São CamiloVocação
 
 
 
 

5 motivos para perseverar no caminho vocacional

21.12.2020 | 6 minutos de leitura
Vocação
5 motivos para perseverar no caminho vocacional

O caminho vocacional, por muitas vezes, é uma trajetória repleta de dificuldades e provações, por se tratar de  uma decisão para toda a vida, o que é algo desafiador por natureza. 

E, é normal existirem momentos em que pensamos em desistir, crendo que nos equivocamos ao iniciar um processo vocacional. Nessas horas, é comum sermos levados a pensar em muitos motivos para abandonar tudo.

Se não estivermos muito focados e certos de nossa vocação, esses motivos se tornarão cada vez mais plausíveis. O mais certo a fazer é buscarmos manter a calma, pois nunca devemos tomar decisões durante as "tempestades", precisamos esperar a calmaria para decidir qual rumo seguir.

Talvez você esteja passando por um momento de decisão vocacional e começaram a surgir na sua cabeça muitos motivos para abandonar a vocação. Por isso, neste texto, vamos apresentar 5 motivos para você perseverar em sua caminhada.  Continue lendo e confira!

#1 A vocação é um chamado de Deus

O primeiro motivo é muito simples: a vocação é um chamado de Deus. Logo, se a vocação vem de Deus, Ele mesmo irá lhe amparar e guiar seus passos para que você possa perseverar em seu caminho. 

Se você decidiu ingressar no caminho vocacional com os Camilianos, é porque, de alguma maneira, você sentiu o chamado de Deus, se identificou com o carisma, decidiu conhecer melhor, se encantou e, então, iniciou o processo vocacional. 

Procure recordar que a sua vocação foi um chamado divino e, se Ele te chamou, Ele vai lhe ajudar a perseverar.

#2 Seguindo a vocação, você será plenamente feliz

Santo Agostinho escreveu em seu famoso livro ‘Confissões’, o seguinte: "Fizeste-nos para ti e inquieto está o nosso coração enquanto não repousa em ti".  Isso quer dizer que só seremos plenamente felizes quando conhecermos a verdadeira vocação à qual Deus nos chama. Nosso coração só descansará quando repousar em Deus.

Sabemos que Deus nos dá o livre arbítrio para seguir o caminho que bem entendermos, e até poderemos ser felizes. Mas, a verdadeira felicidade só é possível quando seguimos o caminho que o Senhor traçou em nosso coração.

Então, se você quer realmente ser feliz e realizado, busque corresponder ao chamado que pulsa em seu coração.

Uma dica para perseverar na vocação é conhecendo histórias inspiradoras, como as que elencamos no E-book Caminho Vocacional: Testemunhos da Misericórdia.

#3 Deus não te chamou por suas capacidades

Às vezes, as dúvidas surgem em nossos corações porque pensamos que não somos aptos para perseverar no chamado, ou porque percebemos que outras pessoas possuem muito mais capacidade que nós.

Neste momento, não devemos nos esquecer que Deus não nos chama por nossas capacidades. Seu chamado, assim como Seu amor, é gratuito e incondicional, assim como Ele nos salvou e nos amou, não por méritos nossos, mas unicamente por Sua bondade e misericórdia.

É claro que Ele deseja que busquemos aperfeiçoar nossos dons para o serviço a Ele e ao próximo. Mas, se Ele o chamou, também irá lhe capacitar para assumir e corresponder a essa missão. Sua tarefa é estar com o coração aberto para que a graça de Deus se manifeste na sua vida.

#4 Você vai ganhar mais do que perder

Um dos maiores medos que nos acometem quando decidimos entrar no caminho de Deus, é o medo de perder algo, o medo de que a vocação nos faça desperdiçar nossa vida. E, sabemos que um sim, traz consigo muitos "nãos". É normal, que ao escolher um caminho vocacional, tenhamos que renunciar a outro, ou a outros tantos.

Pode ser que, de certo ponto de vista, pareça que você está, de fato, perdendo muitas coisas, deixando de fazer muitas experiências. Porém, imagine quantas outras experiências e oportunidades você irá receber se perseverar no caminho.

O próprio Jesus, ao falar sobre o chamado de Seus discípulos, afirma que "quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de Mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida" (Marcos 10, 29-30).

Por essa razão, não tenha medo de perder, mas esteja aberto a receber as muitas graças e alegrias de quem persegue uma vocação.

#5 Você poderá ajudar muitas pessoas

Sabemos que existem inúmeras maneiras de ajudar as pessoas que precisam, não apenas através da vocação camiliana. Mas, se você decidiu trilhar conosco o caminho vocacional, é porque de alguma maneira se identificou com nosso carisma, com nossa maneira de atuar na Igreja e na sociedade.

Por essa razão, é importante refletir que, por meio da vocação camiliana, você poderá ajudar muitas pessoas, segundo o nosso carisma, do nosso jeito. Você poderá cuidar de enfermos, ajudar profissionais da saúde a salvar vidas, ensinar, tratar, dar mais qualidade de vida a muitas pessoas. Tenha a certeza de que Deus irá lhe auxiliar, pois São Camilo nos ensina que “Os doentes são a pupila e o rosto de Deus”.

Além disso, se sua vocação for o sacerdócio, você poderá auxiliar não somente na cura física das pessoas, mas será um grande instrumento nas mãos de Deus para a cura espiritual, por meio dos sacramentos, do aconselhamento, das palavras.

Existem outros tantos motivos para que você persevere em seu caminho vocacional conosco, mas esses cinco que elencamos irão lhe ajudar a refletir e escolher pelo caminho que irá fazer seu coração repousar na presença de Deus.

Nas horas de dúvidas, siga esse conselho de nosso fundador: “Deixe tudo nas mãos de Deus e recorra a Nossa Senhora” (São Camilo).

Uma maneira de perseverar no caminho é se abastecendo de conteúdos edificantes para a sua fé.  Continue lendo as matérias em nosso blog e, quem sabe, Deus fale ao seu coração por meio de nossos conteúdos.  Siga firme em seu caminho vocacional e conte sempre conosco!

Você vai gostar de ler também:


Mais em Vocação
  •  
  •