São CamiloVocação
 
 
 
 

Vocação: chamado, caminho, resposta!

21.03.2019 | 3 minutos de leitura
Igreja
Vocação: chamado, caminho, resposta!

A beleza dos dons que Deus deu a cada um é o que nos torna diferentes uns dos outros e nos faz contribuir, cada qual à sua maneira e seu chamado, para a harmonia em sociedade.


A palavra vocação vem do latim “vocare”, significa: chamar. Ou seja, vocação é tudo aquilo que somos chamados por Deus a fazer na vida, algo que não tem explicação, trata-se verdadeiramente de algo para o qual nos sentimos chamados a abraçar como missão.

 

Ao nascer, todos somos chamados, em primeiro lugar por Deus, a viver a santidade, esta é a vocação comum a todos os seres humanos. Mas, posteriormente, cada um atende a uma vocação específica designada por Deus, esta que pode ou não ser acolhida por cada um, segundo o livre-arbítrio.


• Como entender esse chamado?


Atualmente, a Igreja projeta nos jovens o seu futuro, afinal, são eles que poderão se envolver e conduzir as próximas gerações, mantendo a tradição católica. Então, há uma atenção especial a este público a fim de que ele escute o chamado de Deus à sua missão na terra.

 

Os jovens, por estarem no começo da vida, fazendo escolhas, são os protagonistas quando o assunto é vocação. É preciso auxiliá-los nessa trajetória ou, sendo um destes jovens, buscar alternativas para escutar a voz de Deus e entender verdadeiramente qual o seu chamado.

 

• Qual caminho percorrer?


Para escutar o chamado de Deus e entender com clareza a nossa vocação precisamos nos dedicar, nos preocupar de fato com um bom discernimento na hora de interpretar o que Deus espera de nós.

 

Então, para discernir uma vocação, é necessário avaliar principalmente dois pontos: nível de interesse e nível de aptidão para bem realizar o que aquele trabalho de interesse exige. Não basta somente gostar e não basta somente saber fazer, é preciso gostar e saber fazer, para um bom entendimento desse chamado. 

 

Em segundo lugar, para ajudar nesse autoconhecimento, é essencial se observar, fazer reflexões, analisar nossas as aptidões e qualidades, compreender nossos verdadeiros dons à luz da unção do Espírito Santo.


Em terceiro lugar, contar com o apoio psicológico e orientação espiritual.

 

Todas essas iniciativas contribuem para conseguir ser mais assertivo nas interpretações e juntando as peças deste enorme quebra-cabeças, com muita oração, visualizar o cenário da sua vida.

 

• A resposta que damos a Deus


A escolha entre acolher a vontade de Deus ou não para a nossa vida é exclusiva de cada pessoa. Justamente por isso, é que Deus nos dá o livre-arbítrio, a liberdade, mas é preciso pensar: será que ignorando o chamado à vocação que Deus nos deu seremos plenamente felizes?

 

Caso você ainda tenha dúvidas sobre sua vocação pesquise bastante, converse com pessoas e abra os ouvidos, pois até mesmo por meio das pessoas e leituras, Deus fala conosco. Ler a Palavra e rezar é essencial nesse percurso.

Que tal aproveitar e conhecer também a Província Camiliana? Caso você tenha uma vocação sacerdotal, se aproximando e vendo de perto nossa forma de atuação, com certeza será mais fácil tomar percepção sobre essa possível vocação ou até mesmo para alguma outra, como a missionária. Entre em contato conosco!

 

Continue a navegar em nosso blog e acompanhe ainda outros conteúdos sobre discernimento vocacional, entre outros. Venha conhecer o carisma camiliano! 

 

 

Mais em Igreja
  •  
  •  
  •  
  •