VocaçãoSão Camilo
 
 
 
 

Vocação: uma escolha de Deus, uma decisão minha

15.05.2019 | 3 minutos de leitura
Vocação
Vocação: uma escolha de Deus, uma decisão minha

O que farei da minha vida? Qual é a minha vocação? Certamente, estas são perguntas que você já fez a si mesmo. 

A primeira vocação que cada pessoa recebe é a vida; a segunda é o chamado à santidade que todo cristão recebe de Deus. Existem as vocações específicas dentro de um campo profissional e também a vocação cristã, como é o caso do matrimônio e da vida religiosa.

Vocação é dom de Deus: não se trata de escolher, mas de ser escolhido.  Para chegar a ela é preciso percorrer um caminho de descoberta, de autoconhecimento. Estar de coração aberto para entender a vontade de Deus. É a vocação que dá sentido à vida. 

Como posso descobrir minha vocação?

#Pesquise e leia

Você sabe como vivem os sacerdotes? Sabe que há diferentes congregações e ordens religiosas? Pesquise sobre a missão específica de cada uma delas. 

Aprofunde seus conhecimentos, entendendo cada missão você será atraído pela espiritualidade, estilo de vida e ministério de uma congregação ou realidade religiosa de outra.

A Ordem dos Camilianos por exemplo, atua nas obras de misericórdia para com os enfermos, assumindo os serviços do mundo da saúde.  São Camilo, fundador da Ordem, recebeu e acolheu o chamado de Deus.  Diante dos contextos de sofrimento, negligência e miséria que presenciou nos hospitais, o santo sentiu-se inspirado pelo Espírito a doar-se no cuidado incondicional dos doentes. O modo como Camilo e seu grupo serviria a Deus seria assim: entre os leitos dos hospitais, diante dos gritos de agonia e dor, curando as feridas daqueles mais pobres e que tinham a saúde mais fragilizada. 


# Converse

O contato com pessoas que já percorreram esse caminho de discernimento vocacional é fundamental. Vai te fortalecer e ajudar a enxergar o caminho para viver sua vocação. Se aproxime dos religiosos, seminaristas, sacerdotes, freiras, assim como leigos e famílias consagradas. Busque neles a presença de Deus. 


#Participe de retiros e palestras

Busque participar de eventos vocacionais. Aproveite esses momentos, esteja atento aos detalhes e perceba como você se sente quando está mais próximo de determinada congregação ou comunidade. Os sinais de Deus podem ser bem sutis.

# Ore 

Não se canse de rezar. A oração é o alimento da alma, sustenta a fé e aproxima de Deus. Pela oração você será alcançado por Ele e será capaz de tomar a sua decisão, se doar e realizar as obras que Ele pedir.

Leia também: 


É por meio da vocação que Deus se comunica com cada escolhido e atua na construção do Reino de Deus no mundo.


Continue navegando em nosso blog e leia mais conteúdos sobre discernimento vocacional. Aproveite para conhecer melhor o carisma camiliano, e caso seu chamado seja ao sacerdócio ou a vida religiosa consagrada, esperamos por você em nossa Ordem.

Mais em Vocação
  •  
  •  
  •