São CamiloVocação
 
 
 
 

O que significa ser um Camiliano?

01.10.2021 | 5 minutos de leitura
Vocação
O que significa ser um Camiliano?

Acolher os enfermos com amor, reconhecendo neste ato uma dupla dimensão da presença de Jesus. 

Esse é o cerne e o centro de nosso carisma, ensinado e vivido profundamente por nosso fundador, São Camilo de Lellis.

Quer saber o que significa ser um camiliano? Continue lendo este artigo e descubra ainda mais sobre este carisma tão nobre e importante para a Igreja.

Leia também:



#O Carisma Camiliano


Jesus, em seu Evangelho, deixou claro para nós que Ele estaria presente sempre na vida de seus discípulos, tanto os daquela época, como na vida de cada um de nós hoje em dia. E são diversas as maneiras com as quais se realiza essa presença de Cristo.

Uma delas é, conforme Ele indicou ao dizer que, onde dois ou mais estiverem reunidos em seu nome, Ele estaria presente em seu meio (Mt 18,20).

Dessa forma, sempre que realizamos atos em nome de Jesus, juntamente com nossos irmãos de comunidade, ou até mesmo familiares, Ele está presente em nosso meio.

Quer saber mais sobre nosso carisma?
Leia também:




#Estive enfermo e me visitaste


Outra forma por meio da  qual Jesus se revela hoje a cada um de nós é na pessoa dos sofredores, conforme seu evangelho.

Dessa forma, somos chamados a ser a imagem de Jesus acolhedor e misericordioso para com os enfermos, mas também, reconhecendo neles a figura do Cristo, conforme Ele mesmo nos revelou em Mt 25,34-36:

"Então o Rei dirá aos que estão à direita: Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim".


É essa a dimensão de Cristo que queremos enfatizar hoje, o Cristo que se faz presente na pessoa dos sofredores, pois foi essa passagem bíblica uma das fontes que inspirou São Camilo a fundar a Ordem dos Ministros dos Enfermos.

De fato, ser camiliano é, com os olhos da fé, enxergar na pessoa daqueles que sofrem, sobretudo os enfermos, a pessoa de Cristo, que está diante de nós, necessitando de ajuda, de atenção, de cuidado e de carinho.

“Em primeiro lugar, cada qual peça a Deus que lhe dê um afeto materno para com o próximo, a fim de poder servi-lo com todo amor, tanto de alma quanto de corpo, pois, com a graça de Deus, desejamos servir todos os doentes com o mesmo carinho que uma extremosa mãe dedica ao seu filho doente” (São Camilo).

#Vai, e faze tu o mesmo


Sabemos que, muitas vezes, é preciso buscar um olhar ainda mais misericordioso para reconhecer, até mesmo naquelas pessoas que teríamos mais dificuldades, a pessoa de Jesus.

São nesses momentos em que precisamos, além de ver a presença de Jesus, ser também a presença de Jesus para os enfermos. E isso nos leva a uma outra passagem que também nos ensina o que é ser um camiliano, a parábola do Bom Samaritano (Lc 10,30-37), na qual Jesus revela como deve agir uma pessoa que, de fato, o segue: 

"Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta lhe pagarei. Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo."

Essa bela passagem também foi fonte de inspiração para nosso fundador, e hoje inspira cada um de nós, para que vejamos nela, um guia, que nos revela o sentimento que devemos ter, se desejamos ser presença de Jesus para os enfermos, e para todo o povo sofredor de maneira geral.

Leia também:


Um ponto importante dessa passagem é que o samaritano não se preocupou em perguntar o que havia acontecido, de onde o homem vinha, pra onde estava indo, o que estaria fazendo. Ele simplesmente acolheu.

Ser um camiliano significa acolher sem fazer muitas perguntas. Pois Nosso Senhor não impôs muitas condições ao afirmar que se faria presente nos sofredores, pequeninos e esquecidos.

Que a meditação dessas passagens bíblicas, bem como das palavras de São Camilo de Lellis, possam lhe mostrar o que significa ser um camiliano, e lhe motivem a buscar conhecer ainda mais sobre esse carisma tão belo e necessário para a humanidade, principalmente hoje em dia.

Quer saber ainda mais sobre nossa vocação leia em nosso blog esses artigos sobre a vida de nosso fundador:


Sobre nossa vocação:




Mais em Vocação
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •