São CamiloVocação
 
 
 
 

Curiosidades que todo católico deve saber sobre a Bíblia Sagrada

22.08.2023 | 6 minutos de leitura
Igreja
Curiosidades que todo católico deve saber sobre a Bíblia Sagrada

Setembro é o mês dedicado à Bíblia, livro tão importante que nos mantém firmes na vida de oração, é fonte de vida e via de salvação para nós, católicos. Saiba mais sobre o valor da Sagrada Escritura aqui.

Você conhece profundamente a Palavra de Deus? Já se perguntou o que significa o termo Bíblia ou em qual idioma ela foi originalmente escrita?

Hoje iremos tirar essas dúvidas e responder outros questionamentos para que você compreenda melhor o significado e a importância da Bíblia Sagrada. Vamos lá?
 
1.  Qual o significado da palavra Bíblia?

O termo “Bíblia” vem de “biblos” e tem origem grega. A palavra nomeia o papiro, planta utilizada para produzir os rolos usados para escrever. Esses rolos de papiro são identificados como a forma mais antiga de livros. Bíblia é o plural de biblos, e significa “livros”. Visto que a Bíblia Sagrada é um conjunto de vários livros, o termo utilizado é apropriado para sua identificação. Porém, no latim, a palavra é remetida exclusivamente aos livros que compõem a Sagrada Escritura.
 
2. E quantos livros a Bíblia tem?

Ao todo são 73 livros divididos em Antigo e Novo Testamento, do Antigo Testamento fazem parte 46 livros e do Novo, 27.
 

3. Como é feita a divisão dos livros?

A Palavra de Deus é recheada com vários gêneros literários diferentes. Temos os históricos, as cartas, os cânticos e muitos outros. Além de ser dividida por Testamento, a Bíblia também pode ter outra categorização.

Os cinco primeiros livros são chamados Pentateuco. Fazem parte o Gênesis, Êxodos, Levítico, Números e Deuteronômio. A próxima classificação são os livros históricos, que narram o caminho do povo de Deus desde a chegada à Terra Prometida até a revolta dos Macabeus. Deste grupo fazem parte 16 livros: Josué, Juízes, Rute, Samuel I, Samuel II, Reis I, Reis II, Crônicas I, Crônicas II, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus I e Macabeus II.  

Depois dos livros históricos chegam os livros Sapienciais, que tratam de temas da sabedoria judaica. Sete livros compõem este grupo: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico. A seguir, temos os 18 livros proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

No Novo Testamento o primeiro grupo são os quatro Evangelhos, que anunciam a Boa Nova de Cristo. Temos o Evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João. Existe ainda uma continuação do Evangelho de Lucas, o Atos dos Apóstolos, um livro histórico que narra os acontecimentos que sucederam a Ascensão do Senhor e o início da Igreja.

Após os Atos temos as 13 cartas enviadas pelo Apóstolo São Paulo para orientar, exortar e dar conselhos práticos à comunidades e pessoas específicas. As outras cartas foram escritas por vários autores diferentes, entre eles os apóstolos Pedro e João: Epístola aos Romanos, I Epístola aos Coríntios, II Epístola aos Coríntios, Epístola aos Gálatas, Epístola aos Efésios, Epístola aos Filipenses, Epístola aos Colossenses, I Epístola aos Tessalonicenses, II Epístola aos Tessalonicenses, I Epístola a Timóteo, II Epístola a Timóteo, Epístola a Tito, Epístola a Filemôn, Epístola aos Hebreus, Epístola de Tiago, I Epístola de Pedro, II Epístola de Pedro, I Epístola de João, II Epístola de João, III Epístola de João e Epístola de Judas.

Por fim, a Bíblia Sagrada tem o livro do Apocalipse de São João, um livro único e que se aproxima muito do gênero profético.

4.  A Bíblia foi escrita originalmente em quais idiomas?

Em três idiomas: hebraico, grego e aramaico. O principal era o hebraico, inclusive, judeus mais radicais só aceitavam os livros do Antigo Testamento que eram escritos na língua hebraica, capítulos escritos em grego eram rejeitados. Já o Novo Testamento foi escrito inteiramente na língua grega.

5.  Quem foi o primeiro tradutor da Bíblia Sagrada?

A tradução da Bíblia para o latim, língua oficial da Igreja no século I, foi feita no ano de 379 por São Jerônimo, sacerdote e doutor nas Sagradas Escrituras, a pedido do Papa Dâmaso. Seu trabalho levou mais de 40 anos e para ser realizado, ele utilizou várias traduções diferentes dos livros da Bíblia, buscando se aproximar o máximo possível do sentido original do texto.
Até 1530 a tradução feita pelo Santo foi a única versão oficial da Igreja e era conhecida por ser vulgata, ou seja, em linguagem comum.

 
6.  A Bíblia foi o primeiro livro impresso em larga escala

Na Idade Média, por volta da década de 1450, na Alemanha, uma criação revolucionou a história. Johannes Gutenberg criou a prensa móvel, a primeira máquina a permitir a reprodução de livros em larga escala, algo impossível na época e que o tornou conhecido.

As páginas reproduzidas pela prensa eram forjadas em letras em chumbo e ajustadas manualmente. Foi Gutenberg quem imprimiu a Bíblia em larga escala, com cerca de 180 cópias. A versão reproduzida por ele foi chamada de Vulgata e continha 641 páginas.
 

7.  A Bíblia é o livro mais vendido e traduzido do mundo

Há cerca de 50 anos a Bíblia Sagrada é o maior best-seller mundial. A estimativa de vendas afirma que, até 2021, mais de 3,9 bilhões de exemplares já haviam sido vendidos em todo o mundo. É muita coisa, né? A Bíblia que você tem aí na sua casa é lida com frequência? É importante lermos a Palavra e nos tornarmos amigos de Deus por meio dela. Clique aqui e saiba como isso é possível.

Já a tradução completa do livro foi feita para mais de 733 idiomas, de acordo com a Federação das Sociedades Bíblicas Unidas. Estima-se ainda que, parcialmente, a Bíblia já foi traduzida para mais de 3600 línguas.
 
Muito legal, né? Que neste mês da Bíblia possamos aprender mais sobre a Palavra de Deus e nos aprofundarmos na vida de oração junto da Sagrada Escritura!
Tem mais alguma curiosidade que você sabe e não está aqui? Conta pra gente nas nossas redes sociais!



Mais em Igreja
  •  
  •  
  •  
  •