São CamiloVocação
 
 
 
 

Saiba tudo sobre o Ano Vocacional

12.12.2018 | 6 minutos de leitura
Província
Saiba tudo sobre o Ano Vocacional

A ideia de ter um ano inteiro dedicado especialmente à vocação dos camilianos surgiu a fim de celebrar o carisma, propagá-lo ainda mais e, então, criar maior proximidade com os jovens em período de discernimento de suas vocações. Além disso, este Ano Vocacional deve propiciar em nós o fortalecimento da nossa consagração à vida religiosa e de nosso profissionalismo como promotores da vida e da saúde.


O tema "Novos em Cristo: um coração solidário para amar e servir" foi o escolhido para celebrar o Ano Vocacional Camiliano ao longo de 2019. Uma escolha feita de maneira muito especial com o objetivo de “assumir a formação e a pastoral vocacional como prioridade para o triênio de 2017-2020”, conforme acordado de fato como prioridade no último capítulo provincial.


A iniciativa, que partiu da equipe de formação e de animação vocacional, tem por efeito convocar a realização do Ano Vocacional, em todos os âmbitos da Província, a partir do dia 2 de fevereiro de 2019. Nesta data ocorre a Festa da Apresentação do Senhor e também é o dia da conversão do fundador da obra, São Camilo. Esta celebração acontecerá no Santuário Nacional de Aparecida, e o Ano Vocacional terá como data de encerramento o dia 8 de dezembro de 2019, durante a Solenidade da Imaculada Conceição, a acontecer no Santuário São Camilo, no Rio de Janeiro.


São Camilo


São Camilo foi agraciado pelo Espírito Santo, ao ter sentido em seu coração um carisma vivo e imprescindível em todos os lugares e ocasiões: ser presença misericordiosa junto aos doentes e sofredores. Ele, sempre inflamado pelo fogo da caridade, cuidava dos enfermos como uma mãe amorosa cuida de seu único filho, como se não tivesse outra preocupação no mundo. A esse exemplo, por puro amor, se entrega totalmente ao próximo, vendo nele o próprio Cristo chagado. E foi a partir desse carisma que surgiu a Ordem Camiliana, uma obra que cresce a cada dia e visa ampliar o carisma, ampliar esse olhar misericordioso de Cristo sobre o mundo em especial sobre os enfermos através da palavra e do cuidado missionário.


O Santo acolheu com disponibilidade e docilidade o chamado de Deus, percebeu a dor e o sofrimento dos doentes e pobres. Viveu ele mesmo a experiência do pecado e da enfermidade. 


Inclusive, na nossa Constituição, no n.º 8, temos como afirmação: “São Camilo, instrumento ele próprio da misericórdia e amadurecido pela experiência do sofrimento, seguindo o exemplo e o ensinamento de Cristo misericordioso, foi chamado por Deus para assistir os enfermos e ensinar aos outros como servi-los”.

E é esse exemplo que motiva a vocação que em 2019 mais celebraremos!


Uma peregrinação especial


Ao longo de 2019, como parte das iniciativas entorno do Ano Vocacional Camiliano, haverá uma peregrinação por todo o Brasil. A imagem e a relíquia de São Camilo passarão pelas comunidades, hospitais e demais obras camilianas.


Além de ser um momento de fé e de espiritualidade, será também um momento forte de interiorização dos valores camilianos do cuidado e da promoção da vida. As palavras do Evangelho segundo São Mateus “Estive enfermo e me visitastes” (Mt 25,36) serão de fato colocadas ainda mais em prática nessa peregrinação a cada local, a fim de viver o carisma da misericórdia. 


Avivando corações


O chamado ao carisma camiliano é para todos, cuidar do próximo, se doar pelos enfermos e ter o olhar misericordioso de Cristo.


A peregrinação será mais uma oportunidade de reavivar os corações também inflamados pelo Espírito Santo a atenderem esse chamado de Deus para ingressarem na escola de Camilo, reconhecida pela Igreja como “nova escola da Caridade”. 


Lembrando que esse chamado vale tanto para ser atendido como religioso quanto como leigo, pois ele resume a passagem que fala “nós acreditamos no amor” (1Jo 4,16), e precisamos fazer com que esse amor se torne presença humanizada no mundo da saúde. 


Uma oração


Para direcionar e fortalecer a missão camiliana durante o ano vocacional, temos como orientadora uma oração especial. Veja abaixo:


ORAÇÃO DO ANO VOCACIONAL


Senhor, Deus da vida e fonte de toda graça, que nos chamastes a sermos bons samaritanos: aqui estamos. Vós nos enviastes a anunciar vosso Reino e a curar os enfermos, porque muito nos amais (cf. Lc 9, 2).


Em Jesus Cristo, vosso Filho, buscamos o sentido e a fidelidade para avante levar nossa missão: cuidar dos doentes e sofredores. Pela força e a graça de vosso Espírito, constantemente, revigorais e renovais nosso chamado batismal.


Como Maria, a Rainha dos Ministros dos Enfermos, queremos amar e servir. Auxiliai-nos, em nosso cotidiano, para que sejamos mensageiros de vida e esperança, pois em vossa providência acreditamos. 

Em Vós, nos movemos e novas criaturas somos (cf. Ap 21, 5). Dos doentes, dos que morrem, desejamos ser sinal vivo do afeto e do carinho maternal. Esperamos o despertar de muitas santas e generosas vocações, para viverem o carisma da misericórdia.


Hoje e sempre rendemos graças a Deus, o Pai das misericórdias (cf. 2Cor 1, 3), que nos deu o dom da vocação camiliana: “de cuidar dos doentes com competência, dedicação e amor”.


Doravante testemunhemos com a vida os valores ensinados por São Camilo, para que nosso viver seja sempre mais leve, alegre e profético, porque em nosso peito bate um coração solidário com os que sofrem.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amém. 


Um encontro abençoado


Acompanhe por onde passaremos com a imagem e a relíquia de São Camilo. Vamos nos encontrar e fazer o carisma camiliano desabrochar nos corações.


Confiamos à proteção materna de Nossa Senhora da Saúde o bom êxito do Ano Vocacional, a fim de que o “sim” dado por ela seja exemplo e inspiração para que vivamos esse momento com fidelidade também ao nosso “sim”, o qual buscamos a renovação diária para o exercício do ministério.


Para conferir a programação, clique aqui e acesse o site oficial do Ano Vocacional Camiliano. 

Viva e celebre este ano conosco!

Mais em Província
  •  
  •  
  •  
  •