São CamiloProvíncia
 
 
 
 

Frases inspiradoras de São Camilo de Lellis

15.06.2019 | 4 minutos de leitura
São Camilo
Frases inspiradoras de São Camilo de Lellis

A vida dos santos é sempre um bom referencial para lembrar, a todo momento, que é possível atender o chamado de Deus à santidade. Os seus ensinamentos mostram que a diferença da vida em santidade está na doação ao próximo e na forma de enxergar as situações com amor, como o próprio Deus faria.

São Camilo de Lellis é um desses santos. Ele foi um homem que viveu uma vida simples e sua maior aspiração, depois de ouvir o chamado de Deus, era doar-se ao próximo. Camilo nasceu na Itália, em 25 de maio de 1550. Sua vocação foi inspirada a partir de sua própria experiência de vida.

Antes de sua conversão, Camilo de Lellis viveu uma intensa vida de pecados. Entregue ao vício do jogo, perdeu tudo o que possuía, a ponto de ficar em miséria total. Ele conviveu com uma profunda chaga no peito do pé direito, enfermidade que o acompanhou durante toda a sua vida, fazendo-o ir de hospital em hospital, até bater na porta dos franciscanos capuchinhos.

Seu processo de conversão teve início aos 25 anos de idade. No Hospital São Tiago, em Roma, Deus suscitou nele a santidade de ver nos doentes a pessoa de Cristo. Camilo, no cuidado do doente, buscava enxergar a totalidade do ser humano. Ele percebia que era preciso cuidar do espiritual e do corporal também, uma vez que o corpo precisa estar sadio para poder compreender a mensagem do Evangelho. Por isso, era preciso promovê-lo.

Do sim a Deus, nasceu uma nova ordem religiosa

Atendendo ao chamado que Deus lhe fez, Camilo começou a cuidar dos doentes. Aos poucos, outros homens foram se juntando a ele. Nascia assim, uma nova ordem religiosa: a Ordem dos Ministros Enfermos. 

Muito preocupado com o cuidado dos doentes, São Camilo escreveu algumas regras que deveriam ser observadas por todos. Elas são muito simples e demonstram todo o cuidado humano e espiritual que o santo tinha com os enfermos. A primeira regra é:

Em primeiro lugar, cada qual peça a Deus que lhe dê um afeto materno para com o próximo, a fim de poder servi-lo com todo amor, tanto de alma quanto de corpo, pois, com a graça de Deus, desejamos servir todos os doentes com o mesmo carinho que uma extremosa mãe dedica ao seu filho doente.  

Outra regra diz: 

Na hora da refeição dos doentes, procure ajudar os mais graves, cuidando com muita diligência para que se alimentem. Comunique ao enfermeiro, ou a outro encarregado, como os doentes se alimentaram, sobretudo, quando alguns deles não se tenham alimentado suficientemente.


Páscoa e Santidade

Camilo de Lellis morreu aos 64 anos, em 14 de julho de 1614. No dia de sua morte, muitas pessoas foram lhe prestar condolências, pois já tinha fama de santidade. Ele foi beatificado em 1742 e canonizado apenas quatro anos depois, em 1746, pelo Papa Bento XIV.

No final do Século XIX, o Papa Leão XIII declarou São Camilo de Lellis, junto com São João de Deus, patrono de todos os hospitais do mundo. O Papa Pio IX o declarou patrono de todos os profissionais que trabalham em hospitais. 

Ensinamentos

Os ensinamentos de São Camilo de Lellis são muito profundos e ligados ao cuidado da pessoa por inteiro. Ele queria que todos os doentes fossem devidamente assistidos e pudessem recuperar o corpo e a alma. 



Separamos abaixo, algumas frases deste santo para que você possa se inspirar no seu caminho de santidade:

“Hoje Deus quer de nós obras de caridade. Não seria boa aquela piedade que cortasse os braços da caridade“.

“O que temos pertence aos pobres, e só quando damos isto a eles, torna-se nosso”.

“Deixe tudo nas mãos de Deus e recorra a Nossa Senhora”.

“A caridade não procura a própria comodidade”.

“Os hospitais são os nossos jardins e as nossas missões”.

“Nada nos une mais a Deus do que a caridade”.

“Que ninguém pretenda entrar no céu sem a recomendação dos doentes e dos pobres”.

“Não faça oração que corta as asas da caridade”.

“Os doentes são a pupila e o rosto de Deus”.

“Todos peçam a Deus que lhes dê um amor de mãe para com o próximo”.

“Os doentes nos revelam o rosto de Deus”.

“Tudo passa, o bem permanece”.

Mais em São Camilo
  •  
  •  
  •