São CamiloVocação
 
 
 
 

Quem são os Camilianos?

03.12.2021 | 4 minutos de leitura
São Camilo
Quem são os Camilianos?

Já ouviu falar sobre a vocação camiliana, mas não entendeu muito bem como ela funciona? Você sente um chamado de Deus para ser padre ou irmão, mas ainda não definiu qual caminho percorrer? 

Que tal conhecer os Camilianos? 

Camilianos são homens de bem, que seguem o legado deixado por São Camilo, que nos ensinou a ter compaixão com todos, mas, sobretudo, com a pessoa doente. Conheça mais sobre São Camilo! Aperte aqui! 

CRISTO ERA A MOTIVAÇÃO


São Camilo motivava seus companheiros de jornada a cuidarem dos doentes vendo neles a pessoa do Cristo, servindo-os assim como o bom samaritano que, ao ver o homem caído no caminho, não pensa duas vezes e o socorre, cuidando de suas chagas e empregando seu tempo e seus bens em prol de sua recuperação. Além disso, Camilo tinha confiança nas palavras do próprio Jesus quando diz: “Estive enfermo e me visitaste [...] Todas as vezes que fizestes isso ao menor dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes.” (Mt 25, 36.40).

O carisma camiliano brota do próprio Evangelho de Jesus, e da experiência que São Camilo teve com os doentes enquanto ele também estava internado para cuidar de uma ferida no pé, que lhe acompanhou da juventude até sua morte.

SERVIR NO MUNDO DA SAÚDE

Camiliano é aquela pessoa que se compadece com o sofrimento do outro, e busca dar alento por meio de um cuidado especial com a pessoa enferma. Até hoje, este carisma exprime-se nas obras de misericórdia para com os enfermos, assumindo os serviços do mundo da Saúde. Colocamo-nos a serviço da pessoa do doente na globalidade do seu ser, prestando-lhe os cuidados necessários segundo suas necessidades e nossas capacidades e competências. 

Exercemos essa missão impelidos a viver, aprofundar e renovar o carisma deixado por nosso pai fundador, conservando o mesmo ardor que o motivou a fundar e a trabalhar nesta obra.

FRENTES DO TRABALHO MISSIONÁRIO

Hoje a obra camiliana está espalhada por todo o mundo, aqui no Brasil os Camilianos são responsáveis pela administração de diversos hospitais, levando além do cuidado físico, um amparo espiritual para quem ali precisa estar. 

Além de disso, os Camilianos têm sua dimensão religiosa em duas frentes: 

Na Pastoral da Saúde: como a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da Saúde. Nesta ação estão presentes religiosos e leigos que juntos atuam nas três dimensões da Pastoral da Saúde — solidária, comunitária e político institucional. Para conseguir realizar estas ações, a Província Camiliana Brasileira conta com o suporte do ICAPS (Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde) que procura dinamizar a Pastoral da Saúde através de amplo material bibliográfico, cursos, palestras e congressos em todo o Brasil.

Em paróquias: atualmente atuamos em oito paróquias, que podem ser definidas como “Hospital aberto, casa de esperança e misericórdia”. Podemos delinear um perfil das paróquias camilianas com as seguintes características:

1. Atividades de evangelização e serviço junto aos doentes, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais.
2. Equipe de Pastoral da Saúde organizada e atuante.
3. Formação de agentes de Pastoral da Saúde para ir ao encontro dos doentes.
4. Centro de irradiação da Pastoral da Saúde para outras paróquias.
5. Centro de animação e despertar de vocações camilianas.
6. Celebrações litúrgicas especiais ligadas ao mundo da saúde e dos doentes.

IMPORTÂNCIA DA VOCAÇÃO CAMILIANA


Ser um Camiliano não significa que você precise ser médico ou enfermeiro, mesmo porque a vocação camiliana se dá também na dimensão do amparo religioso que promovemos aos que precisam. O necessário realmente é você ter um coração aberto para servir aos irmãos, buscar continuamente a intimidade com Deus e com Nossa Senhora.

O caminho vocacional camiliano é cheio de descobertas, e a resposta vocacional, no contexto atual, requer uma adesão pessoal a Jesus Cristo e ao seu Reino. Para aqueles que buscam a vida religiosa camiliana, é necessária uma aproximação com o carisma da misericórdia e o espírito de São Camilo, que é voltado para a assistência aos doentes na totalidade do seu ser, “como uma mãe cuida de seu único filho enfermo” (São Camilo de Lellis).

Deixamos este convite aberto para você, venha conhecer mais sobre nós, nossa missão e tudo o que Deus já fez por meio da vocação camiliana.

Leia também:




Mais em São Camilo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •