São CamiloVocação
 
 
 
 

A descoberta do chamado de Deus

26.08.2024 | 4 minutos de leitura
Vocação
A descoberta do chamado de Deus

E isso não é só uma ideia bonita, mas uma promessa que encontramos na Bíblia: “Sei muito bem do projeto que tenho em relação a vós, oráculo do Senhor, é um projeto de felicidade, não de sofrimento: dar-vos um futuro, uma esperança!” (Jeremias 29, 11).


Descobrir o chamado de Deus significa perceber os sinais que Ele coloca no nosso caminho. E olha, Ele não para de nos mostrar o caminho, mas cabe a cada um de nós discernir e encontrá-lo. E é aí que entra a importância do discernimento vocacional, porque é ele que nos ajuda a entender como podemos alcançar a plena felicidade.


A nossa primeira vocação é a vida


A nossa primeira vocação é a vida: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10, 10). Cuidar desse dom precioso nos leva a outro chamado, que é a santidade, algo que todo cristão recebe de Deus pelo batismo: “Sede santos, porque eu sou santo” (Lv 11, 44).


Mas, além desse chamado inicial, existem outras vocações específicas, como a profissão que escolhemos – seja na Administração, no Direito, ou em outra área. E, claro, também há o chamado cristão: matrimônio, sacerdócio, vida religiosa, entre outros. Essas são formas pelas quais Deus nos convida a viver uma vida plena e realizada.


Como reconhecer os sinais do chamado de Deus?


Descobrir o chamado de Deus é, portanto, a resposta que damos ao Seu convite para seguir Jesus Cristo. E, já que esse chamado é uma iniciativa divina, é fundamental que estejamos atentos aos sinais, para discernir e responder de maneira correta, permitindo que nossa vocação se concretize.



Muitas vezes, podemos nos sentir chamados por Deus, mas é difícil definir sozinhos nossa missão na Igreja. Isso é super normal. Por isso, entender cada área e serviço é importante, para que possamos nos conhecer melhor e identificar nossos dons e talentos a serviço do Reino. Prestar atenção ao dia a dia, dando passos concretos em direção ao que sentimos como chamado, vai nos ajudar a enfrentar as realidades dentro de nós e a descobrir se estamos prontos para viver o que é proposto.


Uma vida de oração, participação na comunidade, direção espiritual, e vida sacramental são essenciais nesse caminho de fé. 


E mais: as experiências que vivemos são fundamentais. Desafiar-se a conhecer, entender e descobrir é um passo que todos precisamos dar em direção ao nosso chamado. Tenha coragem! Estamos sempre em construção, e são as experiências que moldam nossa vida e nos ajudam a amadurecer no chamado vocacional.


Dê o primeiro passo na descoberta do seu chamado


Se você está lendo esse conteúdo porque o tema chamou sua atenção, que tal dar mais um passo no seu caminho de descoberta do chamado?


A Igreja, como uma mãe amorosa, nos guia nesse caminho de descoberta do chamado. O Papa Francisco nos lembra que a Igreja deve ajudar todos nós, especialmente os jovens, a descobrir nossa vocação à luz da fé, na comunidade cristã e na sociedade.


Nós, Camilianos, podemos lhe ajudar nesse processo de discernimento vocacional! Clique aqui e saiba mais.




Estamos ao seu lado para guiar você nessa jornada de descoberta, oferecendo suporte, orientação e um espaço para que você possa refletir sobre o que Deus está lhe pedindo. Saiba mais como podemos ajudar!


Discernir e descobrir o chamado é um compromisso sério, tanto com você quanto com os planos de Deus. Independente do resultado, o importante é estar aberto para ouvir e seguir o chamado que lhe faz mais pleno e realizado. Não é sobre ter todas as respostas de imediato, mas sobre caminhar junto e descobrir o que Deus sonha para você.


Quer continuar lendo sobre discernimento vocacional? Clique aqui:

- Caminho vocacional: 7 passos para descobrir sua vocação

- Graça e Missão: o passo a passo das etapas da Vocação camiliana

- O que significa ser um Camiliano?


Mais em Vocação
  •  
  •  
  •  
  •