São CamiloVocação
 
 
 
 

Novena em Louvor a São Camilo de Lellis - Parte 2

27.06.2022 | 21 minutos de leitura
São Camilo
Novena em Louvor a São Camilo de Lellis - Parte 2

QUARTO DIA DA NOVENA- A CONVERSÃO DE SÃO CAMILO

Memória Histórica - 4º dia: Palavras de motivação do Padre Geral Alfonso Maria Andrioli
O Pe. Andriolli (1864-1922), Padre Geral da Ordem dos Ministros dos Enfermos, que pelo preparo e santidade podia estar ao lado de Dom Silvério, nas breves linhas da carta do Arcebispo de Mariana leu como uma ordem de Deus para enviar seus filhos para o Brasil. Determinou o início da fundação brasileira. Bastante enfermo, o Pe. Geral recebe os novos missionários e os encorajou para a missão com palavras de ânimo e motivação: “Eu não posso morrer contente sem ver iniciada esta missão... Ó sim... é vontade de Deus”. Ainda deu várias recomendações aos seus filhos, e em tom paternal, quase profético, acrescentou: “Deus vos acompanhe; se for obra de Deus, e disso tenho profunda convicção, tereis que sofrer... e logo... imediatamente; ficai sabendo, porém, que minha vida está oferecida pelo bom êxito da Missão Brasileira”. E lançou sobre os padres Inocente e Eugenio a sua bênção.

CANTO INICIAL

ANIMADOR: Caríssimos, rezemos sincera e devotamente esta Novena em louvor a São Camilo, nosso fundador e inspirador no seguimento de Jesus Cristo, o rosto da misericórdia do Pai.

ABERTURA
Reunidos num só coração e numa só alma, filhos e devotos de São Camilo. Invoquemos a Santíssima Trindade. (Cantando ou Rezando)
T.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
A.: Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.
T.: Socorrei-nos sem demora.
A.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
T.: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

ANIMADOR: Apresentemos nossas intenções espontâneas, para o primeiro dia de nossa Novena.

ORAÇÃO DO DIA

OREMOS: Ó São Camilo, por vosso extraordinário amor aos enfermos, foste declarado pela Igreja padroeiro dos hospitais, doentes e profissionais da saúde. Intercede, junto a Deus em favor dos médicos, enfermeiros e de todos os que cuidam dos doentes, para que tenham sempre bom coração, entusiasmo e competência no trabalho. Faz com que se lembrem das palavras de Jesus: “Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” Assim seja. T. Amém

REFLETINDO SOBRE O TEMA – A conversão de São Camilo
A.: Nos desencontros da vida, Camilo foi resgatado para ser cuidador da vida dos fracos e doentes.
T.: Sua vivência espiritual faz-nos refletir sobre o valor e o sentido da vida humana.
A.: Pesava em Camilo não somente o pecado, mas o tempo desperdiçado e distante de Deus.
T.: “Que cegueira a minha, a de não ter te conhecido antes, Senhor!”

PENSAMENTO - Um dos muitos exemplos que podemos aprender da vida de São Camilo é sua persistência. Quando percebeu que era vontade de Deus que ele fundasse uma obra de atendimento aos doentes, enfrentou oposição, inclusive, de gente da Igreja. Mesmo assim, não desistiu.

ILUMINADOS PELA PALAVRA
Canto de aclamação: Aleluia, aleluia a minha abrirei. Aleluia, aleluia, Cristo é meu Rei.
Texto Bíblico Mt 25, 34-40

ANIMADOR: O Senhor esteja convosco
T: Ele está no meio de nós

ANIMADOR: Proclamação do Evangelho Segundo São Mateus.
T: Glória a vós Senhor
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’
Palavra da Salvação

BREVE REFLEXÃO
CANTO MEDITATIVO
PRECES

ANIMADOR: Dirijamos nossas Preces ao Cristo, para que por intermédio de São Camilo escute nossas súplicas (Cantando ou rezando) 
São Camilo, rogai por nós, intercedei a Deus por nós.
Pelas Igrejas do mundo inteiro, para que, vivendo atentas à voz do Espírito, sejam santas em todos os seus filhos, cantemos:
Por todos nós, chamados à santidade, para que, a exemplo de São Camilo, vivamos a Páscoa do Senhor ressuscitado, cantemos:
Por todos aqueles que servem os irmãos, para que, a exemplo de São Camilo, saibam reconhecer a Jesus Cristo nos mais necessitados, cantemos:
Pelos jovens a quem o Senhor chama a segui-lo, para que, a exemplo de São Camilo, imitem fielmente a Cristo pobre, cantemos:
(Pai-Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

ANIMADOR: Senhor Jesus Cristo, estas são as preces que vos dirigimos com simplicidade e fé, olhai por aquelas que ficaram no íntimo de nosso coração. Por Cristo Nosso Senhor. T: Amém

SAUDAÇÃO MARIANA

ANIMADOR: Voltando nosso Olhar a Nossa Senhora, a qual nosso Pai fundador tinha tanto apreço e devoção e a ela saudemos. (Cantando ou Rezando)
Salve Rainha mãe de Deus, / És Senhora nossa mãe, nossa doçura, / Nossa luz, doce Virgem Maria. / Nós a ti clamamos, filhos exilados, / Nós a ti voltamos nosso olhar confiante. / Volta para nós, oh mãe, / Teu semblante de amor. / Dá-nos teu Jesus, oh mãe, / quando a noite passar. / Salve Rainha mãe de Deus, / És auxílio dos cristãos, / Oh mãe clemente, mãe piedosa, / Doce Virgem Maria.

AOS PÉS DE CAMILO

ANIMADOR: Fomos feitos à imagem de Deus, por isso procuremos ser santos como Deus é Santo. São Camilo buscou seguir os passos de Jesus mesmo diante de suas misérias e hoje por nós é amado e venerado. Por isso:

LADAINHA DE SÃO CAMILO

ORAÇÃO A SÃO CAMILO DE LELLIS – Glorioso São Camilo, volve um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concede aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dá aos que cuidam dos doentes competência, dedicação e amor. Ajuda-os a entender o mistério do sofrimento como meio de redenção e caminho para Deus. Tua proteção conforte os doentes e seus familiares e os encoraje na vivência do amor. Abençoa os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém. São Camilo de Lellis, roga a Deus por nós.

ANIMADOR: Com fé e Devoção, cantemos o Hino de São Camilo de Lellis.

HINO A SÃO CAMILO

ANIMADOR: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no
princípio agora e sempre. Amém.
DESPEDIDA/ENVIO:
P. O Senhor esteja convosco
T. Ele está no meio de nós
P. A nossa proteção está no nome do Senhor
T. Que fez o céu e a terra
P. Bendito seja o nome do Senhor
T. Agora e para sempre

BÊNÇÃO DA ÁGUA

OREMOS: Senhor Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda a vida, abençoai esta água que vamos usar, confiantes para implorar o perdão dos nossos pecados, e alcançar a proteção da vossa graça contra toda doença e cilada do inimigo. Concedei, ó Deus, que, por vossa Misericórdia, jorrem sempre para nós as águas da salvação para que possamos nos aproximar de Vós com o coração puro e evitar todo perigo do corpo e da alma. Por Cristo Nosso Senhor. T: Amém!
P. Por intercessão de São Camilo abençoei-vos o Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo.
P. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

QUINTO DIA DA NOVENA - O CHAMADO DE SÃO CAMILO

Memória Histórica - 5º dia: A partida da Itália e a chegada ao Brasil – a terra de Santa Cruz
No dia 29 de agosto de 1922, embarcaram em Gênova, Itália, rumo ao Brasil. Comovidos pelas demonstrações de afeto dos irmãos religiosos de Verona. Viajaram 17 dias, singrando o Atlântico, cheio de contratempos, e com a triste previsão de não mais encontrar com Dom Silvério, que estava nos últimos dias de vida. Eram duas da noite, do dia 15 de setembro de 1922, o modesto navio chamado PINCIO entrava nas águas da Guanabara, no Rio de Janeiro. Pe. Inocente Radrizzani assim descreve: “Espetáculo emocionante. Lá no alto o céu sereno matizado de estrelas; cá embaixo o anfiteatro da praia, os morros do Corcovado, do Pão de Açúcar, os soberanos edifícios extraordinariamente iluminados; nas águas que nos separavam do continente, naves, couraçados refulgentes numa fantasmagoria de luzes multicores.” O Brasil acabava de celebrar o primeiro centenário de sua independência. Tudo revelava júbilo e festa. Às 10 horas desembarcaram na terra de Santa Cruz.

CANTO INICIAL

ANIMADOR: Caríssimos, rezemos sincera e devotamente esta Novena em louvor a São Camilo, nosso fundador e inspirador no seguimento de Jesus Cristo, o rosto da misericórdia do Pai.

ABERTURA
Reunidos num só coração e numa só alma, filhos e devotos de São Camilo. Invoquemos a Santíssima Trindade. (Cantando ou Rezando)
T.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
A.: Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.
T.: Socorrei-nos sem demora.
A.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
T.: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

ANIMADOR: Apresentemos nossas intenções espontâneas, para o primeiro dia de nossa Novena.

ORAÇÃO DO DIA

OREMOS: Ó São Camilo, meditando as palavras de Jesus, “Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes”, recebeste de Deus tão grande fé, a ponto de considerar o doente como se fosse a pessoa de Jesus. Ajuda-nos a crescer na fé, para ter um amor sempre maior aos doentes e disposição de servi-los, lembrando tua recomendação de cuidar do doente como a mãe trata de seu filho único doente. Assim seja.

REFLETINDO SOBRE O TEMA – O CHAMADO DE SÃO CAMILO
A: Camilo desejava ser frade capuchinho, mas uma ferida no pé o
levou ao hospital, onde descobriu sua verdadeira vocação.
T: “Os hospitais são nossos jardins e nossa missão”
A: No crucifixo, Camilo encontrava coragem e força para suportar todo sofrimento, inveja e obstáculos.
T: “Avante, pusilânime! Essa obra é minha e não tua!”.

PENSAMENTO - São Camilo é um grande homem não só pelas obras
que realizou. No entanto, ele é um grande santo da Igreja porque tudo o que
fez, realizou por amor ao próximo, o fez por vocação e amor a Deus, que
sintetiza todo o ensinamento evangélico.

ILUMINADOS PELA PALAVRA
Canto de aclamação:
Senhor que a tua Palavra transforme a nossa vida queremos caminhar com retidão na tua luz (bis)
Texto Bíblico (Jo 15, 7-13)

ANIMADOR: O Senhor esteja convosco
T: Ele está no meio de nós

ANIMADOR: Proclamação do Evangelho Segundo João.
T: Glória a vós Senhor
“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisso é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos. Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.” Palavra da Salvação

BREVE REFLEXÃO
CANTO MEDITATIVO
PRECES

ANIMADOR: Dirijamos nossas Preces a Deus, para que por intermédio de São Camilo escute nossas súplicas. (Cantando ou rezando)
São Camilo, rogai por nós, intercedei a Deus por nós.
Pelas nossas comunidades (paroquiais), para que os seus pastores e os seus fiéis deem testemunho de fidelidade a Cristo, cantemos:
Por todos nós aqui presentes em assembleia, para que, na vinda de Cristo Salvador, Ele nos ponha à sua direita no seu Reino, cantemos:
Por todos os vocacionados a quem o Senhor chama a segui-lo, a exemplo de São Camilo, imitem fielmente a Cristo pobre, cantemos:
Por aqueles que mais sofrem neste mundo, para que sintam a proteção e o amor de Deus e n’Ele ponham a sua esperança, cantemos:
(Pai-Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

ANIMADOR: Senhor nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com simplicidade e fé, olhai por aquelas que ficaram no íntimo de nosso coração. Por Cristo Nosso Senhor. T. Amém.

