São CamiloIgreja
 
 
 
 

O que São Camilo nos ensina em tempos de crise?

10.06.2020 | 4 minutos de leitura
São Camilo
O que São Camilo nos ensina em tempos de crise?

Quando a dificuldade bate à porta, qual a nossa primeira reação?

Momentos de crise são comuns na vida de toda pessoa. Por vezes, complexos e desesperadores, ou mesmo, pequenos e de rápida resolução, fato é que ninguém está imune aos problemas, sejam do dia a dia, sejam das grandes resoluções da nossa trajetória.

Mas, como se portar perante tais desafios?

Vivemos, hoje, um momento histórico de crise da humanidade, como poucas vezes antes se viu. Diante de uma inesperada pandemia, que abalou os sistemas de saúde do mundo inteiro, a sociedade precisou buscar formas de lidar com a situação em seus diversos âmbitos.

Todos foram afetados, em maior ou menor escala, pela doença e seus impactos na saúde, economia, educação, relações sociais e, até mesmo, na religião. Assim, o momento se mostra como exemplo propício para refletirmos sobre como lidamos com os problemas que se apresentam diante de nós.

São Camilo que, em sua vida, enfrentou diversas situações de crise pessoal, como a não possibilidade de seguir na carreira militar, a dispensa em sua primeira tentativa de seguir na vida religiosa, e a própria doença que o acometeu e foi a razão de grande parte de suas angústias, se mostra como grande exemplo de fibra para o enfrentamento de dificuldades.

Vejamos, então, alguns dos ensinamentos de São Camilo para os tempos de crise.

Manter a fé



Nos momentos mais difíceis de nossas vidas, o maior desafio é manter a fé nos propósitos de Deus para cada um de nós. Não enxergar saída para os problemas e se entregar ao desânimo e à descrença, se tornam os caminhos mais fáceis.

São Camilo, em sua trajetória, se viu muitas vezes, nesse ponto. E, então, precisou decidir entre desistir ou seguir em frente, ouvindo o que Deus esperava dele. Quando estamos abertos ao Senhor, Ele nos fala, como falou a São Camilo: 

“Não tenhas medo. Segue em frente que eu te ajudarei e estarei contigo”.

Ter a confiança de que o Senhor estará sempre conosco, é essencial para alcançar a superação nos momentos de crise. Somente mantendo a fé, teremos forças para lutar e vencer.


Ser positivo

Diante de todas as dificuldades que São Camilo enfrentou, seria natural que ele encarasse a vida com pessimismo e tristeza. Não poder seguir em sua carreira no exército, por conta da ferida em seu pé, depois, ser dispensado pelos franciscanos pelo mesmo motivo, poderiam ser, para ele, motivos para desistir de tudo.

Porém, a cada novo percalço, ele encarava como oportunidade para um novo caminho a seguir. Foi graças à sua saída do exército, que ele se juntou aos frades franciscanos, abrindo espaço em seu coração para perceber sua vocação religiosa.

Assim, São Camilo mostrou com suas atitudes que, quando algo nos é tirado, precisamos seguir em frente, enxergando em cada mudança, um redirecionamento na rota de nossas vidas. Uma atitude positiva faz com que tenhamos mais forças para superar as dificuldades e ter a consciência de que algo melhor está por vir.

Ajudar como puder

Muitas vezes, em nossas vidas, nos enxergamos como meras vítimas das situações e acreditamos que nada podemos fazer, por nós e/ou pelos outros. Essa poderia ter sido a postura de São Camilo ao se tornar paciente no Hospital São Tiago, de Roma, para onde foi indicado, pelos franciscanos, a ir se tratar.

Porém, apesar da realidade em que se encontrava, percebendo como o ambiente hospitalar era ruim e como os enfermos eram tratados sem nenhuma dignidade, decidiu ser, ele mesmo, um agente de mudança. Assim iniciou, se dispondo a ajudar em diversas atividades, até chegar ao cargo de administrador do hospital – algo impensável, no início de sua jornada ali. 

Este exemplo de São Camilo pode nos ensinar duas coisas. Primeiro: não importa a situação em que nos encontramos, sempre podemos ajudar em algo, por menor que seja. Segundo: situações que, num primeiro momento, pareçam apenas negativas, podem nos levar a descobrir um novo propósito, nos conduzindo a caminhos antes sequer imaginados e que mudam a nossa vida por completo para sempre!

Por sua vida e exemplo, São Camilo segue nos inspirando nos momentos mais difíceis. Manter a fé, ser positivo e ajudar como puder, são alguns de seus ensinamentos para todos nós e nos motivam a seguir em frente, sempre em busca da superação para uma vida melhor!

Mais em São Camilo
  •  
  •  
  •