São CamiloVocação
 
 
 
 

Dicas para começar o ano vivendo a sua vocação

17.12.2019 | 5 minutos de leitura
Vocação
Dicas para começar o ano vivendo a sua vocação

Ano novo, vida nova? Geralmente, no início do ano, muitas pessoas traçam metas para alcançar determinados objetivos ao longo dele. Contudo, é imprescindível que, além de metas, seja feito também um planejamento dos passos que vamos realizar. Viver a constância em nossas vidas é fundamental para discernir o que Deus quer de nós. Constância na vida em oração, na vida sacramental, na vida comunitária e, também, na vida familiar. 

Quando se fala em vocação, vale ressaltar que a vocação à santidade é a primeira a qual Deus nos chama, pois é a vontade de ser santo em nossas vidas que nos faz ter o desejo de conquistar muitas virtudes! 

Além do chamado à santidade, Deus também nos convida a fazer as pessoas ao nosso redor se tornarem santas. Isso se dá através de chamados específicos que o Senhor tem para cada um de nós.

 A alguns, Deus chama a serem padres ou religiosos, que doem suas vidas ao Reino de Deus, sendo canal da graça e respondendo a este chamado de amor, vivendo de maneira profética, diante da realidade de cada tempo.

 A outros, Deus chama ao matrimônio, onde homem e mulher se unem, tornando-se uma só carne para, perante  o sacramento e na fidelidade, fazer brotar a vida e todas as outras vocações! Afinal, é na família que todas as vocações nascem.

Há também quem Deus chame a ser uma pessoa consagrada, fazendo votos de pobreza, obediência e castidade, doando sua vida de forma livre e total, para trabalhar pela evangelização.

E você, já descobriu qual é a sua vocação? Para qual missão especial Deus lhe chama?

No decorrer deste texto, vamos dar algumas dicas de como iniciar o ano vivendo a sua vocação! Vamos lá?

Vá a retiros

Vários movimentos paroquiais promovem, no início do ano, algum retiro bem perto de você. Entre em contato com a secretaria de sua paróquia para obter informações. Caso queira participar de algum retiro voltado para o carisma camiliano, clique aqui.

Faça missões



Fazer uma experiência missionária, fará você ter uma outra visão da vida, conhecendo pessoas e histórias que jamais imaginaria conhecer. É realmente uma experiência que vai fazer o seu coração arder!

Passe o carnaval com Jesus

O carnaval é, para muitos, um momento de extravasar, de fazer barulho e festejar. Que tal ir na contramão do mundo e, nesses 4 dias, se aproximar de Jesus participando de alguma atividade católica aí na sua cidade? 

Faça encontros vocacionais


Você sente algum vazio no seu peito que ainda não conseguiu preencher? Sente seu coração inquieto ou ansioso por querer saber a vontade de Deus para a sua vida? É hora de fazer um encontro vocacional! Clique aqui e conheça mais sobre o nosso carisma de cuidados com os enfermos.

Faça adoração




Estar na presença de Jesus Eucarístico é fantástico! Frente a frente conosco, no silêncio, Jesus nos fala, seja através de um versículo bíblico ou, até mesmo, num sentimento, às vezes, Jesus usa de pessoas com discernimento para falar contigo também! 

Adore Jesus, visite-O, isso vai te fazer bem. Não sabe como começar? Apenas esteja lá e, aos poucos, você e Jesus já serão amigos íntimos!

Busque confissão mensalmente

A Igreja orienta, em seus mandamentos, que façamos uma confissão ao menos uma vez por ano. Se já faz muito tempo que você não se confessa, procure o mais rápido possível um sacerdote. Recomendamos confissões mensais e, de preferência, com o mesmo sacerdote. Assim, é possível trilhar um caminho de autoconhecimento com o acompanhamento do padre, percebendo quais pecados são os que mais tiram você da graça e, quais você tem conseguido vencer. Nesta caminhada bonita, perceba o quanto Deus fala! Não perca tempo e viva melhor!

Tenha um diretor espiritual

Seu diretor espiritual poderá ajudar no seu amadurecimento vocacional, na escuta do que Deus quer para você, na tomada de decisões sob os aspectos da oração, vocação, apostolado, tentações, entre outros à luz da Igreja.  

Busque conquistar virtudes

O Senhor já inseriu em nossos corações muitas virtudes. Basta que as encontremos dentro de nós e nos aperfeiçoemos na maturidade dessas virtudes. 

São Pio de Pietrelcina já dizia: “Não se desencoraje, pois, se na alma existe o contínuo esforço de melhorar. No fim, Deus a premia fazendo nela florir, de repente, todas as virtudes como num jardim florido”. Imagine que lindo sentir-se um jardim florido das virtudes de Deus! Que bela imagem!

Já o Catecismo da Igreja Católica, vem dizer nos parágrafos 1803 que "a virtude é uma disposição habitual e firme para praticar o bem. Permite à pessoa não somente praticar atos bons, mas dar o melhor de si mesma. A pessoa virtuosa tende para o bem com todas as suas forças sensíveis e espirituais; procura o bem e opta por ele em atos concretos. O fim duma vida virtuosa consiste em tornar-se semelhante a Deus (61)." Busquemos, com força, obter as virtudes de Deus! 

Tenha boas amizades


Ter amizades que ajudam na vivência da fé, das virtudes, da boa convivência, são fundamentais para viver um bom ano, mantendo a vida nos trilhos sonhados pelo Senhor. Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro! 
 
Desejamos que neste ano, você possa dar passos firmes em direção à sua vocação para vivê-la com todo desprendimento que Deus pede de cada um de nós. Viver a vocação que Deus te chama, é garantia de uma vida feliz. Conte com as nossas orações! Que Deus te abençoe!  

Mais em Vocação
  •  
  •  
  •  
  •