São CamiloVocação
 
 
 
 

Saiba tudo sobre a Pastoral da Saúde

13.07.2021 | 3 minutos de leitura
Saúde
Saiba tudo sobre a Pastoral da Saúde

Com a missão de ser Jesus para os doentes, a Pastoral da Saúde tem suas atividades voltadas para transmitir carinho e levar a Sagrada Eucaristia aos que estão enfermos, seja em hospitais ou em suas casas. 

As famílias, muitas vezes solicitam a presença da Pastoral da Saúde em suas casas, essas visitas incluem desde uma boa conversa com os doentes, até acompanhar um sacerdote para conceder a Unção dos Enfermos. É um trabalho de muita doação e dedicação, reconhecimento por todos que um dia precisaram desse serviço silencioso e tão importante. 

Para lhe ajudar a entender um pouco mais sobre a Pastoral da Saúde, preparamos um conteúdo especial, para que você possa nos conhecer. Continue a leitura!

O que é a Pastoral da Saúde


A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando-se presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde.

Tendo como objetivo evangelizar com ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. 

É de grande importância a integração da Igreja e da sociedade para que o povo tenha mais saúde por meio do exercício da cidadania, e nessa tarefa o agente da Pastoral da Saúde tem um papel importante.

Quem é o agente da Pastoral da Saúde?


É alguém vocacionado chamado por Deus a trabalhar em defesa da promoção da vida com saúde integral, ser presença amorosa e libertadora de Jesus que cura. Pessoa rica em humanidade que comunica a proximidade, acolhida e carinho, capaz de escutar e acolher o outro em sua história pessoal e sua individualidade, e oferecer-lhe hospitalidade em seu coração. 

"Os enfermos são as pupilas do coração de Jesus, e o que fizemos por eles faremos ao próprio Deus" São Camilo de Lelis.

Dimensões da Pastoral da Saúde

O objetivo geral da pastoral passa pela justiça e pela solidariedade na opção preferencial pelos pobres enfermos, ou seja, evangelizar com o espírito missionário, o mundo da saúde. A partir disso a Pastoral da Saúde foi organizada abrangendo três dimensões:

Dimensão Solidária: Tem por objetivo ser presença de Jesus, Bom Samaritano, ao lado dos doentes e dos que sofrem, no ambiente familiar, nas comunidades e nas instituições da saúde.

Dimensão Comunitária: Essa dimensão tem como objetivo favorecer a promoção e a educação em saúde com ênfase na saúde pública e no saneamento básico, agindo de maneira preferencial, no campo da prevenção das enfermidades e da promoção de estilos de vida saudáveis. 


O carisma Camiliano nos ensina a ser como Jesus, enxergando o próprio Jesus na pessoa do enfermo, mesmo naquele que normalmente não inspiraria nossa misericórdia e compaixão.

Enxergar a face de Cristo em cada enfermo, pois Jesus não impõe condições, nem distingue quem pode ser considerado um pequenino.

Dessa forma, o carisma camiliano nos ensina a ser como Jesus no tratamento aos pacientes, mas também a enxergar o próprio Jesus na pessoa do enfermo, mesmo naquele que normalmente não inspiraria nossa misericórdia e compaixão. 
Essas são algumas maneiras pelas quais o carisma camiliano pode ajudar em sua missão. Sabemos que não é simples, e requer muita inteligência emocional, além de espiritualidade.

Se você faz parte da Pastoral da Saúde, queremos lhe ajudar ainda mais nessa missão. Leia ainda mais sobre nosso carisma aqui:


Mais em Saúde
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •