São CamiloVocação
 
 
 
 

Espiritualidade Camiliana: Qual a influência da espiritualidade para um profissional da saúde?

02.06.2021 | 4 minutos de leitura
Saúde
Espiritualidade Camiliana: Qual a influência da espiritualidade para um profissional da saúde?

O trabalho de cada profissional de saúde é muito importante, se não um dos mais importantes, e isso, quem  já precisou de um atendimento médico, sabe bem. Afinal, colocamos nas mãos destes profissionais as vidas de quem amamos e até mesmo a nossa, esperando que eles possam cuidar e zelar bem por cada uma delas. 

Devemos compreender que sua profissão é um verdadeiro chamado, pois ali estão dispostos a lidar com muitas situações e muitos pacientes diferentes. Sua profissão não é um simples trabalho, pois demanda de muito conhecimento e depara-se com muitas adversidades.

Dentro da  missão Camiliana encontramos todo esse cenário, e nosso carisma auxilia a cada profissional de saúde, para que olhe para cada paciente e veja ali o próprio Cristo, com um olhar de compaixão e misericórdia.

#Caridade e amor

"A maneira mais segura de ter certeza da salvação eterna está em praticar a caridade com os pobres enfermos" (São Camilo de Lellis).

Os Camilianos têm como carisma a misericórdia e o amor para com os enfermos. E sem amor na área da saúde, muitos profissionais não perseveram, pois precisa ser olhado com amor para o próximo, para a própria profissão, para o seu trabalho. Se não houver amor pela vida, não haverá vida, nem médicos.

Juntamente com o amor, encontramos a caridade, que através do carisma Camiliano se manifesta já na prontidão e disponibilidade ao atender aquele que necessita de ajuda, de atendimento. A caridade manifesta um amor genuíno, sem querer nada em troca. 


Na medicina, na área da saúde, um profissional que tem influência da espiritualidade Camiliana tem em seu coração estas duas virtudes: o amor, que manifesta a partir do seu olhar, e a caridade, que é reflexo do seu fazer.

"Tudo me veio com a caridade e pela caridade" (São Camilo de Lellis).

#Reconhecimento

O reconhecimento é ver Deus em um enfermo. O olhar atento ao que Deus reserva em cada pessoa, uma particularidade, uma necessidade, que só são vistas quando estamos com o coração atento e disponível para Deus.


O carisma Camiliano é pautado neste "olhar para o necessitado como se olhasse para o próprio Cristo", que encontra no coração a necessidade de ajudar, pois através deste olhar encontra-se a compaixão. 

"Nada me une mais a Deus do que a caridade" (São Camilo de Lellis).

Quando a caridade está em nosso coração, dali e com a graça de Deus, o carisma Camiliano nos impulsiona a olhar com compaixão, e encontrar no outro a face de Cristo. Esta experiência vai além do que o próprio enfermo pode olhar, mas dá-se de encontro com a experiência que vivemos de entender o verdadeiro cuidado de Deus.

O amor manifesta-se e reflete-se na profissão. Aquele que vive o carisma Camiliano é influenciado a viver o amor de Deus e a compaixão que se transmitirá em seu atendimento como profissional da saúde. 

Seu amor é gerado de forma tão grande que transmitirá ao enfermo, de maneira que ele perceberá que o cuidado e a luta por sua vida serão os melhores e que não haverá medidas que o impeçam.

Este amor, este carisma, esta compaixão influencia para que os profissionais amem  incondicionalmente cada paciente, querendo sempre atendê-los da melhor forma e inteiramente, sejam médicos, enfermeiros, técnicos ou qualquer atuante da saúde. O amor que Deus manifesta através do carisma para os seus corações é um amor puro e bondoso, que anseia em estar disponível e poder ajudar.

Rezemos todos os dias pelos profissionais da saúde, para que possam viver esta experiência da misericórdia e da compaixão, para transmitir para cada um de seus pacientes. Que Deus lhes dê sabedoria, alegria e fortaleza para perseverar na missão.

Para você, profissional da saúde, que São Camilo de Lellis interceda por sua vida e sua profissão!

Mais em Saúde
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •