VocaçãoProvíncia
 
 
 
 

O chamado da juventude na Palavra de Deus

10.09.2019 | 6 minutos de leitura
Vocação
O chamado da juventude na Palavra de Deus

Somos chamados a buscar a santidade 

Na bíblia, muitos versículos relatam o nosso chamado à santidade. No livro de 1Pedro 1, 15-16, vemos o real sentido da santidade: "A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede, também vós, santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo". Ou seja, quem chama é Deus. Ele chama a cada um de nós para buscar a santidade do seu jeito, com o seu carisma e sua individualidade.

"Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios", Rm 8, 28. Você é eleito. Deus te escolheu. Você só precisa responder ao chamado dEle! 

A Igreja nos fala muito sobre santidade. Ser santo significa ser "o separado", ou seja, separado para Deus, para viver a Sua vontade. O conceito de santidade provém da palavra cortar. Ser santo é estar cortado, é estar longe do pecado. Santidade é seguir o chamado de Deus para nossas vidas, deixar com que Ele guie os nossos passos e nos mostre o caminho. 

Buscar a santidade nos detalhes

Geralmente, quando a maioria dos jovens começa a ouvir sobre a santidade, pensam ser algo muito distante, extraordinário, algo impossível de se alcançar, mas calma! A santidade é possível sim! 

A santidade está nos pequenos detalhes, em nossa rotina na escola, trabalho, família, em todas as áreas da nossa vida. O Santo Padre, Papa Francisco, em uma audiência geral na praça São Pedro em 2014, disse que "podemos ser santos com pequenos gestos". Ou seja, ser santo consiste em buscar a perfeição e o amor nas pequenas atitudes do dia a dia, seja ajudar a quem precisa ou fazendo as pequenas obras em casa. 

Modelos de santidade para a juventude

Na Igreja Católica, temos vários modelos de santidade que foram vividos pela juventude! Conheça alguns desses exemplos. 

#1 - Venerável Nicola d’Onofrio


O jovem Nicola nasceu em 1943, em Villamagna, na Diocese de Chieti, Itália. Foi um grande seminarista camiliano e é um grande modelo de santidade para os jovens religiosos.

Onofrio sempre foi um jovem muito alegre e todos que estavam à sua volta eram contagiados pelo seu carisma. Ficou conhecido pela sua piedade, vida de oração incansável, e amor pelos doentes e necessitados. 

No final de 1962, começou a sentir os primeiros sintomas da doença que o levaria à morte dois anos depois. Nicola foi afetado por um câncer genital seguido de metástase para os pulmões. Durante toda doença, o seminarista teve um espírito de obediência e comprometimento com Deus e com os médicos. Sua confiança estava em Jesus Eucarístico, no qual depositava a confiança todos os dias.

Em 1964, aos 21 anos de idade, o jovem seminarista faleceu mas deixou seu exemplo de amor e santidade para todos. Tinha grande devoção por Santa Terezinha do Menino Jesus, o próximo exemplo de santidade. 

#2 - Santa Terezinha do Menino Jesus 


Aos 15 anos, ela tomou uma decisão que mudaria toda a sua vida: iria para o carmelo viver a vontade de Deus. A menina, que tinha o desejo de ser santa, hoje é considerada a padroeira das missões. Ah, mas como ela é a padroeira das missões sendo que vivia reclusa dentro do convento?

Foi pelos pequenos gestos. Dentro do convento ela rezava pelas almas que ainda não conheciam a Jesus e entregava a vida dessas pessoas, para que elas tivessem um encontro com o amor de Deus.

Terezinha entendeu que ser santa não era viver coisas sobrenaturais, mas, sim, praticar a santidade no dia a dia, nas pequenas atitudes, como limpar a poeira dos móveis ou simplesmente ajudar as irmãs mais debilitadas do convento em seus afazeres pessoais. 

#3 - Beata Chiara Luce

Esse exemplo de santidade é bastante recente. Chiara nasceu em 1971 e foi uma jovem que viveu com uma intensa alegria em seu coração. Buscava ajudar aos outros exercitando a caridade e o amor ao próximo. 


Chiara era uma jovem “normal”, que gostava de praticar esportes e estar com os amigos, mas o que a diferenciava de muitos era o seu amor pela Igreja: ela amava estar na presença de Deus!

A jovem tinha o carisma alegre que contagiava todos à sua volta, mas, aos 17 anos, descobriu que tinha um tumor nos ossos, e ali começou a sua luta. 

Durante os tratamentos - que eram muito dolorosos - a jovem descobriu que estava com câncer. Quando o médico contou, Chiara ficou paralisada 25 minutos, e logo depois afirmou: "Se é o que você quer Jesus, eu também quero!". 

Chiara decidiu-se por seu chamado à santidade! O chamado que Deus fez a ela e faz a cada um de nós!

#4 - Venerável Carlo Acutis


Outro exemplo de santidade da nossa atualidade é do jovem Carlo Acutis, que viveu em Milão, na Itália. Ele tornou-se um grande exemplo para toda a juventude da Itália com apenas 15 anos, quando faleceu, em 2006.

Desde criança, Acutis sempre foi muito alegre. Se algum amigo da escola agia com maldade para com ele, o menino usava de sua caridade dizendo que "O Senhor não gostaria que ele agisse violentamente". 

Em 2006, com 15 anos, descobriu que estava com leucemia e ali começou um período de muito sofrimento na vida dele e sua família. No final de 2006, quando estava perto de falecer, o jovem disse uma frase que marcou a todos: \"Ofereço todos os sofrimentos desta minha partida ao Senhor, ao Papa e à Igreja, para não fazer o Purgatório e ir direto para o Paraíso\". 

Decida-se pelo chamado de Deus na sua juventude

O chamado de Deus para a sua vida é agora! Não pense ser velho ou novo demais para acolher a sua vocação. O tempo de Deus é agora e você precisa se decidir!

Esses jovens viveram a santidade porque tiveram uma palavra que não faltou na sua rotina: decisão. Se decidir por Jesus, pelo Evangelho, pela Igreja! Eles tomaram a decisão de renunciar os seus próprios desejos para seguir a vontade de Deus em suas vidas.

"Jovens, não tenhais medo de ser santos!", disse São João Paulo II, o papa que amou a juventude.

E você, já tomou a sua decisão?

Para conhecer mais sobre o carisma Camiliano e o nosso vocacional, clique aqui.

Mais em Vocação
  •  
  •  
  •