São CamiloVocação
 
 
 
 

O que é ser um Bom Samaritano nos dias de hoje

05.04.2021 | 4 minutos de leitura
Vocação
O que é ser um Bom Samaritano nos dias de hoje

O Bom Samaritano, segundo a história contada na Bíblia (Lc 10,25-37), é aquele que se preocupa com as necessidades dos outros, sem antes pensar nas suas próprias; que age sempre em favor do bem e se coloca disponível a ajudar o próximo. 

Ao refletir sobre a parábola, percebemos que o nosso coração deve estar disponível para ajudar. Muitas vezes, passamos por alguém e fazemos o mesmo que aqueles viajantes que passaram pelo Samaritano na estrada: fingimos não ver, ficamos cegos para a situação, enquanto há um irmão  ali, clamando por ajuda.

O Bom Samaritano deve ser aquele que decide ter um coração disponível sem querer nada em troca. E, podemos entender que Jesus nos chama a ser esse Bom Samaritano em nossas vidas. "Vai, e fazes tu o mesmo" (Lc 10,37). 


A generosidade exercida em nosso cotidiano pode nos auxiliar a ter um coração assim. Para isso, necessitamos exercê-la diariamente. Mas, por onde começar? Continue a leitura e saiba como! 

O Bom Samaritano em casa


Aquele que quer exercer a generosidade em casa, precisa ter um olhar atento e não preguiçoso ao seu redor. Em vez de chegar da rua e se jogar direto no sofá, que tal antes dedicar alguns minutos para cumprimentar a família , perguntar-lhes como foi o dia e oferecer ajuda para o jantar ou para guardar as roupas no armário? 

É claro que, às vezes, não é preciso sequer perguntar se alguém quer ajuda. Basta olhar para o lado e perceber onde há uma necessidade, uma tarefa a ser feita, uma pilha de louças para lavar, até mesmo um conselho amigo. Enfim, são tantas as necessidades que, talvez lendo este texto, você pense que já sabe tudo. Na verdade, porém, é provável que ainda, para alguma coisa, esteja de olhos fechados.

O Bom Samaritano precisa de um olhar atento e disponível, não uma disponibilidade apenas quando imploram ajuda, mas enxergar a oportunidade de ajudar antes que alguém lhe peça, e isso deve ser feito com um coração generoso e puro, sem pensar nos próprios benefícios e nas próprias necessidades.

O Bom Samaritano no trabalho


Aquele que busca ser como o Bom Samaritano em cada instante, deve entender também que independentemente de seu serviço, ali há a oportunidade de ser generoso. Como? Buscando fazer com alegria o seu trabalho e contagiando as pessoas para o bem, tendo um olhar amplo e detalhado para aqueles que estão ao seu redor, percebendo as suas necessidades. 


Não pense que suas boas ações devem ser feitas para impressionar o chefe ou então ganhar vantagem sobre alguém. Isso se distancia completamente do propósito. Pense que cada uma das suas atitudes generosas devem ser realizadas de coração puro e amoroso, sem visar nada em troca.

Deixe passar por teu coração o amor em fazer a generosidade, a alegria em ajudar aquele que necessita, para que assim tu olhes sempre com amor a quem precisa de ti. Olhe com amor para a tua ação e, mais do que isso,  com amor para o teu próximo.

O Bom Samaritano na rua

Na rua, encontramos milhares de situações onde há a necessidade da ação de um coração generoso. Contudo, é mínima a quantidade de olhares dispostos a ajudar. Aquele que deseja ser um Bom Samaritano, necessita estar com o seu olhar atento onde estiver.

Ali, nas situações rotineiras e rápidas, é onde mais há a necessidade e a oportunidade de ser generoso e atencioso com aqueles que necessitam de nós, e talvez ainda não tenham. Uma ótima ideia é ter sempre na bolsa/mochila um pacote de bolacha e uma garrafa de água extra para quando a oportunidade de ajudar aparecer no caminho.

Ser como o Bom Samaritano nos dias de hoje não é fácil. Mas, contando com a graça de Deus e pedindo a Ele que tenhamos este olhar atento às necessidades do outro e um coração disponível, conseguiremos.

Sejamos misericordiosos, saibamos perdoar, tenhamos compaixão, para acolher, amar e cuidar do próximo como o Bom Samaritano soube fazer. Sejamos como ele e não tenhamos medo de começar com o pequeno, pois o pouco com Deus é muito!

Leia também:


Mais em Vocação
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •