São CamiloVocação
 
 
 
 

Quem foi São Camilo de Lellis?

01.11.2017 | 2 minutos de leitura
São Camilo
Quem foi São Camilo de Lellis?

Camilo de Lellis foi o fundador Ordem dos Ministros dos Enfermos, uma Ordem hospitalar diferente das existentes até o seu tempo. Nascido em 25 de maio de 1550, na Província de Abruzzo, na Itália. Camilo teve sua vocação inspirada a partir de sua própria experiência de vida, enxergando a necessidade de fundar uma nova Ordem a serviço da Igreja atenta às necessidades do seu tempo.


Antes de sua conversão, Camilo viveu uma intensa vida de pecados, entregue ao vício do jogo, que o levou a perder tudo que tinha e ficar em miséria total.


Ele conviveu com uma profunda chaga no peito do pé direito, enfermidade que o acompanhou durante toda a sua vida. Camilo foi de hospital em hospital para cuidar de sua ferida, até bater na porta dos franciscanos capuchinhos.


Com 25 anos começou o seu processo de conversão. No hospital São Tiago, em Roma, Deus suscitou nele a santidade de ver nos doentes a pessoa de Cristo. Camilo no cuidado do doente buscava enxergar a totalidade do ser humano, ou seja, não somente o espiritual, mas também o corporal. Como atesta um dos seus biógrafos: “O corpo assume, então, relevância, e passa a ser preciso promovê-lo e valorizá-lo. Por consequência, deve ser mudado também o tipo de presença cristã nos hospitais: é preciso buscar também a saúde do corpo, e não mais apenas a da alma. 


Foi esse o objetivo perseguido por Camilo de Lellis ao longo de toda a vida. Ele se expressa em termos que não há a menor dúvida. Propõe-se a servir os doentes ‘com aquela caridade Seguindo os passos de Camilo, os religiosos Camilianos são chamados a cuidar dos enfermos com o mesmo amor que uma mãe cuida de seu único filho enfermo. Dessa forma, Camilo torna-se, ainda hoje exemplo de humanização para todos os profissionais da área da saúde.


Aproveite para baixar o eBook sobre a vida de São Camilo que preparamos com muito carinho, ele é gratuito, e para baixar é só clicar aqui.

Mais em São Camilo
  •  
  •  
  •  
  •