São CamiloIgreja
 
 
 
 

A importância dos profissionais da saúde

03.06.2020 | 4 minutos de leitura
Saúde
A importância dos profissionais da saúde

Vivemos um momento inusitado, em que todo o foco se volta para a área da saúde. Diante de uma pandemia com enormes proporções, profissionais do mundo inteiro unem forças para lutar contra uma nova doença, que desafia a ciência e a sociedade.

Neste cenário, os profissionais da saúde se tornam protagonistas de toda a situação, responsáveis não somente pelos cuidados, propriamente ditos, para com os enfermos, como também, pela descoberta de uma cura ou vacina.

Mas, seu trabalho, muitas vezes, se torna invisível. Em tempos normais, no seu dia a dia, o profissional da saúde luta, caso a caso, para vencer a doença e a morte. E, todos nós, dependemos em algum momento de nossas vidas, receber seus cuidados.

Por isso, sua importância é tão grande! Reconhecer o papel desses profissionais e sua atuação é garantir mais saúde e qualidade de vida para todos.

Exemplo de São Camilo


São Camilo, ao longo de sua vida, pôde conhecer de perto, as duas esferas dessa realidade. Como enfermo, vivenciou as mazelas de depender de cuidados, quando, por vezes, os cuidadores não tinham a menor compaixão e sensibilidade em seu modo de tratar os doentes.

Por outro lado, justamente por reconhecer o chamado de Deus para essa missão, identificou, na prática, a necessidade de profissionais que tivessem uma atuação mais humana e compassiva.

Assim, dedicou a sua vida para o cuidado dos enfermos, mesmo sendo ele, também um. E, por sua total doação ao trabalho para a saúde, é reconhecido pela Igreja Católica como patrono dos doentes e dos hospitais do mundo inteiro.

Trabalho e vocação


Atuar na área da saúde requer muito amor pela vocação. Os desafios são tamanhos – lidar com as enfermidades físicas e emocionais do ser humano, demandam dedicação extrema. 

Seja na busca pelo conhecimento e aprimoramento profissional, no refinamento da sensibilidade para o trato do doente, no próprio bem-estar, por estar tão exposto a todo um ambiente de estresse e pressão, esse profissional é desafiado a todo instante.

Aquele que se sujeita a atuar em funções relacionadas com a saúde, dá seu sim a um chamado especial, e assume uma nobre vocação. O cuidado com a vida se torna sua maior prioridade e, esse cuidado, é reflexo de amor e doação.

Constante evolução


Outra realidade na vida dos profissionais dessa área, é a necessidade de capacitação e aprimoramento. Carreiras que demandam anos de estudos, diversas especializações, evoluções nas formas de trabalho que surgem com a tecnologia e, até mesmo, novas doenças, que exigem mais estudos e pesquisas.

Tudo isso faz parte da rotina de médicos, enfermeiros, terapeutas, cientistas, pesquisadores e tantos outros profissionais ligados à saúde. São desafios diários que, somente com grande empenho, podem ser vencidos.

Contar com toda essa dedicação, gera sentimento de segurança na sociedade que, ao necessitar de atendimentos médicos, pode ter a confiança de receber o tratamento adequado.

Desafios estruturais


Por outro lado, nem sempre a dedicação do profissional é suficiente para garantir o melhor atendimento ao paciente. Dificuldades com a estrutura física dos ambientes de atendimento, escassez de bons equipamentos, falta de medicamentos, são alguns dos desafios que os profissionais da saúde precisam enfrentar, em paralelo aos tratamentos prestados.

No momento atual, por exemplo, vemos a luta de todos, em meio a uma pandemia, para identificar, acolher e tratar todos os infectados mundo afora. 

E, assim, temos realidades das mais diversas: países desenvolvidos, com mais recursos para testes, com mais vagas hospitalares, com tecnologia e estrutura para realizar pesquisas de curas e vacinas; enquanto, por outro lado, temos países mais pobres, que já sofrem com a superlotação em seus sistemas de saúde, com falta de leitos adequados e medicamentos, falta de equipamentos básicos para atuação dos profissionais e, por vezes, até mesmo dos próprios profissionais.

Vencer esses obstáculos e seguir cumprindo seu papel, tem sido mais um exemplo do amor a essa missão, assumida incondicionalmente por esses grandes heróis!

Mais em Saúde
  •  
  •