeto de felicidade. Ele escolheu um a um para ser feliz. E isso é uma revelação da Palavra de Deus: “Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós, oráculo do Senhor, é um projeto de felicidade, não de sofrimento: dar-vos um futuro, uma esperança!” (Jeremias 29, 11).


Entender que Deus tem esse projeto significa reconhecer na própria vida os sinais da atração de Deus para o cumprimento de tal promessa, uma vez que, Ele não cessa de revelar o caminho, mas cabe a cada um, de modo pessoal, discernir encontrá-lo. E uma das forças que move o ser humano, na realização plena de sua felicidade, é o discernimento da sua vocação.


A primeira vocação recebida de Deus é a vida: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10, 10). O zelo pelo dom da vida nos remete ao chamado à santidade, que todo cristão recebe de Deus pela graça do seu batismo: “Sede santos, porque eu sou santo” (Lv 11, 44).


Depois, existem as vocações específicas, a descoberta da profissão, em que um é vocacionado à Administração, outro ao Direito, outros às licenciaturas… Ainda, existe também a vocação cristã: o chamado ao matrimônio, sacerdócio, vida religiosa, entre outros, por meio dos quais Deus coloca no ser humano a iniciativa e inspira para que a sua vivência faça da pessoa plena e realizada.


A vocação, portanto, corresponde à resposta que cada um dá a Deus a partir do seguimento de Jesus Cristo. Ou seja, se esse chamado parte sempre de uma iniciativa divina, se Deus se revela por meio de sinais para indicar o caminho, é preciso que o ser humano esteja atento para identificar, discernir e responder, a fim de que a vivência da vocação se concretize.


Esse discernimento exige o confronto pessoal e a percepção mais profunda de si. Muitos sentem-se chamados por Deus, mas não conseguem definir sozinhos sua missão na Igreja. E isso é normal. Para tanto, entender as particularidades de cada área, serviço, é necessário, até mesmo para conhecer-se mais profundamente e identificar seus dons e talentos para colocá-los a serviço do Reino. Estar atento no dia a dia, dando passos concretos em direção ao que se sente chamado vai revelar a necessidade de enfrentar as realidades dentro de si, para descobrir se tem ou não a disposição interna de viver o que é proposto. 


Direção espiritual, vida de oração, vida sacramental, participação na comunidade são pontos essenciais para essa caminhada de fé. Por tudo isso, as experiências são fundamentais. Desafiar-se a conhecer, entender, descobrir é um passo que todo cristão precisa dar em direção a sua vocação. Ser corajoso! O ser humano está em constante processo de construção de si mesmo, e são as experiências que contornam a sua vida e propiciam o amadurecimento vocacional.


Se você chegou a esse post porque o assunto chamou a sua atenção, que tal dar esse passo a mais no seu caminho de discernimento vocacional?


A Igreja, como mãe, é uma mestra e educadora no caminho de discernimento vocacional. Papa Francisco pede a Igreja que ajude a humanidade, especialmente os jovens, a descobrir, à luz da fé, a própria vocação na comunidade cristã e na sociedade.


Neste ano de 2018, A Província Camiliana Brasileira, que é uma Ordem Religiosa com o carisma de servir a Igreja no zelo e no cuidado para com os enfermos, promoverá dois Encontros Vocacionais, que são realizados em três etapas: Despertar, Conhecer e Discernir. Estes encontros acontecerão em São Paulo/SP e em Fortaleza/CE, para jovens de 15 a 35 anos de idade, do sexo masculino.


O objetivo dessa proposta é despertar para a verdadeira vocação, discernir o que Deus preparou por meio do horizonte vocacional para cada um dos seus, além de possibilitar novas amizades e o conhecimento da vida de irmãos e sacerdotes Camilianos por meio da convivência e da partilha.

Para saber mais do encontro e preencher a ficha de interesse, clique aqui.

 

Mais em Vocação
  •  
  •  
  •