São CamiloVocação
 
 
 
 

Graça e Missão: o passo a passo das etapas da Vocação camiliana

10.04.2023 | 6 minutos de leitura
Vocação
Graça e Missão: o passo a passo das etapas da Vocação camiliana

O Ano Vocacional de 2023 foi definido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o tema "Graça e missão" e o lema "Corações Ardentes, pés a caminho", inspirado pelo Evangelho que conta a aparição de Jesus após sua ressurreição aos discípulos de Emaús.

"Entre o coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com Cristo, temos a parada, o sentar-se à mesa, o pão repartido, a partilha, a comunhão, um gesto fundamental que faz os olhos se abrirem." (cf. Texto Base do 3º Ano Vocacional n.1). Percebemos aí também um processo, a vocação é, assim, construída gradualmente e culmina em um encontro muito mais pessoal e único, uma verdadeira comunhão com o Senhor.

No texto bíblico iluminador, "Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis" (cf. Mc 3,13-19), podemos também notar a iniciativa de Deus, assim como faz o seu amor, ama sempre primeiro (I Jo 4, 19). Também o chamado e a missão só podem ser cumpridos quando correspondidos em duas partes, na escuta e na resposta prática, "e foram até Ele".

"A vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade" (Documento Final de nº 78). É, portanto, um presente de Deus, é sentido de vida, é alegria, é encontrar o nosso lugar em Deus e onde Ele nos deseja levar em missão, a fim de transbordar essa graça que recebemos.

Clique aqui e conheça mais sobre a nossa vocação motivada por São Camilo de Lellis neste material exclusivo e especial!

Vamos conhecer melhor as etapas do processo vocacional camiliano iluminados pela passagem bíblica dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-33)?

1. Pés a caminho para te acompanhar | Animação e acompanhamento vocacional


Na parábola, Jesus se põe a caminhar junto dos discípulos, mas eles inicialmente não O reconhecem, "estavam como que cegos" (v. 16), tristes pelos últimos acontecimentos que presenciaram, deixaram a dúvida ser maior que a fé e conformaram-se com apenas o que os seus olhos podiam ver.

Muitas vezes, no discernimento vocacional, também não percebemos claramente a vontade de Deus e ainda nos falta maturidade para entender qual caminho seguir.

Separamos algumas dicas que te ajudarão nesse processo, baixe este material gratuitamente aqui!

Em vista disso, nesta primeira etapa, os animadores vocacionais são os responsáveis por se colocar, a exemplo de Jesus, ao lado dos vocacionados, ouvir suas inquietações, falar das Escrituras, identificar, despertar e motivar aquela chama que começa a aparecer, discretamente, nos corações. E, de tal modo, ajudar e conduzir o jovem no caminho de Deus, mostrando que Nosso Senhor está sempre perto de nós e ansioso para que possamos escutá-lo, respondê-lo e convidá-lo para que fique conosco.

2. Não nos ardia o coração pelo caminho? | Aspirantado (Propedêutico)
 

Em seguida, no aspirantado, com o começo da formação inicial, vamos notando os sinais que Deus dá em nossa própria história, reparamos o desejo por uma vida entregue a Deus crescendo dentro de nós.

Isso é construído no diálogo e no relacionamento com Jesus, todos os dias, Ele tem sempre algo a nos ensinar! A oração é, dessa maneira, uma das principais formas de aprofundamento e crescimento espiritual.

Queremos ajudar seu caminho de fé! Recomendamos a leitura deste material aqui.

Também, como no caminho de Emaús, Jesus se mostra interessado em que compartilhemos o que pensamos, sentimos, o que nos alegra, entristece ou inquieta, "De que estais falando pelo caminho, e por que estais tristes?". O aspirantado convida, assim, a abrir um pouco mais o coração para deixar Deus entrar!

3. Fica conosco, parte o pão | Postulantado


Quem conhece Jesus e experimenta pelo menos um pouco daquilo que Ele tem preparado para cada um, com certeza quer permanecer para estar cada vez mais unido ao seu amor, o qual derrama sobre nós, entre outras formas, perfeitamente pela Santa Eucaristia, seu Corpo e Sangue doado e entregue que alimenta nosso caminhar e desperta os olhos para compreender parte do grande mistério de Salvação e Vida!


Nessa etapa do postulantado, são realizados os estudos filosóficos, a formação religiosa, além da experiência missionária. O partir do pão nos chama para isso, para, em missão, também partilhar com os irmãos essa graça do encontro com o Senhor.

4. Coração moldado pelo fogo | Noviciado


O fogo do Espírito Santo transforma nossos corações, purifica e molda em jóias preciosas.

No noviciado é feita a profissão temporária dos votos de castidade, pobreza, obediência e assistência aos enfermos, passos mais profundos que exigem um maior desprendimento de si e dão abertura para Deus trabalhar em nossas almas, forjando-nos nas provações da carne que renovam nosso interior em caminho para a entrega total da nossa vida a Deus.

Necessitamos de perseverança e coragem para enfrentar os desafios que encontraremos, sabendo que todos eles valem a pena e, quando vencidos, nos levam para mais perto de Deus!

Confira 7 passos para perseverar na fé e vocação clicando aqui.

5. Coração novo e transformado se coloca a caminho também | Juniorado


A vocação não para em nós, buscamos alcançar nossos próximos por meio dela!

"Esta vida nos foi dada para encher de boas obras nossas malas de viagem" (São Camilo de Lellis).

Concluindo o caminho vocacional, na etapa de Juniorado, os religiosos de profissão temporária cursam a teologia e, após essa etapa, acontece a profissão perpétua dos votos. Para os vocacionados como Irmão encerra-se a formação inicial, e para aqueles que se decidiram pela vocação sacerdotal, continuam as etapas preparatórias para as ordenações diaconal e presbiteral.

No entanto, vale lembrar que, independente de quais dessas duas opções seguir, o coração deve ser convertido e aperfeiçoado cotidianamente para impulsionar sempre mais para a missão e o encontro.

E aí, gostou do conteúdo? Mande para um amigo ler também.

Que Deus te abençoe com a intercessão de São Camilo!

_____________

Convidamos você a continuar desfrutando dos diversos conteúdos de nosso blog.

Deus fez arder o seu coração? Coloque-se em caminho junto a Ele, seja um camiliano!

Conheça-nos melhor por meio do nosso site e acompanhe também as nossas redes sociais.

Mais em Vocação
  •  
  •  
  •  
  •