São CamiloVocação
 
 
 
 

Dicas para alimentar a vocação no período de férias

01.12.2021 | 4 minutos de leitura
Vocação
Dicas para alimentar a vocação no período de férias

Quem já está dando seus primeiros passos em sua vocação, sabe o quão valioso é estar com os irmãos na vida fraterna, dividindo o dia a dia. Sabemos que este caminho muitas vezes pode ser árduo e desafiador, conviver com pessoas diferentes de nós, conhecer cada dia mais as virtudes e fraquezas do outro, faz com que possamos amadurecer e preparar o nosso espírito para ser cada vez mais parecidos com Jesus.

Se estar com os irmãos de caminhada é bom, voltar para casa, durante as férias é melhor ainda, poder rever os seus familiares e amigos do coração, comer a comida da mãe, o churrasco do pai, tem um gosto todo especial! Não é verdade? 

Mas uma coisa não podemos esquecer, a caminhada com Deus continua independente de onde estamos. Por isso, nos momentos de férias devemos continuar alimentando nossa vocação por meio de atividades que nos auxiliem a estar próximos de Deus e Sua Palavra. 

Nos próximos parágrafos, vamos dar algumas dicas para alimentar a vocação no período de férias, continue lendo!


Relaxe!
Sim, esvazie a cabeça por alguns momentos de suas férias, faça algo que você gosta, que te faça feliz, alongue-se, faça uma atividade física, visite um parque da sua cidade, contemple a natureza, respire lentamente. 
Visite seus amigos mais próximos, os parentes que não vê faz tempo, rever quem amamos sempre deixará boas lembranças. Não sabemos qual será a última vez que veremos alguém, portanto, não desperdice as oportunidades de um bom encontro com amigos e familiares.

Tenha seu momento de oração pessoal diária
A oração é o alimento da alma, por isso, nem pensar em esquecer de fazer sua oração pessoal! É neste momento que você vai agradecer por estar convivendo com sua família nas férias, além de pedir bênçãos para a volta à rotina. Aproveite para conversar com Deus, abrir-se à graça divina, faça-o da forma que achar conveniente, pode ser leitura orante da Palavra, oração do Santo Terço meditando os mistérios do dia, ou ainda uma oração espontânea de louvor! 

Convide sua família para rezar com você
Depois do seu momento de oração pessoal, que tal convidar sua família para viver algo semelhante? Assim, você vai fomentando neles esse desejo de estar mais próximos de Deus por meio da oração. 

Vá à missa com frequência, principalmente aos domingos
Como cristão, é preceito participar da mesa da Eucaristia aos domingos, mas se você já se habituou a participar da missa diária, por exemplo, faça o possível para se manter firme na comunhão diária. Caso não seja possível, vá à missa sempre que possível. Ao chegar em sua comunidade, se ofereça para fazer uma leitura, se você toca violão ou teclado e também canta, que tal animar uma celebração? Servir a Deus não é apenas no seu ambiente de formação (comunidade de vida, seminário, convento, etc.), devemos servi-Lo em todo lugar e a todo momento. 


Faça um grupo de oração com alguns amigos
Quando voltamos para casa, geralmente queremos ter por perto também os amigos que são importantes não é mesmo? Que tal promover um encontro com alguns e aproveitar para fazer uma partilha da Palavra, uma oração em grupo, com músicas para embalar o momento, tenho certeza que será muito especial. Mas caso isso não seja possível, pelo menos conviver com os amigos, matar a saudade, contar e ouvir novidades, partilhar angústias, sonhos, desejos do coração, é sempre bom!  

Estar em período de férias é muito bom, mas jamais devemos tirar férias de Deus, por isso, esperamos que tenha gostado dessas dicas, e caso tenha mais alguma para sugerir, mande para nós. Vamos ficar felizes em receber sua partilha!

Mais em Vocação
  •  
  •  
  •  
  •