Intenso e profundo, saiba como foi o Ano Vocacional Camiliano
19.11.2019 | 5 minutos de leitura
Província

Durante todo o ano de 2019 foi realizado o Ano Vocacional Camiliano, que contou com diversos eventos e programações missionárias, em busca de levar a alegria de ser um Camiliano às pessoas.
Este tempo foi muito especial, muitas pessoas tiveram graças alcançadas, realizamos um árduo trabalho de evangelização e propagação da Palavra de Deus, além de termos reforçado em cada lugar a importância do amor pelos enfermos, dessa forma, seguindo o exemplo do nosso grande padroeiro: São Camilo.
Nosso foco principal este ano foi em prol de promover as vocações, fossem elas religiosas ou leigas, manifestando sempre a alegria de ser um Camiliano.
O ano está quase acabando e por isso separamos os principais momentos desta jornada para você relembrar um pouco de como foi o Ano Vocacional. Confira!
Abertura do Ano Vocacional Logo no início do ano, ocorreu a abertura do Ano Vocacional, com o retiro espiritual dos Religiosos Camilianos, entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro. A celebração marcou a renovação dos votos dos religiosos do Juniorato e, na mesma ocasião, também foram acolhidos os novos Noviços.

Já no mês de fevereiro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, foi realizada a abertura oficial do Ano Vocacional Camiliano, lembrando que neste mesmo dia comemora-se a Festa da Apresentação do Senhor e também é o dia da conversão do nosso fundador, São Camilo de Lellis.
Durante a abertura, diversas pessoas estiveram presentes para entregar o ano Vocacional Camiliano aos pés da padroeira do Brasil. Foi uma grande oportunidade de reavivar os corações pelo Espírito Santo a atender o chamado de Deus. As pessoas que estavam presentes foram desafiadas a viver um ano vocacional intenso e celebrar com alegria o chamado à vocação camiliana.
Peregrinação das relíquias de São Camilo Para espalhar o carisma Camiliano pelo Brasil e, assim fazer mais pessoas conhecerem a obra que Deus fez na vida de Camilo de Lellis, foram realizadas peregrinações com a imagem e as relíquias por várias partes do País. As relíquias correspondem a um pequeno osso e a ataduras utilizadas pelo santo para tratar de uma ferida no pé.

As regiões norte e nordeste, entre os dias 12 de fevereiro e 23 de março, foram as primeiras a receber a visita da imagem peregrina e das relíquias. Logo depois, as imagens passaram pelas outras regiões do país.
A peregrinação se deu nos lugares onde há presença camiliana: nos hospitais, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e comunidades religiosas.
Durante o tempo da peregrinação houve missas em catedrais, paróquias, hospitais, momentos de louvor, veneração da imagem e das relíquias e, sobretudo, visita aos enfermos, levando adiante a missão que Camilo nos confiou.
Um dos momentos mais emocionantes por parte dos fiéis foi, sem dúvidas, ver as relíquias e a imagem de São Camilo. Essas manifestações de fé nos ajudaram a revigorar as forças para dar continuidade às atividadesque estavam por vir.
Para ajudar ainda mais na obra de evangelização foram realizados diversos encontros vocacionais para despertar nos jovens a vontade de serem camilianos, afinal, descobrir a vocação é um caminho que se faz com discernimento e muita escuta.
Semana CamilianaDo dia 22 a 26 de julho ocorreu a Semana Camiliana. Anualmente, a Província Camiliana Brasileira promove uma semana de formação permanente com o objetivo de favorecer aos religiosos ocasião de renovação carismática, atualização acadêmica e eclesial, interação e convivência fraterna.

