São CamiloProvíncia
 
 
 
 

Dicas para preparar Encontros Vocacionais

24.01.2020 | 3 minutos de leitura
Vocação
Dicas para preparar Encontros Vocacionais

Perceber o chamado de Deus e entender sua missão no mundo: este é o primeiro objetivo dos jovens que fazem acompanhamento vocacional e que querem atender ao chamado divino. Continue a leitura e veja nossas dicas para realizar um Encontro Vocacional que, verdadeiramente, oriente os vocacionados que ainda têm dúvidas sobre o caminho a seguir.

O que são os Encontros Vocacionais?


Os Encontros Vocacionais são uma forma que a Igreja encontrou de prestar ajuda aos que querem discernir a vocação. Eles são de suma importância para os que sentem esse chamado, uma vez que os possibilita ter a certeza de sua missão dentro da comunidade, experimentando determinado modo de vida, mesmo que por um pequeno momento, através da participação na vida comunitária: orações, serviços comunitários, reflexões vocacionais e momentos de fraternidade. Toda essa experiência é essencial para os participantes se sentirem abertos a conhecer e acolher a vontade de Deus em suas vidas.

Dicas para organizar um Encontro Vocacional

Para preparar um Encontro Vocacional e que este possa fazer a diferença na vida dos seus participantes, separamos algumas dicas importantes para serem colocadas em prática:

#1 Momentos de espiritualidade


Nossa vida espiritual é feita de momentos. Momentos em que conseguimos fazer uma linda experiência com o amor de Deus e, outros, que parecemos estar longe da presença do Senhor. No entanto, não fazemos a experiência de Deus somente nos bons momentos. Ele está presente mesmo quando não sentimos Sua presença conosco. Nas dificuldades, é o próprio Deus quem caminha ao nosso lado, segurando a nossa mão e dizendo-nos: “Não tenha medo, pois eu estou contigo. Não precisa olhar com desconfiança, pois eu sou o seu Deus. Eu fortaleço você, ajudo-o e sustento-o com minha direita vitoriosa” (Is 41,10). 

# Feira e exposições com diferentes segmentos vocacionais


Toda pessoa tem uma vocação, isto é, um chamado de Deus para se realizar e lhe trazer a felicidade plena. Por isso, é valoroso expor os diferentes segmentos vocacionais para que todos possam conhecer e entender. A vocação sacerdotal, por exemplo, exige, além da ordenação presbiteral, ser discernida e cultivada carinhosamente, pois é uma decisão muito séria para a vida. O conhecimento e a troca de experiências a serem cultivados nas feiras de exposições podem despertar interesse e vontade de seguir essa missão.

#3 Confissão


O sacramento da Confissão é um sacramento de cura para a alma. Assim, todos devemos olhar para dentro de nós mesmos e fazer um exame de consciência, recordando os mandamentos da Lei de Deus, da Igreja e os Pecados Capitais, a fim nos arrependermos. 

“Deus, Pai de misericórdia, que, pela Morte e Ressurreição de Seu Filho, reconciliou o mundo consigo e enviou o Espírito Santo para remissão dos pecados, conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz. E eu o absolvo dos teus pecados, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

#4 Direção espiritual


O Batismo, a Comunhão e a Crisma são os primeiros passos para se envolver no amor de Deus e da Igreja. Os Encontros Vocacionais, por sua vez, são para somar e facilitar o discernimento da nossa missão e relação com Deus.

#5 Momento de escuta


Ouvir é um dom que acrescenta muito nos Encontros Vocacionais. Por isso, é importante prezar por momentos que propiciem aos participantes a escuta. Em oração e, com foco em Deus, as chances de adquirir um discernimento acerca do chamado divino são grandiosas.

Mais em Vocação
  •  
  •  
  •