São CamiloVocação
 
 
 
 

Caminho vocacional: 7 passos para descobrir sua vocação

30.03.2022 | 7 minutos de leitura
Vocação
Caminho vocacional: 7 passos para descobrir sua vocação

Você já parou para pensar no chamado que Deus tem para você? Já parou para refletir sobre seu lugar no mundo, seu propósito de vida?

Deus está sempre a nos chamar, você pode até duvidar ou fazer pouco caso, mas Ele tem uma missão, um chamado, uma vocação específica para cada pessoa. Porém, para descobrirmos qual é esse chamado, é preciso silenciar o coração e escutar a voz do Senhor.

Mas, às vezes, precisamos de uma ajudinha para podermos ouvir melhor a Deus, não é mesmo? Pensando nisso, separamos 7 passos para você descobrir sua vocação. Quer descobrir? Continue a leitura e saiba mais.

1. Acolha sua primeira vocação

Antes mesmo de descobrir uma vocação específica, é preciso acolher o primeiro chamado que Deus faz a cada um. O chamado ao amor.

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos ensina que todos somos chamados à vida no Espírito (CIC, 1699), ou seja, todos somos chamados a viver segundo o Senhor. E mais do que isso, todos somos convidados pelo Senhor ao amor, a manifestar com nossas obras o amor de Deus (CIC, 1703).

Somente quando aprendermos a viver esse chamado universal, é que poderemos viver o chamado específico que Ele nos faz.

A Igreja nos fala muito sobre santidade. Ser santo significa ser "o separado", ou seja, separado para Deus, para viver a Sua vontade. O conceito de santidade provém da palavra cortar. Ser santo é estar cortado, é estar longe do pecado. Santidade é seguir o chamado de Deus para nossas vidas, deixar com que Ele guie os nossos passos e nos mostre o caminho. 

Vamos descobrir agora qual o próximo passo para que você aprenda a discernir sua vocação.

2. Saiba que toda vocação é importante


O segundo passo é despir-se de todo preconceito acerca das vocações. É essencial ter a certeza de que, independentemente da vocação que você escolher para a sua vida, ela é importante, pois é por ela que você irá construir o Reino de Deus. 

Toda vocação é, na verdade, um meio de amar, de servir, de ser útil. Deus nos deu a natureza e a inteligência, os talentos, para podermos servi-lo e fazê-lo conhecido.

Cada vocação é importante na vida da Igreja, assim como os membros de um corpo, tão diferentes entre si, desempenham um papel único e significativo.

Valorize todas as vocações, pois cada uma tem papel fundamental na sociedade.

3. Reflita: qual o seu chamado?

Após perceber que seu chamado é o amor e a santidade, e compreender que toda vocação é importante para a Igreja, é o momento de dar mais um passo em sua trajetória rumo ao discernimento vocacional.

Para discernir uma vocação, é necessário avaliar dois pontos: nível de interesse e nível de aptidão para bem realizar o que aquele chamado exige. Não basta somente gostar e não basta somente saber fazer, é preciso gostar e saber fazer para um bom entendimento deste chamado.

No chamado à santidade, há alguns, Deus convida ao sacerdócio. Para outros, à vida religiosa, e a outros, os leigos, chama a encontrar-Lhe na vida comum, seja vivendo o celibato ou a vocação matrimonial. 

Nós, camilianos, por exemplo, podemos viver o chamado de Deus de duas maneiras diferentes, na vida religiosa, como irmãos — abraçando o celibato, porém sem a ordenação presbiteral —  ou como sacerdotes.

Vamos descobrir qual o próximo passo?

4. Faça uma jornada de autoconhecimento


Uma maneira interessante de se fazer esse discernimento é imaginar-se vivendo uma determinada vocação e perceber os sentimentos que lhe vem no coração ao meditar sobre as vocações.

Outra maneira é perceber momentos e situações em que você soube dominar muito bem o que estava exercendo, ou recebeu elogios por seu desempenho e ainda se sentiu realizado fazendo algo. 

Somar esses pontos quando baseados em pequenas atitudes, trabalhos de colégio etc, ajuda a formar e imaginar como seria se a necessidade fosse maior, aplicada em uma profissão, de fato.

5. Busque auxílio

Para ter mais certeza acerca de sua vocação, considere a necessidade de buscar o auxílio de alguém mais experiente.

Procure a opinião e o testemunho de sacerdotes, irmãos, homens e mulheres casados, para você ter um conhecimento mais profundo sobre as diferentes vocações na Igreja.

Dessa maneira, você não irá tomar sua decisão com base apenas em seus sentimentos, mas terá um entendimento maior.

6. Reze


O sexto passo pode até parecer simples, mas não é.

Munido de todas as informações coletadas por meio dos passos anteriores, é o momento de colocar-se diante do Senhor e de todas as vocações, pedir a luz do Espírito Santo e se colocar em atitude de discípulo, diante de Deus.

Deus nos criou e colocou em nosso coração, aptidões e talentos. É o momento de pedir a Ele que mostre o caminho que se deve seguir, rezar, ler a Palavra de Deus, invocar que seja feita a vontade Dele faz parte dessa escuta ao Seu chamado.

Afinal, vocação é chamado. E, quem faz o chamado é sempre Deus. Ele já inscreveu em seu coração qual a sua vocação. Pois, Ele conhece nossas aptidões, nossos anseios e necessidades. Ele sabe o que é melhor para nós.

7. Orientação espiritual

Orientação espiritual é uma prática empregada desde os tempos antigos para encontrar a Deus e progredir na vida de santidade. A direção espiritual pode se apresentar como um processo de transformação profunda e abrangente centrada em Cristo.

Fazer uma boa orientação espiritual só contribui para o discernimento vocacional, que pode dar sinais de uma vocação sacerdotal ou uma vida religiosa (padre, consagrado, irmãs religiosas etc) para uma oferta completa a Deus.

Neste caso, se há um desejo de seguir a vida religiosa, o principal a se observar é se, de fato, a pessoa tem condições de viver o celibato, ou seja, sem mulher/marido e sem filhos, se o amor a Deus e o chamado a trabalhar para Ele é mais forte no coração do que o chamado para constituir uma família. E, com essa clareza, fazer uma opção sem medo, com seriedade e mantendo sempre a confiança em Deus, com auxílio do Espírito Santo, como respaldo nessa decisão.

Descobrir a vocação é descobrir sua missão na vida e na Igreja, seja ela o matrimônio, a vida religiosa, sacerdotal, monástica etc. Independentemente de qual seja, que você possa estar mais perto de Deus para que Ele lhe oriente e que você possa acolher o chamado d'Ele, que já está inscrito no seu coração.


E você, já escutou o chamado de Deus? Já sabe como seguir o caminho que o Senhor preparou para você? Acesse aqui e siga o caminho vocacional com auxílio de padres e religiosos camilianos! 

Nosso carisma brota do próprio Evangelho, onde Cristo convidava seus discípulos a olharem para os mais pobres e doentes, mostrando compaixão para com todos, principalmente com aqueles que eram esquecidos e deixados de lado. 

Somos convidados, a exemplo Dele, a cuidarmos das feridas dos enfermos, mesmo aqueles desconhecidos e esquecidos, da mesma forma que uma mãe cuida de seu filho. 

Falando em carisma e vocação, separamos alguns de nossos conteúdos especiais para você se aprofundar no assunto:




Mais em Vocação
  •  
  •  
  •  
  •