A semana contou com a participação de muitos membros da Família Camiliana, entre eles, estiveram presentes as Irmãs Filhas de São Camilo, as Irmãs Ministras dos Enfermos de São Camilo, Irmãs de Nossa Senhora Stella Maris, membros da família camiliana leiga, os Religiosos de profissão temporária e os noviços.
No dia 23 de julho, o Pe. Gianfranco iniciou a pregação abordando a “Missão e visão em São Camilo: a coragem de ousar”. Foram apresentados fatos da vida e das experiências vividas por nosso fundador, por exemplo, a escola de caridade que também é escola de justiça; o depósito carismático de São Camilo, que não pode ser esquecido; o cuidado materno que une os aspectos da ética e da estética. Além disso, foi lembrado o legado de São Camilo, que é uma herança de fé, que percorre o passado, presente e futuro.
A semana proporcionou a todos um aprofundamento na vida e atividade dos religiosos, religiosas e leigos, em vista de conhecer mais ainda as vocações. Isso revela que o carisma camiliano sempre se torna mais vivo e atual, na esperança de suscitar as vocações e a interiorização dos valores camilianos, isto é, um convite aos religiosos de retornar ao estudo da vida e aos escritos do Fundador.
Acima de tudo, o Ano Vocacional Camiliano trouxe muitas descobertas e fortaleceu ainda mais o trabalho de evangelização da Ordem. Louvemos a Deus pelas graças concedidas e pelas vocações despertadas neste ano!
O Ano Vocacional ainda não terminou, ele se encerrará dia 8 de dezembro de 2019, durante a Solenidade da Imaculada Conceição, no Santuário São Camilo, no Rio de Janeiro. Venha participar!



Mais em Província
-
O real sentido do exercício do poderO grande acúmulo de poder alcançado pelo homem do nosso tempo, com o risco de ser usado como instrumento de desumanização ou mesmo colocar em risc...30.05 | 5 minutos de leitura
-
Conheça a devoção a Nossa Senhora Saúde dos EnfermosConheça a devoção dos Ministros dos Enfermos, aqui você encontrará muita missão e devoção! Clique aqui e acesse.01.11 | 3 minutos de leitura
-
Conheça a história da Beata Camiliana Maria DomingasVamos conhecer a história da Beata Camiliana Maria Domingas, e a história da fundação da Congregação das Irmãs Ministras dos Enfermos.01.09 | 5 minutos de leitura
-
Como me tornar um Camiliano?Venha mergulhar no carisma camiliano e beber mais dessa fonte de vocação ao serviço e à doação por aqueles que mais necessitam do nosso amor, co...02.08 | 5 minutos de leitura
-
Conheça dois membros da Família Camiliana LeigaO tempo de discernimento vocacional é um período importante para descobrir o que Deus quer de você, qual o chamado dele para sua vida e como você ...02.08 | 6 minutos de leitura
-
Santa Josefina, uma santa que viveu o carisma CamilianoSanta Josefina, a modelo e exemplo de São Camilo de Lellis, mesmo com a saúde debilitada por uma doença, se prontificou a ajudar os mais necessitad...01.10 | 6 minutos de leitura
-
Carta de Identidade das Entidades Camilianas BrasileirasNós, Camilianos, da Província Camiliana Brasileira da Ordem dos Ministros dos Enfermos e Delegações - Padres e Irmãos -, declaramos publicamente,...28.01 | 4 minutos de leitura
-
Legado do Ano Vocacional CamilianoO legado do Ano Vocacional Camiliano foi uma herança espiritual deixada por São Camilo, em favor dos enfermos que, em 2019, foi disseminada por todo...08.01 | 7 minutos de leitura
-
Rumo à canonização de Madre Josefina VanniniEm 13 de Outubro - como anunciado pelo Papa Francisco no consistório da Segunda-Feira 1 de julho 2019 - será adicionado o nome de Josefina Vannini (...27.09 | 1 minutos de leitura
-
A vida de um Camiliano no dia a diaPara aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre o carisma Camiliano e a Ordem dos Ministros dos Enfermos, realizamos uma entrevista com um membro c...13.04 | 5 minutos de leitura