São CamiloVocação
 
 
 
 

Camilianos: como é o caminho vocacional?

03.11.2023 | 7 minutos de leitura
Vocação
Camilianos: como é o caminho vocacional?

Você já parou para pensar sobre o que Deus quer para sua vida? Já refletiu sobre o seu chamado divino e qual a sua missão? Existem muitos caminhos que podem ser trilhados dentro da Igreja Católica e modos distintos de se viver a religião, que vão desde às diferentes vocações até aos diversos carismas. 


Talvez, por meio de orações e conversas com Deus, você esteja procurando discernir, dentre as possibilidades oferecidas, qual o caminho ideal para você, que estará de acordo com os desígnios do Senhor. Por isso, para te ajudar nessa decisão, neste texto iremos apresentar o caminho vocacional dos Camilianos. Mas antes de começarmos, que tal falarmos um pouco sobre vocação?



O que é vocação?


A palavra “vocação” deriva do termo latim vocare, que significa chamar. Por isso, entendemos que uma vocação é um chamado. Dentro da Igreja, esse termo é usado para designar o chamado que Deus faz a cada pessoa, e cada indivíduo tem um propósito único. 


Deus nos dá chamados diferentes, pois entende que cada um exerce sua vocação de formas distintas e ela pode ser melhor aproveitada em determinado lugar, função ou carisma. Existem modos de entender e viver a vocação, por isso, podemos dividi-los em dois grupos: a vocação fundamental e a específica. 


Exemplos de vocações


Deus nos criou por amor e para o amor, dessa forma, a vocação fundamental é o chamado à vida, à comunhão, à santidade e a missão. Ao mesmo tempo, entendemos que estar em comunhão com Deus é buscar viver uma vida de santidade e moldada aos desígnios dEle para a humanidade. Todos nós, sem distinção, somos chamados à vocação fundamental. Esta é nossa primeira missão confiada pelo Pai.


A vocação específica, por outro lado, é o chamado individual feito por Deus a cada cristão. É o modo como cada pessoa responde ao chamado comum da santidade, a maneira como cada pessoa vive o propósito e a comunhão com o Pai. Ela é específica para cada indivíduo, pois representa uma descoberta pessoal e única.


Nossa vocação específica é representada no cotidiano de nossas vidas, enquanto seguimos com nossas atividades. O Senhor nos pede que por meio de palavras e ações, exerçamos nossa vocação, a exemplo dos primeiros discípulos que foram chamados enquanto trabalhavam na pesca. 


São diversas as maneiras possíveis de viver a vocação específica, pois o Espírito Santo suscita na Igreja, a criatividade e os carismas em abundância, para responder às necessidades e aos apelos de cada tempo. 


Um exemplo de vocação específica é o matrimônio: o chamado que Deus faz a homens e mulheres para unirem-se e constituírem famílias, dando assim continuidade ao convite que o Senhor faz de crescer e multiplicar. Na rotina, ela é representada pelo amor unitivo do marido e da esposa, pelo cuidado com o lar e com a criação dos filhos. A vocação matrimonial é resumida na família.



Também temos como vocação específica o celibato consagrado, onde Deus chama os cristãos a viverem uma comunhão mais íntima com Ele, se dedicando exclusivamente ao Reino. O sacerdócio é um exemplo da vocação celibatária consagrada: religiosos homens chamados a anunciar o Evangelho de Deus e guiar os fiéis no caminho da santidade.


Mesmo sendo divididas, as vocações específicas caminham lado a lado. Elas não são independentes umas das outras. O matrimônio, por exemplo, é melhor vivido quando recebe o acompanhamento de um sacerdote, que pode orientar o casal sobre a missão presente em suas vocações, mesmo que seu chamado seja diferente do deles. 


Em apenas sete passos você pode descobrir qual é a sua vocação! Clique aqui e saiba mais. 


O carisma Camiliano


Para que melhor pudéssemos viver nossas vocações específicas, Deus entregou diversos chamados à sociedade, segundo um carisma próprio, ou seja, um jeito específico de viver o catolicismo. 


Os carismas são dons presentes nas vidas de pessoas específicas. Todos são inspirados pelo Espírito Santo e visam a edificação da Igreja e a conversão daqueles que não creem. O carisma Camiliano é uma das maneiras únicas de viver o Evangelho, segundo a vontade do Pai.



Deus plantou no coração de nosso fundador, São Camilo de Lellis, a missão de fundar uma congregação para viver o cuidado incondicional aos doentes, composta por padres e irmãos que, inspirados pelo seu exemplo, realizam o apostolado nos hospitais e demais obras de apoio aos enfermos e necessitados.


O carisma Camiliano surge do próprio Evangelho, onde Cristo convida seus discípulos a olharem para os mais pobres e doentes, mostrando compaixão para com todos, principalmente com aqueles que rotineiramente são esquecidos e deixados de lado na sociedade.


O grande exemplo dessa compaixão expressa por Jesus, para nós, Camilianos, está na parábola do Bom Samaritano, que mesmo sem conhecer o homem abandonado na estrada, teve compaixão e o ajudou. A exemplo dele, somos convidados a cuidarmos das feridas dos enfermos, mesmo aqueles desconhecidos e esquecidos, da mesma forma que uma mãe cuida de seu filho. 



Caminho vocacional


Agora que você já entendeu o que é vocação e qual é o chamado dos Camilianos, vamos te apresentar o percurso trilhado no caminho vocacional!


Se você se identifica com nosso carisma e sente no coração a missão e o desejo de trilhar conosco um caminho de descoberta e de aproximação ainda mais intensa com Deus e com a vocação, você pode percorrer algumas etapas que irão lhe conduzir a um autoconhecimento mais profundo e amadurecimento da sua fé e da sua entrega de vida ao Senhor. 


Inicialmente, é feita a animação e o acompanhamento vocacional. Nesta etapa, o candidato é acompanhado pelo Serviço de Animação Vocacional Camiliano (SAV) e é convidado a realizar uma experiência de aproximação e conhecimento do Carisma.


No passo seguinte, o vocacionado ingressa no aspirantado, ou seja, inicia no seminário. Nesta etapa, o discernimento vocacional também é realizado, mas de forma mais estreita e direta, experimentando um modo mais intenso da vida comunitária, da espiritualidade e do carisma Camiliano. Nesta fase, o vocacionado participa de atividades formativas e pastorais nas comunidades e hospitais. 


A etapa seguinte é o postulantado, quando são realizados os estudos filosóficos, a formação religiosa e a experiência missionária. Esse período tem duração de três anos e nele, o postulante é convidado a participar da vida acadêmica para concluir com sucesso o curso de Filosofia. Durante o período de férias, o postulante vive experiências missionárias nas paróquias e comunidades camilianas espalhadas pela América.


Após essa fase, tem início o noviciado, etapa que dura um ano e é muito importante para que os noviços se dediquem à vida de oração, à missão e ao aprofundamento do carisma Camiliano. É no noviciado que acontece a profissão temporária dos votos de castidade, pobreza, obediência e assistência aos enfermos, mesmo aqueles com risco de morte (o quarto voto). 


A quinta fase é o juniorado, momento em que os religiosos de votos temporários cursam teologia. Após essa etapa, acontece a profissão perpétua dos votos e a possibilidade de escolha de dois caminhos. Para quem decide continuar como irmão, encerra-se a formação inicial. Já aqueles que se decidem pela vocação sacerdotal, continuam as etapas preparatórias para as ordenações diaconal e presbiteral. 


Porém, é importante ressaltar que a formação de vida de um Camiliano nunca se encerra, uma vez que, mesmo depois de todas as etapas, cada irmão ou padre Camiliano é chamado a continuar sempre em constante crescimento, atendendo à missão que lhe foi confiada. Esse período é a formação permanente. 


Inclusive, todos os anos os Camilianos promovem um Encontro de Formação Permanente, onde a reflexão, a oração e a confraternização são pontos-chave para a partilha e a compreensão do que significa ser um consagrado camiliano na comunidade, na Igreja e no mundo. 


Sentiu-se chamado a abraçar nossa vocação? Clique aqui e seja um Camiliano!



Quer saber detalhes sobre o caminho vocacional trilhado pelos Camilianos? Temos um material especial para você. Clique aqui e deixe-se tocar por Cristo para descobrir qual a missão que Ele preparou para você. 


Se deseja conversar mais sobre o caminho vocacional Camiliano, entre em contato conosco pelas nossas redes sociais (Instagram ou Facebook) ou pelos telefones: 


Para as regiões Norte e Nordeste: 

(85) 9.9858-0119


Para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste:

(11) 9.5827-3492


Ficaremos felizes em te ajudar!

Mais em Vocação
  •  
  •  
  •  
  •