São CamiloVocação
 
 
 
 

Novena em Louvor a São Camilo de Lellis - Parte 1

27.06.2022 | 20 minutos de leitura
São Camilo
Novena em Louvor a São Camilo de Lellis - Parte 1


Para celebrar e homenagear São Camilo, o fundador da Ordem dos Enfermos, propomos que você reze a novena conosco.

(Orientação: Os cantos da novena estão como propostas no anexo do Hinário Litúrgico Camiliano. Assim, os cantos de: entrada, aclamação ao Evangelho, canto de meditação, hino à São Camilo, fica a critério dos organizadores locais da novena. Apenas apresentamos como sugestão a Ladainha de São Camilo. Apresentamos também no início da novena, uma introdução, como memória histórica do centenário.)

PRIMEIRO DIA – A CRUZ VERMELHA

Memória Histórica - 1º dia: Primórdios da fundação no Brasil – o pedido do Bispo
Na casa de Santa Maria do Paraíso em Verona, no dia 05 de julho de 1922, Província Lombardo-Vêneta da Ordem dos Ministros dos Enfermos, é anunciado o início da fundação no Brasil. O Pe. Geral Alfonso Maria Andrioli (1864-1922), convoca Pe. Inocente Radrizzani para iniciar os preparativos da viagem para o Brasil. A pedido do Arcebispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, que por intermédio de um sacerdote da diocese de Mariana, Pe. Teófilo Sanson, vigário de Sete Lagoas, MG, que enfermo, fora cuidado pelos camilianos, no Hospital Universitário de Pádua, Itália. No contato com os padres, capelães e outros, teve a inspiração de convidá-los para iniciar o Instituto no Brasil começando por tomar conta da assistência espiritual dos Hospitais de Belo Horizonte. O Pe. Teófilo Sanson escreveu ao arcebispo de Mariana fazendo o pedido. O conteúdo da carta fora ignorado. Isso provocou um pedido oficial de Dom Silvério ao Superior dos Padres Camilianos de Pádua, para iniciar o trabalho em Mariana.

CANTO INICIAL

ANIMADOR: Caríssimos, rezemos sincera e devotamente esta Novena em louvor a São Camilo, nosso fundador e inspirador no seguimento de Jesus Cristo, o rosto da misericórdia do Pai.

ABERTURA
Reunidos num só coração e numa só alma, filhos e devotos de São Camilo. Invoquemos a Santíssima Trindade. (Cantando ou Rezando)
T.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
A.: Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.
T.: Socorrei-nos sem demora.
A.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
T.: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

ANIMADOR: Apresentemos nossas intenções espontâneas, para o primeiro dia de nossa Novena.

ORAÇÃO DO DIA

OREMOS: Ó São Camilo, sabendo que não há maior amor do que dar a vida pelo irmão, suportaste com paciência diversas enfermidades durante a vida, sem deixar o serviço em benefício dos doentes. Intercede junto a Deus para termos a força necessária a fim de vencer os males que afligem nossa vida, a de nossos parentes e amigos. Ajuda-nos a acolher a vontade divina em nossa vida. Assim seja.

REFLETINDO SOBRE O TEMA: A cruz vermelha
A.: No sonho da mãe – Camila – germinava uma nova escola de caridade.
T.: São Camilo, ó santo da cruz vermelha, ensina-nos a amar e a servir.
A.: A opção pelos sofredores e doentes é opção do próprio Deus.
T.: São Camilo, ajuda-nos a ter um coração solidário.

PENSAMENTO – Enquanto procurava cuidar de sua ferida, Camilo de Lellis percebeu como os doentes de sua época, além de sofrer com a enfermidade, eram tratados com indiferença. Pedimos a graça da sensibilidade e do acolhimento.

