VocaçãoSão Camilo
 
 
 
 

O que é ser missionário? Conheça os Camilianos!

08.10.2019 | 4 minutos de leitura
Vocação
O que é ser missionário? Conheça os Camilianos!

Você, jovem, sabe de fato o que é ser missionário? Os Camilianos são missionários que atuam em prol do cuidado aos enfermos. Leia este blogpost e saiba mais sobre a vocação missionária pelo carisma de São Camilo! 

“Como o Pai me enviou assim também eu vos envio”. (Jo 20, 21)

Um chamado de Deus

No dicionário da língua portuguesa, a palavra "missionário" tem a definição de “aquele que assumiu a missão” de realizar determinada tarefa ou promover a sua concretização. Do latim, tem o mesmo sentido do termo grego "apóstolo", que significa enviado.

Todos os cristãos são chamados a ser missionários, evangelizar não só com palavras, mas com a vida. Assim como disse São Francisco de Assis: "Pregue o Evangelho a todo tempo, se necessário use de palavras". Mas, é preciso entender que Deus chama em específico determinadas pessoas para doarem sua vida ao Evangelho e viverem pela missão. Ser missionário é aceitar a vontade de Deus e confiar no caminho que Ele direciona.

Jesus quando reuniu os apóstolos, os encorajou para que assumissem sua missão e trabalhassem em prol da evangelização. Assim, faz o mesmo com quem é chamado à vida missionária. Na Bíblia, está escrito que os apóstolos tiveram que largar tudo para seguir Jesus. 

O chamado à vida missionária vem desde o nosso interior. O desejo de cuidar dos outros, dos enfermos, ou até de propagar a boa nova é um dos "sintomas". Através desse desejo servimos com amor a Deus.  



São Camilo de Léllis, assim como os apóstolos, teve seu encontro definitivo com Jesus e, a partir desse marco largou a vida velha e assumiu a missão de cuidar daqueles que não tinham os olhos da sociedade: os enfermos. 

O papa Francisco fala no Evangelii Gaudium, parágrafo 273, que "ser atraído" pela missão e "ser enviado" são dois movimentos que o coração, quando é jovem em idade, sente como forças interiores do amor que prometem o futuro e impelem a nossa existência para a frente. Ele ainda pede para que os jovens reflitam sobre essa realidade e afirma: “Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo". 


Missionários, assim como São Camilo 

São Camilo foi o fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos, que tem o carisma de misericórdia no cuidado dos enfermos. Ele foi um grande exemplo missionário e deixou esse exemplo para a congregação que fundou. 

Os Camilianos, como popularmente são chamados, são missionários que largaram tudo para dedicar sua vida a serviço do outro. A missão da ordem é: "Cuidar do Cristo que sofre na pessoa do doente", e assim a congregação tem vários hospitais espalhados pelo Brasil e pelo mundo onde exercem o seu campo de missão. 


Durante o ministério de Jesus na terra, Ele passou curando os doentes e realizando prodígios. No evangelho de São Mateus 4, 23-24, está escrito que Jesus percorreu toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. A fama dele se espalhou por toda a Síria, e as pessoas ficavam fascinadas com o que Jesus fazia, por isso, traziam-lhe os doentes e enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E Jesus agia de misericórdia para com todos. 

Na Ordem, o trabalho comunitário se desenvolve inteiramente no cuidado com o outro. O carisma se expressa nas obras de misericórdia para com os enfermos, assumindo os serviços do mundo da saúde. Dessa forma, o missionário se coloca a serviço da pessoa doente prestando-lhe os cuidados segundo suas necessidades. Por isso, como afirmava São Camilo: “é preciso cuidar dos enfermos com o mesmo amor com que uma mãe cuida de seu único filho enfermo”. 

Se você sente no coração um chamado, algo que o incita a cuidar dos enfermos e mais necessitados, conheça a Ordem dos Camilianos! Se abra ao chamado de Deus na sua vida. Clique aqui! 

Mais em Vocação
  •  
  •  
  •