SAUDAÇÃO MARIANA

ANIMADOR: Voltando nosso Olhar a Nossa Senhora, a qual nosso Pai fundador tinha tanto apreço e devoção e a ela saudemos. (Cantando ou Rezando)
Salve Rainha mãe de Deus, / És Senhora nossa mãe, nossa doçura, / Nossa luz, doce Virgem Maria. / Nós a ti clamamos, filhos exilados, / Nós a ti voltamos nosso olhar confiante. / Volta para nós, oh mãe, / Teu semblante de amor. / Dá- nos teu Jesus, oh mãe, / quando a noite passar. / Salve Rainha mãe de Deus, / És auxílio dos cristãos, / Oh mãe clemente, mãe piedosa, / Doce Virgem Maria.

AOS PÉS DE CAMILO

ANIMADOR: “A santidade não está nesta ou naquela prática, ela consiste numa disposição do coração que nos torna humildes e pequenos nas mãos de Deus, conscientes de nossa fraqueza, e confiantes até a audácia na sua bondade de Pai.” Como nos pede São Camilo que tenhamos mais coração nas mãos. Por isso:

LADAINHA DE SÃO CAMILO (Cantada ou Rezada)

ORAÇÃO A SÃO CAMILO DE LELLIS – Glorioso São Camilo, volve um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concede aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dá aos que cuidam dos doentes competência, dedicação e amor. Ajuda-os a entender o mistério do sofrimento como meio de redenção e caminho para Deus. Tua proteção conforte os doentes e seus familiares e os encoraje na vivência do amor. Abençoa os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém. São Camilo de Lellis, roga a Deus por nós.

ANIMADOR: Com fé e Devoção, cantemos o Hino de São Camilo de Lellis.

HINO A SÃO CAMILO

ANIMADOR: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no
princípio agora e sempre. Amém.
DESPEDIDA/ENVIO:
P. O Senhor esteja convosco
T. Ele está no meio de nós
P. A nossa proteção está no nome do Senhor
T. Que fez o céu e a terra
P. Bendito seja o nome do Senhor
T. Agora e para sempre

BENÇÃO DOS VOCACIONADOS

OREMOS: Pai Santo abençoe todos os nossos vocacionados. Para que ofereçam sua alma, o seu coração, os seus olhos, os seus ouvidos e toda a sua vida. Que ao ofertarem a ti sua alma, nela habite a luz do Espírito Santo e os dê o discernimento para fazer a vontade de Deus. Abençoai Senhor suas vidas e seus corações para que possam escolher seguir teus passos sempre nesta vida, mesmo diante das dificuldades da vida. Por Cristo Senhor Nosso.
Rezemos Oração Vocacional Camiliana:
Senhor, que nos ensinastes a “rogar ao Senhor da messe, para que envie operários, pois a messe é grande e os operários são poucos”, dignai-vos dirigir vosso olhar misericordioso à nossa Ordem. Inúmeros enfermos dispersos pelo mundo inteiro sofrem e morrem sem uma digna assistência; pobres abandonados, morrem sem Vos conhecer. A messe é realmente grande nós seus operários somos poucos. Fazei ressoar Vossa voz no coração de muitos jovens, no momento de sua opção de vida, convidando-os para que consagrem sua vida a serviço dos enfermos, nesta que Vos dignastes chamar “obra vossa”. Abençoai os que já vieram e fazei que correspondam com fidelidade à vocação que lhes destes, de servir os doentes e pobres. Ó Maria, Rainha dos Ministros dos Enfermos, vós mesma oferecei a Jesus nossas súplicas e vós São Camilo, auxiliai-nos com vossa valiosa proteção. Amém.
P. Por intercessão de São Camilo abençoei-vos o Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo.
P. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.

