São CamiloVocação
 
 
 
 

Memória de São Camilo | Junho: São Camilo e o crucifixo

10.06.2020 | 2 minutos de leitura
São Camilo
Memória de São Camilo | Junho: São Camilo e o crucifixo

Quando Camilo iniciava seu trabalho de cuidado aos enfermos, reunindo um grupo de homens de boa vontade que se dispusessem a cuidar dos doentes com amor materno, ele se deparou com diversas barreiras e empecilhos. Em um desses momentos de dificuldade, Camilo teve uma profunda experiência com Jesus. 

“Um dia, Camilo encontrou o quartinho-oratório todo revirado, o altarzinho desfeito e até o crucifixo no chão. Superado o choque, retomou a coragem, recolheu Jesus e o levou para o seu quarto. Mas se sentia desencorajado e desorientado. Energia, determinação, entusiasmo – já enfraquecidos por meses de críticas, zombarias, suspeitas, obstruções, sabotagens – estavam se apagando como uma vela, e Camilo via cada vez mais escuro o futuro do seu pequeno grupo. Camilo entrou em crise. 

‘Por que tantas dificuldades, tantos problemas?’, protestava ajoelhado diante do crucifixo. ‘Tu não nos ajuda: talvez não quer que formemos esta companhia, talvez sejamos somente pobres iludidos e presunçosos. Faze-me conhecer a tua vontade, Senhor, e ajuda-me a realizá-la.’ 
O Crucifixo lhe respondeu. Enquanto o jovem rezava, Jesus desprendeu os braços da cruz, inclinou-se para ele e lhe disse: ‘Por que você se tortura, Camilo? Não seja fraco, não se entregue: continue a lutar e perseverar. Vai ver que conseguirá, porque aquilo que está fazendo não depende de você, mas é obra minha”.

A prodigiosa revelação reacendeu no coração de Camilo um ardor que não se apagaria nunca mais. As palavras de Jesus – relatadas por Camilo aos companheiros – deram nova confiança a todos e os deixaram mais determinados a superar qualquer obstáculo e a levar adiante sua obra, ou melhor, a obra Dele”.

- Mario Spinelli
Diante das dificuldades e problemas, muitas vezes entramos em desespero ou pensamos que Deus se esqueceu de nós. A experiência de Camilo com o crucifixo nos anima a perceber a presença de Deus em nossas vidas, caminhando conosco, cuidando de nós e de nossos sonhos e projetos. Que o exemplo de Camilo nos inspire na nossa caminhada, ajudando-nos a nos munir da fiel confiança de que Deus sempre está conosco, principalmente nos momentos mais difíceis. 

Mais em São Camilo
  •  
  •  
  •  
  •