São CamiloVocação
 
 
 
 

Ser presença de Deus no mundo da saúde

15.04.2020 | 4 minutos de leitura
Saúde
Ser presença de Deus no mundo da saúde

Numa sociedade que tem como valores a produção, o lucro, a concorrência, a concentração e a dependência, é difícil encontrar lugar para uma prática social fraterna e solidária. Todo esse contexto favorece uma injustiça social alarmante, tendo como consequência a deterioração da saúde, principalmente entre os mais pobres.

Indo contra esse cenário negativo, à luz dos ensinamentos deixados por São Camilo, as pastorais da saúde surgem para somar e ajudar os mais necessitados, com o comprometimento de promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo.

Mas, individualmente, como se tornar presença de Deus no mundo? Continue a leitura e descubra!

#1 Confiança em Deus

Ser presença de Deus é doar-se para ações do Senhor e aos mais necessitados. Deixe que Deus guie seus passos e te ajude nessa missão. Muitas vezes, podemos pensar ser um grande fardo e, nos julgamos incapazes de fazer, mas Ele capacita-nos e nos dá forças para seguirmos firmes na caminhada.

#2 Voluntariado nas pastorais 


Os agentes voluntários que atuam na Pastoral da Saúde são essenciais para o desenvolvimento deste trabalho. São eles os responsáveis por todo amor e cuidado depositado para com os enfermos! Para facilitar o acesso dos mais necessitados, algumas das demandas pastorais são realizadas nos próprios hospitais e residências, além de centros de assistência dentro das paróquias, o que vai muito de acordo com o cenário de cada comunidade. 

#3 Ajuda além da saúde


A verdade é que o mundo está doente e, não somente em relação à saúde, mas de carência, de oração e de cuidado. Doe tempo, reze e peça a intercessão de São Camilo por todos os que precisam da vossa ajuda. Reze também por todos os atuantes da saúde: médicos, enfermeiros e demais profissionais, para que tenham perseverança e amor em servir os doentes. Doe também alimentos, roupas, brinquedos e tudo mais que puder ajudar. Seja a presença de Deus, assim como Jesus fazia em suas caminhadas com os discípulos sempre que ajudavam as pessoas adoecidas.

#4 De braços abertos para acolher


Acolher o próximo é acolher o próprio Jesus Cristo. Jesus quer te abraçar, deseja ser acolhido e ir ao seu encontro na pessoa do próximo, na pessoa dos mais sofridos e necessitados. Por isso, quando você  vê alguém passando fome, não é esta ou aquela pessoa a quem você alimenta, mas é o próprio Jesus que passa fome no meio de nós. Quando você vai a um hospital, à casa de algum enfermo, é o próprio Jesus a quem você vai visitar e dar o melhor de si. Jesus está na pessoa do próximo, nas prisões, nos asilos, nos orfanatos, nas ruas, debaixo das pontes, nas favelas. Ele está onde houver um  sofredor, um necessitado, ali estará Jesus. 

#5 Exemplos da presença de Deus 


Dois belos exemplos da presença de Deus na saúde são os médicos e cientistas de todas as especialidades. Abençoados por suas mãos divinas e, orientados por sua incontestável sabedoria, esses profissionais salvam milhares de vidas ao encontrarem a cura para as doenças e outros males que nos cercam diariamente. Deus os orienta, os abençoa e principalmente, os capacita. Na sua profissão, seja ela qual for, há sempre uma forma de se tornar presença divina.

#6  Ao encontro dos doentes


Vivenciar as necessidades dos doentes e ter o desejo de cuidar dessa fragilidade física, psíquica, social e espiritual é admirável. E, assim como os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão vão  ao encontro dos necessitados para levar a eles o Corpo e o Sangue de Cristo, como presença de Deus, você também pode ir em direção aos doentes. A maior vivência do carisma e do cuidado com o próximo não se dá somente dentro dos hospitais, mas na vivência diária, no cuidado diário com o outro. 

E aí, irmão(ã)? Está preparado(a) para ser presença de Deus por onde passar? Em nosso blog, temos outros conteúdos que poderão fazer a diferença em seu olhar sobre ajudar o próximo e se tornar reflexo de Cristo na vida das pessoas. Continue navegando: blog.camilianos.org.br 

Mais em Saúde
  •  
  •  
  •  
  •