São CamiloVocação
 
 
 
 

5 curiosidades sobre a vida de São Camilo

08.10.2020 | 4 minutos de leitura
São Camilo
 5 curiosidades sobre a vida de São Camilo

São Camilo de Lellis é considerado o Padroeiro dos enfermos, profissionais de saúde e hospitais.  Sua vida foi um grande testemunho de amor e doação ao próximo, especialmente na pessoa do pobre e enfermo. Muitos são os fatos interessantes sobre a vida de São Camilo, por isso, neste post, iremos elencar 5 curiosidades. Confira! 

1 - Você sabia que São Camilo nasceu "como Jesus", e que seu nascimento foi considerado um milagre?

São Camilo nasceu em 25 de maio de 1550, festa do Padroeiro do povoado, Santo Urbano. Sua mãe, Camila Compellis, participava naquele dia da missa maior. De repente, sentiu as dores do parto e, imediatamente, teve que voltar sozinha para casa. Nem teve tempo para subir ao quarto. São Camilo nasceu em um compartimento da sua casa que fazia parte da estrebaria. O primeiro comentário sobre o ocorrido foi que Camilo nasceu "como Jesus". Ainda sobre seu nascimento, sua mãe, assim como "Santa Isabel", tinha quase 60 anos e, este foi também outro fato tido como um milagre.

2 - Em sonho, sua mãe viu os jovens que iriam seguir São Camilo em sua missão

A mãe de São Camilo teve um sonho premonitório que, na ocasião, foi interpretado negativamente como um mau presságio: viu que seu filho, já crescido, era seguido por muitos jovens, todos eles com uma cruz vermelha no peito. Sua mãe ficou muito assustada com a ideia de que Camilo pudesse vir a ser um chefe de bandoleiros. Mal sabia ela, que seu filho seria chamado por Deus para uma grande missão: ser fundador de uma família religiosa, seguido por milhares de pessoas do bem na nobre missão de cuidar dos pobres e enfermos.

3 - O chamado de São Camilo

Quando queremos fazer a vontade de Deus, sabemos que, nem sempre, as coisas acontecem como esperamos. São Camilo pensava que seria  Capuchinho devido  à sua grande admiração por São Francisco, mas Deus o fez ver que sua vocação era outra. Ao iniciar seu trabalho em hospitais e, através de sua chaga, que não o permitiu seguir com os Capuchinhos, São Camilo se convence de que o Senhor quer que ele se dedique ao serviço dos pobres e dos enfermos.

4 - As 5 conversões de São Camilo

A conversão de São Camilo pode ser comparada com as conversões consideradas significativas na história da Igreja. Após 25 anos de uma vida de costas para o chamado de Deus, São Camilo se rende a uma grande reflexão acerca de sua vida e seu futuro. Suas conversões estão ligadas à vida pessoal, mas também, à sua missão de fundador.

Primeira conversão:  Camilo converte-se a Deus, conhecido como Amor. É a primeira experiência verdadeira de Deus.

Segunda conversão: Após conhecer a Deus, Camilo conhece o homem, imagem viva do Deus vivo. Servindo ao homem a quem vê, serve a Deus a quem não vê.

Terceira conversão: Camilo aprende a respeitar o caminho e a liberdade das demais pessoas.

Quarta conversão: Camilo aprende a seguir o desígnio de Deus, aceitando a cruz e vivendo em paz também no conflito.

Quinta conversão: Camilo converteu-se à necessidade dos estudos, pois não conseguia entender a necessidade de perder um tempo tão precioso dedicando-se aos estudos.

5 - Enfermeiro exemplar

São Camilo era conhecido como o enfermeiro exemplar, a forma carinhosa com que servia aos doentes era motivo de grande edificação. Ao despedir-se, beijava os pés e as mãos dos enfermos, porque os considerava seus senhores e patrões.

Conte para nós, você gostou das curiosidades que separamos pra você sobre a vida de São Camilo? Aproveite o nosso blog e acesse mais conteúdos referentes à vida desse religioso tão inspirador:



Mais em São Camilo
  •  
  •  
  •  
  •