ILUMINADOS PELA PALAVRA

Canto de aclamação:
Eu vim para escutar tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.
O mundo ainda vai viver tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.
Texto Bíblico: (Mt 14, 13-14)

ANIMADOR: O Senhor esteja convosco
T: Ele está no meio de nós

ANIMADOR: Proclamação do Evangelho Segundo São Mateus:
T: Glória a vós Senhor
“A essa notícia, Jesus partiu dali numa barca para se retirar a um lugar deserto, mas o povo soube e a multidão das cidades o seguiu a pé. Quando desembarcou, vendo Jesus essa numerosa multidão, moveu-se de compaixão para ela e curou seus doentes.” Palavra da Salvação

BREVE REFLEXÃO
CANTO MEDITATIVO
PRECES

ANIMADOR: Dirijamos nossas preces a Deus, com fé e confiança por intercessão de São Camilo. (Cantando ou rezando):
São Camilo, rogai por nós, intercedei a Deus por nós.
1. Que tenhamos um coração compassivo, que saiba amar, acolher, perdoar semelhantes ao Coração de Jesus:
2. Que possamos contar com o auxílio de Deus, e jamais perder Deus que fala nos detalhes de nossa vida:
3. Que todos aqueles que nos acompanham através das mídias sociais possam alcançar de Deus a segurança que esperam em suas vidas:
4. Que sigamos os exemplos de São Camilo, vivendo a caridade incondicional:
5. Rezemos por nossas famílias para que busquem viver os exemplos da Família de Nazaré:

ANIMADOR – Atendei, Senhor, nossos pedidos (fazer o pedido), mas que antes se faça vossa vontade, por Cristo Nosso Senhor. T. Amém.
Pai Nosso... Ave Maria...Glória ao Pai...

SAUDAÇÃO MARIANA

ANIMADOR: Voltando nosso Olhar a Nossa Senhora, a qual nosso Pai fundador tinha tanto apreço e devoção e a ela saudemos. (Cantando ou Rezando)
Salve Rainha mãe de Deus, / És Senhora nossa mãe, nossa doçura, / Nossa luz, doce Virgem Maria. / Nós a ti clamamos, filhos exilados, / Nós a ti voltamos nosso olhar confiante. / Volta para nós, oh mãe, / Teu semblante de amor. / Dá-nos teu Jesus, oh mãe, / quando a noite passar. / Salve Rainha mãe de Deus, / És auxílio dos cristãos, / Oh mãe clemente, mãe piedosa, / Doce Virgem Maria.

AOS PÉS DE CAMILO

ANIMADOR: Os Santos foram aqueles que seguiram os passos do
Cristo, mesmo diante dos ventos contrários da Vida. Se reclinaram a exemplo de João, sobre o peito de Jesus, e de seu coração aprenderem os mistérios mais sublimes do Coração de Deus. São Camilo se fez servo, vivendo o amor incondicional pelos doentes. Por ele chamados de as pupilas do Coração de Deus. Hoje é honrado por nós porque antes de tudo foi honrado por Deus, que cobriu sua alma de pureza e virtudes. Por isso Invoquemos sua intercessão.

LADAINHA DE SÃO CAMILO

ORAÇÃO À SÃO CAMILO DE LELLIS – Glorioso São Camilo, volve um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concede aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dá aos que cuidam dos doentes competência, dedicação e amor. Ajuda-os a entender o mistério do sofrimento como meio de redenção e caminho para Deus. Tua proteção conforte os doentes e seus familiares e os encoraje na vivência do amor. Abençoa os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém. São Camilo de Lellis, roga a Deus por nós.

ANIMADOR: Com fé e devoção, cantemos o Hino de São Camilo de Lellis.
Hino a São Camilo (a escolher)

ANIMADOR: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no
princípio agora e sempre. Amém.

DESPEDIDA/ENVIO:
P. O Senhor esteja convosco
T. Ele está no meio de nós
P. A nossa proteção está no nome do Senhor
T. Que fez o céu e a terra
P. Bendito seja o nome do Senhor
T. Agora e para sempre

BENÇÃO DA FAMÍLIA

OREMOS: Nós Vos bendizemos, Senhor, que, na vossa infinita misericórdia, quisestes que o vosso Filho, feito homem, fizesse parte duma família humana, crescendo no ambiente da intimidade doméstica e conhecendo as suas preocupações e alegrias. Humildemente vos pedimos, Senhor: guardai e protegei esta família, para que, fortalecida pela vossa graça, goze de prosperidade, viva na concórdia e, como Igreja doméstica, seja no mundo testemunha da vossa glória. Por Nosso Senhor. T. Amém
Nosso Senhor Jesus Cristo, que viveu com a sua família em Nazaré, esteja sempre presente na vossa família, a defenda de todo o mal e vos conceda a graça de serdes um só coração e uma só alma. T. Amém
P. Por intercessão de São Camilo abençoei-vos o Deus todo poderoso:
Pai, Filho e Espírito Santo.
P. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

SEGUNDO DIA DA NOVENA - O NASCIMENTO DE SÃO CAMILO

Memória Histórica - 2º dia: Pe. Inocente Radrizzani o missionário camiliano do Norte da Itália
No dia 20 de agosto de 1922, em Verona, Província Lombardo-Vêneta, na casa de Santa Maria do Paraíso, na solenidade da Assunção de Nossa Senhora, foi o dia escolhido pelo Pe. Inocente pare se despedir da sua comunidade. Foi afetuosa aquela despedida. Após a Santa Missa cantada, padres, clérigos e irmãos reuniram-se num ágape fraterno. Preparando-se para partir para o novo mundo e em novas terras deveria continuar mostrando o seu amor pela Ordem dos Ministros dos Enfermos e testemunhar o cuidado aos enfermos.
Homem de fé inabalável na Providência divina, espírito de liderança, espiritualidade orante e visão de futuro. Preocupado com as vocações e com as missões camilianas. Agradecemos ao Deus da vida pela doação e pelo lindo testemunho que Pe. Inocente deixou como herança para a ordem no Brasil.

CANTO INICIAL

ANIMADOR: Caríssimos, rezemos sincera e devotamente esta Novena em louvor a São Camilo, nosso fundador e inspirador no seguimento de Jesus Cristo, o rosto da misericórdia do Pai.

ABERTURA
Reunidos num só coração e numa só alma, filhos e devotos de São Camilo. Invoquemos a Santíssima Trindade. (Cantando ou Rezando)
T.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
A.: Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.
T.: Socorrei-nos sem demora.
A.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
T.: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

ANIMADOR: Apresentemos nossas intenções espontâneas, para o primeiro dia de nossa Novena.
ORAÇÃO DO DIA 

OREMOS: Ó São Camilo, impressionado com o abandono em que viviam os enfermos, recebeste de Jesus a inspiração de criar uma companhia de irmãos para cuidar com amor dos doentes. Ajuda-nos a entender que é importante, diante de Deus, tratar com amor quem sofre. Nos momentos difíceis da vida, dá-nos coragem para não desanimar. Assim seja.

REFLETINDO SOBRE O TEMA: O NASCIMENTO DE SÃO CAMILO

A.: Camilo nasceu numa família temente a Deus, aos 25 de maio de 1550.
T.: “O que temos pertence aos pobres, e só o que lhes damos torna-se nosso”.
A.: Esteve junto aos doentes, sobretudo, nos momentos de incertezas, para ser sinal de esperança.
T.: “Cuidem dos doentes, com o mesmo amor com que uma mãe ama seu filho único doente”.

PENSAMENTO – Sabemos que Deus nos criou para a alegria, o prazer, a felicidade. O sofrimento não é desejo de Deus; no entanto, das situações difíceis da vida é possível tirar lições valiosas. Foi assim na vida de São Camilo. Peçamos a graça de aprender com o sofrimento.

ILUMINADOS PELA PALAVRA

CANTO DE ACLAMAÇÃO
É como a chuva que lava, é como fogo que arrasa tua Palavra, é assim não passa por mim sem deixar um sinal (bis)
Texto Bíblico: Mc 10, 46-52

ANIMADOR: O Senhor esteja convosco
T: Ele está no meio de nós

ANIMADOR: Proclamação do Evangelho Segundo São Marcos:
T: Glória a vós Senhor
Chegaram a Jericó. Ao sair dali, Jesus, seus discípulos e numerosa multidão, estava sentado à beira do caminho, mendigando, Bartimeu, que era cego, filho de Timeu. Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!”. Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!”. Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Chamaram o cego, dizendo-lhe: “Coragem! Levanta-te, ele te chama”. Lançando fora a capa, o cego ergueu-se de um salto e foi ter com ele. Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: “Que queres que te faça?” “Rabôni” –, respondeu-lhe o cego – “que eu veja!”. Jesus disse-lhe: “Vai, a tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.” Palavra da Salvação

BREVE REFLEXÃO
CANTO MEDITATIVO
PRECES

ANIMADOR: Dirijamos nossas Preces ao Bom Pastor, para que por intermédio de São Camilo escute nossas súplicas. (Cantando ou rezando)
São Camilo, rogai por nós, intercedei a Deus por nós.
Por todos aqueles que sofrem provações para que não desanimem em sua caminhada, mas se mantenham firmes na fé, cantemos:
Ensina-nos a perceber teu rosto nos sofredores, cantemos:
Rezemos por toda a Nossa Igreja para que continue a semear a paz e a esperança aos corações, cantemos:
Rezemos pela nossa Província Camiliana, para que seja sinal de luz e esperança ao nosso povo, de maneira especial aos enfermos, cantemos:
(Pai-Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

ANIMADOR: Senhor Jesus, estas são as preces que vos dirigimos com simplicidade e fé, olhai por aquelas que ficaram no íntimo de nosso coração. Por Cristo Nosso Senhor. T. Amém

SAUDAÇÃO MARIANA

ANIMADOR: Voltando nosso Olhar a Nossa Senhora, a qual nosso Pai fundador tinha tanto apreço e devoção e a ela saudemos. (Cantando ou Rezando)
Salve Rainha mãe de Deus, / És Senhora nossa mãe, nossa doçura, / Nossa luz, doce Virgem Maria. / Nós a ti clamamos, filhos exilados, / Nós a ti voltamos nosso olhar confiante. / Volta para nós, oh mãe, / Teu semblante de amor. / Dá-nos teu Jesus, oh mãe, / quando a noite passar. / Salve Rainha mãe de Deus, / És auxílio dos cristãos, / Oh mãe clemente, mãe piedosa, / Doce Virgem Maria.

AOS PÉS DE CAMILO

ANIMADOR: São Camilo viveu com disponibilidade o Chamado de Deus. Entregou sua vida ao cuidado com os doentes e sofredores. Com uma mãe cuida de seu filho querido assim ele os dedicava sua atenção. Compreendeu o mandamento do Amor dado pelo Cristo. E mais que simplesmente pregar este Amor o testemunhou na sua vida. Por isso Invoquemos sua intercessão.

LADAINHA DE SÃO CAMILO

OREMOS: Ó Deus que escolhestes São Camilo para ensinar uma nova maneira de caridade para com os enfermos, fazei que sigamos seu exemplo dando-nos inteiramente aos que sofrem como leal testemunha do seu amor. Por Cristo nosso Senhor. T: Amém

ORAÇÃO A SÃO CAMILO DE LELLIS – Glorioso São Camilo, volve um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concede aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dá aos que cuidam dos doentes competência, dedicação e amor. Ajuda-os a entender o mistério do sofrimento como meio de redenção e caminho para Deus. Tua proteção conforte os doentes e seus familiares e os encoraje na vivência do amor. Abençoa os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém. São Camilo de Lellis, roga a Deus por nós.

ANIMADOR: Com fé e Devoção, cantemos o Hino de São Camilo de Lellis.

HINO A SÃO CAMILO (A ESCOLHER)

ANIMADOR: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amém.

DESPEDIDA/ENVIO:

BÊNÇÃO DA SAÚDE
P. Deus Pai, vos conceda a sua benção. T. Amém.
P. Deus Jesus Cristo Filho vos conceda a saúde dos enfermos. T. Amém.
P. O Espírito Santo vos ilumine e console. T. Amém.
OREMOS: O Senhor vos abençoe e proteja, volva seu olhar e tenha compaixão de vós. Que o Senhor mostre sua face misericordiosa e vos dê a paz e vos conceda a almejada saúde. Jesus que aliviou os sofrimentos, curou as doenças e libertou os possessos do mal, afaste de vós todos os males e enfermidades. Vos abençoe Jesus Cristo com sua Mãe, a Virgem Maria. T. Amém
P. Abençoe-vos o Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.
T. Amém
P. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.

TERCEIRO DIA DA NOVENA - A JUVENTUDE DE SÃO CAMILO

Memória Histórica - 3º dia: Pe. Eugenio Dalla Giácoma – o companheiro da missão camiliana no Brasil
O Pe. Eugenio Dalla Giácoma fora escolhido pelo padre Geral Alfonso Maria Andrioli, para ser o companheiro missionário em terras brasileiras. Logo que ficara sabendo da notícia da vinda para o Brasil, Pe. Inocente e Pe. Eugenio começaram os preparativos e as práticas para o embarque. Antes de deixar a Itália, foram pela última vez visitar o padre Geral que estava de cama, gravemente enfermo. Escondia as dores lancinantes e contínuas com doce e constante sorriso. Deu várias recomendações aos missionários e, em tom paternal, os abençoou para a nova empreitada. Na missão no Brasil teve as seguintes funções: cronista da ordem e encarregado da parte administrativa da missão.

CANTO INICIAL

ANIMADOR: Caríssimos, rezemos sincera e devotamente esta Novena em louvor a São Camilo, nosso fundador e inspirador no seguimento de Jesus Cristo, o rosto da misericórdia do Pai.

ABERTURA
Reunidos num só coração e numa só alma, filhos e devotos de São Camilo. Invoquemos a Santíssima Trindade. (Cantando ou Rezando)
T.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
A.: Vinde, ó Deus, em nosso auxílio.
T.: Socorrei-nos sem demora.
A.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
T.: Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

ANIMADOR: Apresentemos nossas intenções espontâneas, para o primeiro dia de nossa Novena.

ORAÇÃO DO DIA

OREMOS: Ó São Camilo, inspirado pelo exemplo do bom samaritano, tanto lutaste para melhorar o atendimento aos doentes. Faz que, em nosso país, haja mais preocupação e responsabilidade na assistência aos doentes, nos hospitais e em todos os ambientes de saúde. Dá aos que têm saúde sempre mais alegria em atender os enfermos. Que todos creiam na imensa riqueza de bens que Deus reserva àqueles que o amam e amam seus irmãos. Assim seja.

REFLETINDO SOBRE O TEMA – A juventude de São Camilo
A.: Na adolescência, Camilo ficou órfão de pai e mãe. Nas aventuras e desventuras da vida, tornou-se soldado e tomou gosto pelos jogos.
T.: Por Deus, somos impelidos a crescer no amor solidário pela prática da generosidade e fraternidade.
A.: Camilo passou por muitas dificuldades e sofrimentos; no entanto, a graça de Deus o guiava pelas estradas da vida.
T.: Assim, como São Camilo, sejamos fiéis à prática das obras de misericórdia, corporais e espirituais.
PENSAMENTO - A experiência de vida de São Camilo fez com que ele percebesse a presença de Jesus nos sofredores. Para ele, cuidar de um doente era o mesmo que cuidar do próprio Filho de Deus.

ILUMINADOS PELA PALAVRA
Canto de aclamação
Palavras de Salvação somente o céu tem pra dar, por isso o meu coração se abre para escutar.
Texto Bíblico (Lc 10, 25-37)

ANIMADOR: O Senhor esteja convosco
T: Ele está no meio de nós

ANIMADOR: Proclamação do Evangelho Segundo São Lucas
T: Glória a vós Senhor
Naquele tempo, levantou-se um doutor da lei e perguntou a Jesus para O experimentar: “Mestre, que hei de fazer para receber como herança a vida eterna?”. Jesus disse-lhe: “Que está escrito na lei? Como lês tu?”. Ele respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento; e ao próximo como a ti mesmo”. Disse-lhe Jesus: “Respondeste bem. Faz isso e viverás”. Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”. Jesus, tomando a palavra, disse: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores. Roubaram-lhe tudo o que levava, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o meio morto. Por coincidência, descia pelo mesmo caminho um sacerdote; viu-o e passou adiante. Do mesmo modo, um levita que vinha por aquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, passou junto dele e, ao vê-lo, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas deitando azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas, deu-as ao estalajadeiro e disse: ‘Trata bem dele; e o que gastares a mais eu te pagarei quando voltar’. Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?”. O doutor da lei respondeu: “O que teve compaixão dele”. Disse-lhe Jesus: “Então vai e faz o mesmo”. Palavra da Salvação

BREVE REFLEXÃO
CANTO MEDITATIVO

PRECES
ANIMADOR: Dirijamos nossas preces a Deus, com fé e confiança por intercessão de São Camilo. (Cantando ou Rezando)
São Camilo, rogai por nós, intercedei a Deus por nós.
Pelos nossos jovens para que cresçam em sabedoria e graça diante de Deus, cantemos:
Por todos nós aqui presentes em assembleia, para que testemunhemos Deus nos pecados detalhes de nossa vida, cantemos:
Por todos os vocacionados a quem o Senhor chama a segui-lo, a exemplo de São Camilo, imitem fielmente a Cristo pobre, cantemos:
Por aqueles que mais sofrem neste mundo, para que sintam a proteção e o amor de Deus e não desanimem em sua caminhada, cantemos:
(Pai- Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

ANIMADOR: Senhor nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com simplicidade e fé, olhai por aquelas que ficaram no íntimo de nosso coração. Por Cristo Nosso Senhor. T: Amém

SAUDAÇÃO MARIANA

ANIMADOR: Voltando nosso Olhar a Nossa Senhora, a qual nosso Pai fundador tinha tanto apreço e devoção e a ela saudemos. (Cantando ou Rezando)
Salve Rainha mãe de Deus, / És Senhora nossa mãe, nossa doçura, / Nossa luz, doce Virgem Maria. / Nós a ti clamamos, filhos exilados, / Nós a ti voltamos nosso olhar confiante. / Volta para nós, oh mãe, / Teu semblante de amor. / Dá- nos teu Jesus, oh mãe, / quando a noite passar. / Salve Rainha mãe de Deus, / És auxílio dos cristãos, / Oh mãe clemente, mãe piedosa, / Doce Virgem Maria.

AOS PÉS DE CAMILO

ANIMADOR: “São Camilo fez uma experiência marcante com o crucificado que o marcou profundamente. Se deixou interpelar pelo amor de Deus. E anunciou este amor aos mais necessitados.” Por isso clamemos de Deus sua intercessão por nós.

LADAINHA DE SÃO CAMILO

ORAÇÃO A SÃO CAMILO DE LELLIS – Glorioso São Camilo, volve um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concede aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dá aos que cuidam dos doentes competência, dedicação e amor. Ajuda-os a entender o mistério do sofrimento como meio de redenção e caminho para Deus. Tua proteção conforte os doentes e seus familiares e os encoraje na vivência do amor. Abençoa os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém. São Camilo de Lellis, roga a Deus por nós.

ANIMADOR: Com fé e Devoção, cantemos o Hino de São Camilo de Lellis.

HINO A SÃO CAMILO

ANIMADOR: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amém.
DESPEDIDA/ENVIO:
P. O Senhor esteja convosco
T. Ele está no meio de nós
P. A nossa proteção está no nome do Senhor
T. Que fez o céu e a terra
P. Bendito seja o nome do Senhor
T. Agora e para sempre

BÊNÇÃO DOS JOVENS

OREMOS: Deus misericordioso, que em Teu imenso amor de Pai, enviastes Seu amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, para nos trazer a salvação; conceda-nos a bênção e a proteção, para que superemos as trevas e ressuscitemos com Cristo para uma vida nova; e, animados pela força do vosso Santo Espírito, sejamos sempre testemunhas de Tua bondade, santificando nossa vida cotidiana com gestos que produzam frutos de santidade e sementes de paz. Amém!
P. Por intercessão de São Camilo abençoei-vos o Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo.
P. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.




Mais em São Camilo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •