Mês da Bíblia: como ser amigo da Palavra de Deus?
04.09.2020 | 6 minutos de leitura
Igreja

Setembro é o mês onde tudo floresce com a primavera, inclusive as Sagradas Escrituras no coração de quem pratica sua leitura. Setembro é o Mês da Bíblia, e também uma notificação de amizade da Palavra de Deus querendo ser sua amiga. Você vai aceitar?
Bíblia: uma amizade para toda vida
Aproximar-se da Palavra de Deus é como cultivar uma amizade. Ela se aprofunda com contato e, quanto mais tempo você convive, compartilha e compreende, mais próximo fica.
Às vezes, na correria do dia a dia, nos vemos afogados em preocupações e esquecemos das coisas importantes da vida, como o alimento espiritual que fomenta a alma e dá forças no levantar de cada manhã. Ficamos perdidos, sozinhos e em busca de algo que possa nos confortar. É nesses momentos que devemos procurar alento na Palavra de Deus. Um bom amigo se faz presente para apoiar, aconchegar e transmitir a sabedoria de que podemos contar com ele a qualquer hora. Assim é a Bíblia: uma amiga fiel para todo momento.
Se você deseja aumentar a sua intimidade com Deus e com a Palavra d\'Ele, veja algumas dicas que preparamos aqui.
#1 Cultive!
Cultive o amor pela Sagrada Escritura, esse é o mês da primavera, onde os parques ficam mais coloridos e o seu jardim interior precisa ser regado com palavras de fé e amor. Setembro é um convite especial para ouvir Cristo falar no coração daqueles que creem. É tempo de estar atento não só esse mês, mas em todos os outros, às práticas de leitura dos ensinamentos bíblicos. A Palavra é viva e eficaz, e mostra por meio da Bíblia os valores e a experiência do Deus vivo, que atuou e se manifestou por meio de profetas, milagres e também de seu filho, Jesus.
#2 Ore!
Converse com a Bíblia! Lembre dela durante o dia, carregue consigo na mochila, no carro, compartilhe momentos felizes, momentos de tristeza, desabafe e deixe ela fazer parte da sua vida. Entregue-se a essa amizade. A Palavra é sabedoria e consciência, um porto-seguro para descansar e um local de aconchego para todos os momentos. É ela que cuida, protege e cura!
Reserve um local da sua casa para ser o seu "lugar da oração". Não há necessidade de elaborar algo grandioso, mas para apenas que, toda vez que você chegar ali, sua mente saiba que é hora de se conectar com a Palavra.
#3 Compartilhe!
Segundo a Bíblia, Deus está onde dois ou três estão reunidos em seu nome (Mateus 18,20). Compartilhar o Evangelho e os ensinamentos da Palavra com outras pessoas é sinônimo de crescimento. Assim, além de você trocar reflexões e aprendizados, a evangelização também se faz presente entre você e outros irmãos. Fale de suas experiências com essa amizade e aproveite.
#4 Tenha fé!
A fé move montanhas e também alimenta a alma. Como se tornar amigo de alguém em quem não acreditamos? É necessário, antes de tudo, acreditar na Palavra de Deus. Por isso, tenha fé e acredite. Lembre-se, ela é a sua melhor amiga, é alimento, é luz, é transformação e sustentação.

São Jerônimo: o tradutor da Bíblia das línguas originais
Um grande intelectual, amante das línguas e dos textos sagrados, São Jerônimo foi o tradutor da Bíblia para o latim. O estudioso passou mais de 30 anos traduzindo a Palavra de Deus em uma gruta no subsolo da Basílica da Natividade, em Belém.

O escritor, filósofo, gramático, historiador e doutor das Sagradas Escrituras passou sua juventude estudando em Roma, onde sentia-se atraído pela vida dos monges. São Jerônimo também passou anos fazendo penitências e jejuando no deserto, dedicando toda sua devoção a Deus.
Devido aos seus conhecimentos das línguas originárias dos textos bíblicos, foi convidado pelo Papa Dâmaso I para realizar a tradução da Bíblia para o latim. Uma das frases mais populares do estudioso mostra sua principal motivação para o feito: "Ignorar as Sagradas Escrituras é ignorar a Cristo". Uma das maiores angústias de São Jerônimo era ver que muitas pessoas não compreendiam e não tinham acesso à Palavra de Deus por não entendê-la. O maior anseio do historiador era fazer com que as Escrituras Sagradas chegassem até o coração da população e, assim, evangelizar e semear a Palavra do Senhor.
A tradução feita recebeu o nome de Vulgata e se tornou acessível aos romanos que dominavam o latim. O texto foi oficialmente adotado pela Igreja nos séculos posteriores. Com o amor pelas Sagradas Escrituras e perseverança de São Jerônimo, o mundo teve acesso a um grande manancial de sabedoria.
O monge e seus auxiliares tiveram dificuldades para encontrar os textos sagrados, mas não desistiram de seus objetivos, pois a Palavra de Deus era sua melhor amiga e símbolo de força para levar ela àqueles que precisarem. São Jerônimo viveu na gruta até falecer no ano 420. A Bíblia, atualmente, é o livro mais vendido do mundo, com 5 bilhões de cópias vendidas e distribuídas.
Por que setembro é o Mês da Bíblia?
Em 2020, o mês da Bíblia chega em sua 49ª edição. A data foi definida em 1971, a partir de uma ação bíblica proposta na comemoração de 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Em homenagem a São Jerônimo, o período escolhido para os estudos foi setembro, mês em que se celebra a memória do sacerdote.
A partir disso, o Serviço de Animação Bíblica das Irmãs Paulinas passou a celebrar, todos os anos seguintes, a celebração do mês dedicado à Bíblia. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) passou a assumir a data comemorativa e instituiu oficialmente a celebração por todo o país. Além do Brasil, outros países da América Latina e da África também dedicam o mês para a celebração das Sagradas Escrituras.
Desde que foi criado, o Mês da Bíblia possui temáticas anuais como texto-base para trazer como reflexão. O tema deste ano é embasado no livro de Deuteronômio. É um livro rico em reflexões morais e éticas. Como destaque, durante todos os textos, Deuteronômio preocupa-se em promover a justiça, a solidariedade com os pobres, o órfão, a viúva e o estrangeiro.
"Abre tua mão para o teu irmão" Deuteronômio 15,11.


Mais em Igreja
-
Fé e cuidado no enfrentamento de doenças: Como a fé auxilia no processo de sofrimentoDescubra como a fé e cuidado no enfrentamento de doenças podem despertar em nós questionamentos profundos sobre a permissão de Deus para tais trib...12.12 | 5 minutos de leitura
-
Como rezar em família no Natal?Celebre o verdadeiro significado do Natal! Descubra maneiras de fortalecer os laços familiares através da oração, preparando o ambiente para a che...20.12 | 6 minutos de leitura
-
Bíblia: Curiosidades que todo católico precisa conhecerQual a curiosidade mais legal que você sabe sobre a Bíblia? No mês dedicado à Sagrada Escritura, confira o conteúdo que preparamos sobre a Palav...22.08 | 6 minutos de leitura
-
A reconciliação como retorno à casa do PaiO tempo da Quaresma é convite para viver a reconciliação com Deus e o perdão. Vamos refletir junto sobre o assunto? Leia mais aqui!27.03 | 10 minutos de leitura
-
Conheça o Servo de Deus Nicola D'OnofrioExemplo para muitos, especialmente para os jovens. Nicola nos ensina muito sobre a entrega de nossa vida ao coração de Deus e a fidelidade. Confira!02.06 | 6 minutos de leitura
-
Quaresma: tempo de muita tentação e profunda conversãoÉ tempo para aproximar-nos do caminho de Jesus. Não deixemos a tentação nos vencer. Como viver a conversão e ir contra a tentação? Confira aqui...29.03 | 13 minutos de leitura
-
A quaresma e o discernimento vocacional: tempo de preparaçãoA Quaresma é um tempo de profunda oração e entrega a Deus. Descubra nesse post como aproveitar o tempo quaresmal para fazer um discernimento vocaci...10.02 | 5 minutos de leitura
-
Jesus sozinho no Horto – Encontre conforto em JesusEncontre conforto em Jesus ao meditar sobre sua agonia no Horto das Oliveiras e fortaleça sua fé.30.01 | 2 minutos de leitura
-
Um outro olhar - Uma oração para tempos de tribulaçãoUma oração para refletir e fortalecer a fé em meio às tribulações. Rezemos juntos!20.01 | 1 minutos de leitura
-
Rogo-vos pela humanidade ferida - Uma oração por quem sofreUma oração de súplica e misericórdia por aqueles que sofrem. Reze conosco!19.01 | 1 minutos de leitura