São CamiloVocação
 
 
 
 

A vocação e o sentido da vida

11.11.2022 | 3 minutos de leitura
Vocação
A vocação e o sentido da vida

A busca pelo sentido da vida é algo que acompanha a humanidade desde sempre. Cada um de nós, em algum momento da vida ou por toda ela, acaba sendo impelido a essa busca por questionamentos sobre o próprio ser e o propósito da existência. Essa inquietação é provocada pelo chamado que Deus nos faz, a vocação. Todos são chamados, existem várias formas de viver a nossa vocação, e isso gera dúvidas. Ninguém quer errar na escolha da direção que tomará para sua vida. É fundamental abrir-se para ouvir com mais clareza a voz de Deus e, a partir disso, lançar-se inteiramente em uma vocação acertada.

Ano Vocacional 2023 - Portas abertas para a Graça



Todo processo de descoberta vocacional pede um período de reflexões, sejam elas individuais ou compartilhadas. O Ano Vocacional instituído pela CNBB, que ocorrerá em 2023, torna-se , um tempo muito oportuno para essas reflexões, já que a vocação estará em pauta em muitos materiais, reuniões e eventos eclesiais
Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33).
O tema "Vocação: Graça e Missão" traz luz para muitos que estão na busca pelo sentido da vida, ajudando na compreensão de que responder à vocação não é "perder tudo", mas, pelo contrário, é ter a vida enriquecida pela graça de Deus e sentir-se pleno por estar dedicando-se a um propósito, uma missão.

Vocações Camilianas - Corações ardentes nas mãos


Falando de vocações mais específicas, para aqueles que sentem que o sentido da vida pode estar na vida consagrada, é muito importante buscar um processo de discernimento vocacional a fim de entender melhor sobre os passos a serem dados nessa direção, bem como conhecer o carisma com o qual mais se identifica. O lema do Ano Vocacional, “Corações ardentes, pés a caminho”, traduz muito bem o que se passa no processo de um vocacionado, com o desejo inflamado de sair em missão.
No caminho vocacional  Camiliano, ajudamos o vocacionado a viver bem todas as etapas, inclusive  no aprofundamento do nosso carisma. Nossos vocacionados experimentam como é ter "um coração ardente nas mãos", inflamado de amor pelos enfermos e os pés sempre caminhando na direção deles.

Você pode saber mais sobre a alegria de ser Camiliano clicando aqui.


Caminho Vocacional - Bússola para descobrir o sentido da vida

Este tempo, especialmente favorável para tratarmos sobre vocação, pode ser o momento para você aprofundar mais sobre o chamado que Deus tem para você. E mais, esse aprofundamento por ser feito com os Camilianos. Nossa equipe de animação vocacional irá te ajudar a trilhar um caminho de autoconhecimento e amadurecimento na fé, conhecendo melhor  o nosso carisma e a nossa missão.

Saiba mais sobre o caminho vocacional Camiliano clicando aqui.


Mais em Vocação
  •  
  •  
  •  
  •