Camilianos: como é o caminho vocacional?
04.12.2020 | 5 minutos de leitura
Vocação

Você já pensou sobre o chamado de Deus para a sua vida? Existem muitos caminhos que podem ser trilhados dentro da Igreja, muitos carismas e modos distintos de se viver o catolicismo.
Talvez você esteja procurando discernir, dentre eles, qual o caminho seria o ideal para você. Por isso, neste texto iremos apresentar o caminho vocacional dos Camilianos. Mas antes, vamos falar um pouco sobre vocação?
O que é vocação
Vocação deriva do termo latim vocare, que significa chamar. Assim, vocação significa chamado. Dentro da Igreja, esse termo é usado para designar o chamado que Deus faz a cada pessoa. Existem vários modos de entender e viver a vocação. Podemos dividi-la em dois campos: fundamental e específico.
Tipos de vocações
Vocação fundamental é o chamado à vida, à comunhão com Deus e à santidade. Na verdade, estar em comunhão com Deus, de certa maneira, é buscar viver uma vida de santidade, uma vida que se molde aos desígnios de Deus para a humanidade.
Já a vocação específica, é o chamado individual que Deus faz a cada cristão. Em outras palavras, é o modo como cada pessoa responde ao chamado comum da santidade, a maneira como cada pessoa vive a santidade e a comunhão com Deus.
Nós somos chamados por Deus no cotidiano de nossas vidas, enquanto seguimos com nossas atividades, a exemplo dos primeiros discípulos que foram chamados enquanto trabalhavam na pesca.
Existem diversas maneiras de viver a vocação específica, pois o Espírito Santo suscita na Igreja a criatividade e os carismas em abundância, para responder às necessidades e aos apelos do tempo.
Como vocação específica, podemos citar o matrimônio, ou seja, o chamado que Deus faz a homens e mulheres para unirem-se e constituírem famílias, dando assim continuidade ao convite que Deus faz a todo ser humano de crescer e multiplicar.
Além da vocação ao matrimônio, outras pessoas Deus chama ao celibato consagrado, a viverem uma comunhão mais íntima com Ele, renunciando a união matrimonial para se dedicar somente ao Reino. Os sacerdotes, por exemplo, são homens que se dedicam unicamente ao Reino de Deus como celibatários.
O carisma Camiliano

Para bem viver suas vocações específicas, Deus inspirou diversas formas de chamado, segundo um carisma próprio, ou seja, um jeito específico de viver o catolicismo. Uma dessas maneiras próprias é o nosso carisma Camiliano.
Deus plantou no coração de nosso fundador, São Camilo de Lellis, o chamado a fundar uma congregação para viver o cuidado incondicional aos doentes, composta por padres e irmãos que, inspirados pelo seu exemplo, realizam o apostolado nos hospitais e demais obras de apoio aos enfermos e necessitados.
Nosso carisma brota do próprio Evangelho, onde Cristo convidava seus discípulos a olharem para os mais pobres e doentes, mostrando compaixão para com todos, principalmente com aqueles que eram esquecidos e deixados de lado.
O grande exemplo dessa compaixão expressa por Jesus, para nós, Camilianos, está na parábola do Bom Samaritano. Somos convidados, a exemplo dele, cuidarmos das feridas dos enfermos, mesmo aqueles desconhecidos e esquecidos, da mesma forma que uma mãe cuida de seu filho.
Caminho vocacional

Agora que você já sabe o que é vocação e um pouco mais sobre o chamado dos Camilianos, vamos apresentar o nosso caminho vocacional.
Se você se identifica conosco e sente no coração o desejo de trilhar conosco um caminho de descoberta e de aproximação ainda mais intensa, recomendamos percorrer algumas etapas que irão lhe conduzir a um autoconhecimento e amadurecimento da sua fé e da sua entrega a Deus.
Esse caminho tem seu início com o período de animação e acompanhamento vocacional. Nesta etapa, o candidato é conduzido pelo Serviço de Animação Vocacional Camiliano (SAV) a fazer uma experiência de aproximação e conhecimento maior dos Camilianos, um período de aproximação mútua.
Após essa primeira etapa, o vocacionado entra para o aspirantado, fazendo o seu ingresso no seminário. Nesta etapa, o discernimento vocacional continua, porém, de uma forma muito mais estreita.
A terceira etapa do caminho vocacional camiliano é o postulantado, quando são realizados os estudos filosóficos, a formação religiosa, além da experiência missionária. Após essa etapa, tem início o noviciado, fase muito importante em que os noviços se dedicam à vida de oração e a um mergulho ainda mais profundo no carisma Camiliano.
No noviciado, também acontece a profissão temporária dos votos de castidade, pobreza, obediência e assistência aos enfermos, mesmo com risco de morte (o quarto voto).
A quinta etapa é o juniorado, momento em que os religiosos de votos temporários cursam teologia. Após essa etapa, acontece a profissão perpétua dos votos e abertura de dois caminhos. Para quem decide continuar como irmão, encerra-se a formação inicial. Já aqueles que se decidiram pela vocação sacerdotal, continuam as etapas preparatórias para as ordenações diaconal e presbiteral.
Contudo, a formação de um Camiliano não se encerra nunca, uma vez que, mesmo depois de todas as etapas, cada irmão ou padre Camiliano é chamado a continuar sempre em constante crescimento e configuração a Cristo. Esse período é chamado de formação permanente.
Se você se deseja conhecer ainda mais o caminho vocacional dos Camilianos, confira um material que preparamos especialmente para você. Trata-se de um infográfico com detalhes sobre as diversas etapas de nosso caminho vocacional.
Conheça abaixo esse material e deixe-se tocar por Cristo para descobrir qual o caminho que Ele preparou para você!
Você vai gostar de ler também:


Você vai gostar de ler também:
Mais em Vocação
-
A vocação e o sentido da vidaA busca pelo sentido da vida é algo que acompanha a humanidade desde sempre. Essa inquietação é provocada pelo chamado que Deus nos faz, a vocaç...11.11 | 3 minutos de leitura
-
A alegria de ser Camiliano: uma série de depoimentos inspiradoresVocê já ouviu falar sobre a alegria de ser Camiliano? Esse sentimento é muito maior do que somente servir a uma Província. Venha conferir no texto...09.06 | 4 minutos de leitura
-
Caminho vocacional: 7 passos para descobrir sua vocaçãoÀs vezes, precisamos de uma ajuda para ouvirmos a Deus. Para te auxiliar, separamos 7 passos para você descobrir sua vocação. Descubra neste texto...30.03 | 7 minutos de leitura
-
Dicas para alimentar a vocação no período de fériasEstar em período de férias é muito bom, mas jamais devemos tirar férias de Deus, por isso, confira as dicas que preparamos para você!01.12 | 4 minutos de leitura
-
O que significa ser um Camiliano?Quer saber o que significa ser um camiliano? Clique aqui e descubra ainda mais sobre este carisma tão nobre e importante para a Igreja.01.10 | 5 minutos de leitura
-
Conheça a história de Santa Josefina VanniniVamos conhecer a vida de Santa Josefina Vannini, a Fundadora da Congregação das Filhas de São Camilo.01.10 | 5 minutos de leitura
-
Descubra 7 curiosidades sobre a Bíblia SagradaHoje vamos apresentar para você 7 curiosidades sobre a Bíblia, para você conhecer ainda mais a Palavra de Deus. Confira.01.09 | 5 minutos de leitura
-
A dimensão mariana do carisma CamilianoMaria move os corações para viver a ternura e o acolhimento, assim como o chamado de cada Camiliano ao acolher um necessitado. Saiba mais neste post...10.05 | 4 minutos de leitura
-
O que é ser um Bom Samaritano nos dias de hojeSer um bom samaritano é um desafio, mas com a prática cotidiana e a graça de Deus, pode ser possível. Leia o blogpost e confira nossas dicas!05.04 | 4 minutos de leitura
-
O que significa a Cruz Vermelha no hábito dos Camilianos?A Cruz Vermelha presente no hábito dos Camilianos simboliza a sua vivência da misericórdia e do amor, assim como São Camilo. Para saber mais, leia...15.03 | 3 minutos de leitura