São CamiloVocação
 
 
 
 

Conheça a devoção a Nossa Senhora Saúde dos Enfermos

01.11.2021 | 3 minutos de leitura
Província
Conheça a devoção a Nossa Senhora Saúde dos Enfermos

Desde a Igreja nascente, os cristãos tiveram uma grande veneração à Mãe de Deus. Maria nos conduz ao seu Filho, sempre pronta para nos socorrer com seu afeto materno e, por isso, o povo de Deus começou cedo a invocá-la sob ternos títulos que nos recordam o seu grande auxílio: “(...) Consoladora dos aflitos, Saúde dos Enfermos e Refúgio dos pecadores, a fim de alcançar conforto nas tribulações, alívio nas doenças.

Desde o início da Ordem, os Ministros dos Enfermos invocaram o auxílio da Mãe de Deus, suplicando ajuda na enfermidade e conforto na agonia dos doentes aos quais assistiam. Na contemplação de Maria aos pés da Cruz de Jesus, São Camilo tem o modelo perfeito de cuidado amoroso, é no seu profundo olhar a Maria que o santo encontra a resposta à sua busca existencial. 
A devoção a Nossa Senhora Saúde dos Enfermos se intensificou na Ordem a partir da entronização de um belo quadro de Nossa Senhora na Igreja da Madalena, em 1616. A pintura pertencia à senhora Settimia de Nobili, que a venerava com grande afeto em sua casa. Tal imagem de Nossa Senhora se parecia com a "Virgem de São Lucas”, como também aquela diante da qual São Pio V orara pela vitória de Lepanto.


 O Pe. Cesare Simonio, zeloso Ministro dos Enfermos e possuidor de grande amor pelos doentes e por Maria, assistiu a senhora de Nobili em sua enfermidade e muito se impressionou com a belíssima imagem. Ele pediu à Settimia que o quadro fosse exposto para veneração pública na igreja da Madalena, desejo ao qual Settimia consentiu e que se realizou depois de sua morte. 
Difundida pelo Pe. Cesare como “Nossa Senhora Saúde dos Enfermos”, esta devoção à Mãe de Deus se propagou rapidamente. O quadro doado pela senhora de Nobili é objeto de grande veneração e permanece até hoje na Igreja da Madalena.
Dirigimo-nos a Maria como filhos, e pedimos a ela que interceda a Deus por nós, para que estejamos junto às cruzes daqueles que mais sofrem, sobretudo, junto aos enfermos e aos agonizantes. Que no dia 21 de novembro, ao celebrarmos a festa de Nossa Senhora Saúde dos Enfermos, recordemos que o próprio Jesus nos deu sua Mãe por nossa Mãe, para que a busquemos e a amemos. 

Que assim como nosso Pai, São Camilo, deixemos a nossa vontade nas mãos da Virgem Maria e que a escolhamos por nossa advogada, entregando-nos à sua proteção.  Que assim como Maria, conduzamos aqueles que Deus nos confia a Cristo, médico dos corpos e das almas. 
Eloi Bataglion, mi.

E aí, gostou do conteúdo que preparamos para você? Aproveite e baixe grátis agora os wallpapers de Nossa Senhora Saúde dos Enfermos, expresse sua devoção por onde for! 


Mais em Província
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •