São CamiloProvíncia
 
 
 
 

Camilianos no Mundo - Testemunho da Europa

06.03.2018 | 3 minutos de leitura
Província
Camilianos no Mundo - Testemunho da Europa

Vivemos em um país onde o Estado garante cuidados de saúde universalmente, mas ainda há muitas lacunas a serem preenchidas e o movimento humanizador de cuidados de saúde no atendimento aos pacientes e familiares torna-se urgente.


Os religiosos camilianos da Espanha têm no centro do seu ministério o carisma da misericórdia para com os doentes. Isso se traduz em cuidar de pessoas idosas no final da vida, em participar de programas de cuidados paliativos, em cuidar também de muitos religiosos mais velhos que se encontram sem a capacidade de cuidar de si mesmos, em cuidar daqueles que sofrem com a perda de um ente querido (luto), e formar profissionais e voluntários para um mundo socio-saudável e humanitário.


Nosso compromisso de trabalhar com os leigos nos permite atender algumas necessidades e programas em nossos próprios centros, mas também assistência espiritual em hospitais públicos, onde os “Camilos” tradicionalmente foram capelães, formando equipes de cuidados espirituais para os doentes, familiares e trabalhadores. A assistência espiritual em hospitais públicos na Espanha é um direito reconhecido pelo Estado.


A atenção direta (física ou espiritual) e a promoção da cultura são as pernas do nosso carisma, que se desenrola no ministério. Um dos enfoques mais criativos nos últimos anos é o gerado em torno do luto. Os “Camilos” criaram 5 Centros de Escuta e uma Unidade de Intervenção Móvel, especializada em cuidados de luto. Queremos que as pessoas processem a dor da perda de maneira saudável, sem ser patologizada, com a possibilidade de ter companheiros - colegas de trabalho - que são especialistas em compreensão empática, mas também em capacitar pessoas em situação vulnerável, promover a resiliência individual e comunitária. Atualmente existem 30 centros de escuta na Espanha.


Nossa história recente também nos levou a gerar vários programas de pós-graduação universitária, com foco em humanização, atenção ao sofrimento, aconselhamento, gestão de centros de ajuda em dependência, cuidados de saúde e cuidados paliativos. Treinamento presencial e treinamento à distância nos permitem atingir 20 mil pessoas por ano e realizar uma ação formativa.


Pessoalmente, compartilho o meu tempo ao serviço da liderança na docência- particularmente universitária, em vários países - e em pesquisas que terminam em publicações (artigos e livros). Eu vivo com paixão o que eu faço. Eu gosto do que faço e isso dá sentido à minha vida, prolongando a paixão e o empenho do nosso fundador São Camilo. O lema que me acompanha são aquelas palavras de São Camilo: "Mais coração nas mãos", mais sabedoria e coragem de fazer. 


Fonte - Religioso Hno. José Carlos Bermejo

Mais em Província
  •  
  •  
  •