SEXTO DIA DA NOVENA - SÃO CAMILO E A MISERICÓRDIA DIVINA

Memória Histórica - 6º dia: Nossa Senhora das Dores – 15 de setembro - A mãe que consola
No dia 15 de setembro de 1922, os primeiros camilianos desembarcaram no Brasil. Dia da Memória litúrgica e consagrado à Nossa Senhora das Dores. A presença de Nossa Senhora é muito significativa na história da ordem dos ministros dos Enfermos, e na vida de seu fundador, São Camilo de Lellis. Há uma relação existencial de Camilo com a Mãe de Jesus. A assistência aos doentes em São Camilo é puramente mariana, seu apostolado e seu estilo de vida é vivido em constante sintonia com Maria, a mãe de Jesus dolente. Por isso as celebrações marianas são muito especiais para a ordem: em 2 de fevereiro de 1575, dia de sua conversão, Camilo finalmente se abandona em Maria. Em 15 de agosto de 1582, festa da Assunção de Nossa Senhora, Camilo teve a inspiração de dar a vida a uma companhia de homens piedosos e bons, que servissem ao enfermo como uma mãe por amor de Deus. Escolhe também a data de 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, para professar a primeira profissão solene da Ordem. Nestes tempos, em 15 de setembro de 1922, marco da chegada dos camilianos no Brasil, encontramos alento e esperança na Virgem das Dores, Memória em que celebramos neste dia. São Camilo viveu e comunicou aos seus filhos que Maria, Mater dolorosa, está junto do homem enfermo como esteve no Calvário aos pés da cruz de seu Filho Jesus.

CANTO INICIAL

ANIMADOR: Caríssimos, rezemos sincera e devotamente esta Novena em louvor a São Camilo, nosso fundador e inspirador no seguimento de Jesus Cristo, o rosto da misericórdia do Pai.

ABERTURA
Reunidos num só coração e numa só alma, filhos e devotos de São Camilo. Invoquemos a Santíssima Trindade. (Cantando ou Rezando)
T.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
A.: Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.
T.: Socorrei-nos sem demora.
A.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
T.: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

ANIMADOR: Apresentemos nossas intenções espontâneas, para o primeiro dia de nossa Novena.

ORAÇÃO DO DIA

OREMOS: Ó São Camilo, num momento de grande dificuldade, ouviste o crucifixo, estendendo os braços, dizer: Coragem, não desanima, essa obra não é tua, é minha. Dá-nos sempre força para não desanimar diante dos problemas de nossa vida e da dos outros. Que tudo o que passarmos nos convença do imenso poder de Deus em nosso favor. Assim seja. T. Amém.

REFLETINDO SOBRE O TEMA – São Camilo e a Misericórdia Divina
A.: É necessário servir os doentes com amor respeitoso, solícito e de
todo o coração.
T.: “Mais coração nas mãos, irmãos!”
A.: Assistir os doentes é missão de todos os cristãos, mas a nós coube
a melhor parte: a pérola da caridade.
T.: “Ao praticar a caridade, a pessoa nunca se engana”

PENSAMENTO - São Camilo modificou sua vida e pôde fazer o bem a muita gente a partir do momento em que percebeu que sua vida só teria sentido se fizesse a vontade de Deus. E Deus deu a ele força para enfrentar as mais difíceis situações.

ILUMINADOS PELA PALAVRA
Texto Bíblico: Fl 4, 10-14 
“Fiquei imensamente contente no Senhor, porque, finalmente, vi reflorescer o vosso interesse por mim. É verdade que sempre pensáveis nisso, mas vos faltava oportunidade de mostrá-lo. Não é minha penúria que me faz falar. Aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei viver na penúria, e sei também viver na abundância. Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade. Tudo posso naquele que me conforta. Contudo, fizestes bem em tomar parte na minha tribulação.” Palavra do Senhor

BREVE REFLEXÃO
CANTO MEDITATIVO
PRECES

ANIMADOR: Dirijamos nossas Preces a Deus, para que por intermédio de São Camilo escute nossas súplicas, (Cantando ou rezando)
São Camilo, rogai por nós, intercedei a Deus por nós.
Para que tenhamos um coração misericordioso semelhante ao coração de Jesus, cantemos:
Pelos religiosos camilianos para que, que sejam testemunhas em nossa sociedade do amor misericordioso de Nosso Deus, cantemos:
Rezemos pela Família Camiliana leiga para que a exemplo de Nosso Pai São Camilo sejam promotores de uma cultura de vida, cantemos:
Peçamos por nossos irmãos e irmãs falecidos, os religiosos camilianos que já partiram, nossos parente e amigos para que descansem nos braços do Bom Pastor, cantemos:
(Pai-Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

ANIMADOR: Senhor nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com simplicidade e fé, olhai por aquelas que ficaram no íntimo de nosso coração. Por Cristo Nosso Senhor. T. Amém

SAUDAÇÃO MARIANA

ANIMADOR: Voltando nosso Olhar a Nossa Senhora, a qual nosso Pai fundador tinha tanto apreço e devoção e a ela saudemos. (Cantando ou Rezando)
Salve Rainha mãe de Deus, / És Senhora nossa mãe, nossa doçura, / Nossa luz, doce Virgem Maria. / Nós a ti clamamos, filhos exilados, / Nós a ti voltamos nosso olhar confiante. / Volta para nós, oh mãe, / Teu semblante de amor. / Dá- nos teu Jesus, oh mãe, / quando a noite passar. / Salve Rainha mãe de Deus, / És auxílio dos cristãos, / Oh mãe clemente, mãe piedosa, / Doce Virgem Maria.

AOS PÉS DE CAMILO

ANIMADOR: Bem-aventurados são os misericordiosos porque de Deus alcançarão Misericórdia. São Camilo se compadeceu dos doentes, e em sua face encontrou a face do Próprio Cristo. E com disponibilidade os servia, esvaziando-se de si e se tornando repleto de Deus. Por isso Invoquemos ao Santo da Caridade.

LADAINHA DE SÃO CAMILO

OREMOS: Ó Deus que escolhestes São Camilo para ensinar uma nova maneira de caridade para com os enfermos, fazei que sigamos seu exemplo dando-nos inteiramente aos que sofrem como leal testemunha do seu amor. Por Cristo nosso Senhor. T: Amém

ORAÇÃO A SÃO CAMILO DE LELLIS – Glorioso São Camilo, volve um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concede aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dá aos que cuidam dos doentes competência, dedicação e amor. Ajuda-os a entender o mistério do sofrimento como meio de redenção e caminho para Deus. Tua proteção conforte os doentes e seus familiares e os encoraje na vivência do amor. Abençoa os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém. São Camilo de Lellis, roga a Deus por nós.

ANIMADOR: Com fé e Devoção, cantemos o Hino de São Camilo de Lellis.

HINO A SÃO CAMILO

ANIMADOR: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amém.
DESPEDIDA/ENVIO:
P. O Senhor esteja convosco
T. Ele está no meio de nós
P. A nossa proteção está no nome do Senhor
T. Que fez o céu e a terra
P. Bendito seja o nome do Senhor
T. Agora e para sempre

BENÇÃO DOS MEDICAMENTOS

OREMOS: Ó Deus que iluminais a inteligência humana e os instruíste no caminho da sabedoria e os fizestes criar os medicamentos como meio de cura para nossas doenças. Olhai agora senhor todos os vossos filhos que padecem vítimas das enfermidades e abençoe os medicamentos que esses vossos filhos e filhas lhe apresentam, para que restabelecida a saúde possam vos dar graças e anunciar vossas maravilhas por toda vida. Tudo isso nos vos pedimos pela intercessão de São Camilo, que tanto amou e cuidou dos enfermos, por Cristo Nosso Senhor. Amém.
P. E a todos nós que hoje rezamos mais um dia da Novena em honra de São Camilo: A bênção de Deus, todo Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre nós e permaneça para sempre.
T. Amém
P. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

Mais em São Camilo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •