São CamiloVocação
 
 
 
 

100 anos da chegada dos Camilianos nos Estados Unidos

12.04.2021 | 4 minutos de leitura
São Camilo
100 anos da chegada dos Camilianos nos Estados Unidos

A missão Camiliana nos Estados Unidos irá celebrar no dia 17 de setembro de 2021 o centenário de sua atuação. Trata-se de um grande marco para a Província, desde já celebrado com muita alegria. 

Em homenagem a essa celebração, queremos lembrar com você um pouco desta história secular e, assim, inspirar em seu coração a esperança da missão, do ser missionário, do carisma Camiliano, da alegria de partilhar com São Camilo o seu chamado e realizar a vontade de Deus.

Acompanhe conosco a seguir!

O pioneiro da missão nos Estados Unidos


O pioneiro da missão Camiliana nos Estados Unidos foi o Padre Michael Mueller, o primeiro Camiliano a chegar em Nova York, no ano de 1921. Lá, ele enfrentou vários desafios durante sua jornada, todos registrados em cartas enviadas durante sua missão em Milwaukee.  


Nelas, o sacerdote descrevia os seus planos para sobreviver, assim como também pedia frequentemente religiosos a serem designados para a missão, com o requisito de que fossem boas pessoas e falassem pelo menos o mínimo de inglês.

Mas além de assuntos sérios e relevantes sobre sua jornada, ele também chegou a relatar a ocasião em que perdeu alguns dentes e não sabia como fazer para pagar a consulta ao dentista, entre algumas informações sobre o clima da região, que no inverno chegava a ser mais rígido que na Alemanha.

Por esses relatos, constatamos que não foi fácil viver esse início da missão por lá, mas graças a sua perseverança e de outros que o seguiram, a Delegação está celebrando  um século de fidelidade e oração, valores inspirados na vida e serviço de São Camilo.

A coragem, a alegria e os 100 anos


"Os pobres e os enfermos são o coração de Deus. Servindo a eles, serviremos ao nosso Senhor Jesus". A inspiração de São Camilo nos faz entender que a nossa missão não pode parar, pois só fará sentido pará-la quando não houver mais necessitados precisando de ajuda.

Essa celebração centenária reaviva em todos nós, Camilianos, o desejo de prosseguir firmes na caminhada, com a alegria e o ardor missionários, com a presença do carisma e de Deus em todos os lugares.

Neste tempo, pudemos reviver e conhecer um pouco da história que nos antecede e, com ela, encontrar ensinamentos para a nossa realidade. É um marco que nos encoraja a seguir em frente, trilhar novos caminhos, com gratidão por tudo que vivemos e por tantas graças de Deus até aqui.

Oração para a celebração do centenário 


"Deus de Amor e Misericórdia, venho humildemente pedir a sua bênção sobre nós ao celebrarmos o 100º aniversário da presença camiliana nos Estados Unidos.

Você nos moldou neste lugar numa comunidade onde a dignidade e as necessidades de cada pessoa são respeitadas e cuidadas com amor e profissionalismo.

Agradecemos pelos missionários Camilianos que começaram o ministério nos Estados Unidos. Honramos sua coragem, dedicação e compromisso em servir.

Enraizados em seu Espírito Santo, esperamos enfrentar o futuro com a mesma fé, esperança e visão daqueles que nos precederam, e que possamos nos comprometer com um novo século de serviço.

Também pedimos sua bênção sobre nossa celebração ao longo deste ano. Pedimos para que nos ajude a honrar nosso passado, celebrar nosso presente e olhar para o nosso futuro.  

Fazemos essa oração através da intercessão de Nossa Senhora Saúde e São Camilo de Lellis, e em nome daquele que é o mesmo Ontem, Hoje e Para Sempre – Jesus Cristo, Nosso Senhor.  Amém".


Em nossos corações, a alegria desta celebração pulsa fortemente, mas também a gratidão, pois nada disso seria possível sem a ajuda de tantos irmãos e irmãs no meio do caminho, que nos fortaleceram e nos ajudaram a escrever essa história. 

Somos uma comunidade enraizada e que deseja, assim como São Camilo, crescer ainda mais, deixar que esta semente que brotou com as palavras e o coração dele perante a Deus, cresçam e frutifiquem para sempre.

Continuemos rezando, de onde estivermos, louvando e agradecendo a Deus por tamanha generosidade, e pedindo a Ele para que haja em nós desejo de continuar sempre, levando a missão para frente, para novos cantos e novas pessoas!

Leia também:

Mais em São Camilo
  •  
  •  
  •  
  •