VocaçãoSão Camilo
 
 
 
 

A beleza na descoberta da vocação

25.09.2019 | 4 minutos de leitura
Vocação
A beleza na descoberta da vocação

Você já descobriu a sua vocação?  Deus tem um projeto de vida para cada um, em específico. Ao longo da nossa vida vamos descobrindo o real sentido da nossa existência, o nosso propósito, a nossa vocação! 

A vocação é a realização plena

No projeto que Deus faz, Ele coloca a vocação como a realização plena do cristão. A partir do discernimento da nossa vocação é que alcançamos a felicidade verdadeira. É a descoberta deste fato que muda, verdadeira e profundamente, a nossa vida. 

Na sociedade em geral, vocação é um tema que muitas vezes passa batido ou esquecido por muitos jovens. A cada dia as pessoas têm uma tendência maior de olhar mais para fora de si do que para dentro, e a vocação é algo que está escondido no profundo do nosso ser. 

A beleza da vocação se encontra no secreto. Olhar para dentro de si, se conhecer e deixar que Deus mostre a direção é o segredo. Aquilo que Deus nos chamou para ser está ali revelado. 

Vocação é a nossa direção


Todos nascemos com uma direção. Um caminho. Ao longo de nossas vidas vamos caminhando e encontrando a vocação para qual fomos chamados. 

A beleza da vocação também está quando descobrimos o propósito de Deus em nossas vidas. Quem encontra sua vocação, encontra também o caminho para a felicidade! 

O ser humano nasce com o desejo da felicidade, e é um sentimento que todos carregamos dentro do coração. Todos queremos ser felizes, mas neste caminho de descoberta da felicidade podemos nos enganar e nos perder do caminho do discernimento real da vocação.

Um grande santo e doutor da Igreja, Santo Agostinho, passou muitos anos sem viver a sua vocação. Sem viver aquilo que Deus tinha o chamado para ser. Após seu encontro com Jesus, Agostinho decidiu-se por viver a vontade de Deus e, em seguida, discerniu sua vocação. 

Nas palavras de Santo Agostinho se enxerga a real beleza no ato de descobrir sua vocação. Ele relata com grande intensidade a sua descoberta de Deus, beleza suprema e supremo amor, um Deus que sempre estivera com ele e ao qual, finalmente, ele abria a mente e o coração para ser transformado: "Tarde Vos amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei! Vós estáveis dentro de mim, mas eu estava fora, e fora de mim Vos procurava; com o meu espírito deformado, precipitava-me sobre as coisas formosas que criastes. Estáveis comigo e eu não estava convosco. Retinha-me longe de Vós aquilo que não existiria, se não existisse em Vós. Chamastes-me, clamastes e rompestes a minha surdez. Brilhastes, resplandecestes e dissipastes a minha cegueira. Exalastes sobre mim o vosso perfume: aspirei-o profundamente, e agora suspiro por Vós. Saboreei-Vos e agora tenho fome e sede de Vós. Tocastes-me e agora desejo ardentemente a vossa paz" (Confissões, X, 27-38). 

Santo Agostinho viveu sua vocação, pois deixou que Deus fizesse uma transformação em sua vida. Começando do seu interior para fora, ou seja, quando descobrimos a nossa vocação, é necessário deixar que Deus transforme o nosso coração por completo. 

Esvaziar-se de si 


É necessário esvaziar-se de todos os seus pensamentos, tudo aquilo que o mundo colocou em seu coração. Assim fala na palavra: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada", Romanos 12,2. 

Também é preciso entender que os planos de Deus são melhores que os seus, pois tudo que Ele faz é perfeito e completo. Deus sabe qual o melhor caminho para você e aquilo que irá te fazer feliz. Não se prenda aos seus objetivos, mas entregue-os a Deus e acolha a Boa Nova do Senhor, porque Ele sonha muito mais alto para cada um dos seus.

Existem muitos desafios que atrapalham o discernimento vocacional, por isso é preciso silenciar o interior e deixar que Deus fale. São Padre Pio disse que o silêncio nos permite ouvir mais claramente a voz de Deus. Faça essa experiência!

Você que ainda não descobriu sua vocação e está em discernimento, fique atento à voz de Deus! 

Você já conhece a Ordem Camiliana? Clique aqui e saiba mais da nossa missão e do nosso carisma! 

Mais em Vocação
  •  
  •  
  •